quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Ultima Hora

Entre muitos mails que chegaram à nossa redacção, que prometemos referir e publicar, recebemos este do Presidente da Associação referente a um assunto que vai preocupando muitos dos alunos da nossa escola e que pela sua importância publicamos prontamente.

"Vivas

na qualidade de Presidente da Associação de Estudantes, venho por este
meio informar todos os colegas, e o ESTEFANILHO, que marquei uma
reunião de urgência com o Prof. Armando Pires (Pres. IPS) no sentido
de esclarecer e chegar a um acordo quando as propinas para os alunos
que frequentarão menos de um ano.

Levo, claro, em consideração, os colegas que por três ou menos
créditos passam os 24 estipulados para a propina mínima.

A Associação de Estudantes não está a dormir e sabe quais são os
problemas comuns a todos os estudantes e colegas da ESE.

Peço a todos que passem este mail a todos os vossos contactos no
sentido de todos os alunos que se encontrem na situação em que farão
apenas um semestre, façam uma lista (por turma) e deixem a lista no
segurança na entrada do átrio, ao cuidado da AE.


Subscrevo-me com os melhores Cumprimentos e
Saudações Académicas
PEDRO JONES"

Agradecemos a informação e mais uma vez afirmamos a nossa disponibilidade para divulgar e colaborar nas actividades da nossa AE. Apenas alertar que esta é uma entre muitas situações que vão afectando os alunos de vários cursos.


33 comentários:

Anónimo disse...

boa noite*
...não há quem aguente...
Até hoje que tento não me chatear muito com as questões da AE e a sua (inter)relação com os alunos da ESE,mas não há quem aguente...
Como muitos dos meus colegas, eu também recebi o mail acima transcrito do nosso presidente da AE, mas entre outras coisas, esta notificação já vem "tarde", e como quem espera desespera, colegas meus já "trataram"desse assunto. E, com o devido apoio burocratico de um professor da escola, amanhã estára a circular uma carta que espera a assinatura de todos os alunos, para posteriormente ser enviada aos orgãos responsáveis pelo aumento da propina na nossa escola...

No entanto, como não há quem aguente, espero que os meninos da AE abram os olhos para aquilo que fazem ou melhor, que não fazem e aguentem com as responsabilidades que deveriam ter...a AE pode estar aberta, sem a tal sala de direcção, e sempre davam a cara para receber todos os alunos que TANTO perguntam por voces, ou a tal manutenção está tão demorada porque aquilo está um perfeito caos que envergonha qualquer membro???

E como, não há quem aguente, onde estão os cartazes a anunciar a festa da Tuna da ESE? Eu sei que é esta 5f, no Clube do Rio, mas devo de ser a única que viu os cartazes intactos antes de...serem totalmente destruídos. Pois é meninos, acho que, de uma vez por todas deveriam assumir os vossos actos, eu bem vos avisei, e quem vos avisa, amigo é, mas continuaram e os cartazes ficaram destuídos no chão. Isso não se faz!Como membros da AE, deveriam ter respeito pela Tuna que nos dá o nome. Até podem não gostar das meninas, mas respeito é muito bonito...e eu não gostei nada do que vi...
Ninguem mereçe e eu não aguento ver a falta de orgulho, de empenho, de responsabilidade e de gosto que esta AE não tem para todos nós ... ... ...

...não há quem aguente...
*

Anónimo disse...

gostei do teu comentario mas se fores capaz enumera os nomes de quem fez isso.

nao fui eu mas claramente assumo as responsabilidades de quem o fez. mas sabes mais do que eu, eu nao sei quem o fez, se puderes diz aqui publicamente.

mas opinioes sao opinioes. deste a tua. parabens


pedro jones

Anónimo disse...

Sr. Presidente, sempre me ensinaram que os parabéns dão-se a quem ganha algo, eu não ganhei nada com isto e nem espero ganhar...

... sem mais comentários!

Até já!

Anónimo disse...

ok, sem mais comentários, estás chateada não deve ser comigo, se não aceitas que comente não comento mais


pedro jones

Anónimo disse...

uiiiiii


animado isto!


Revolução é o que se quer e eu estou nessa onda!

Fiba

Anónimo disse...

Sr.Presidente,eu disse "sem mais comentários" mas da MINHA parte. Não estou e nem estarei chateada com ninguem! Tenho mais que fazer!

O Sr.Presidente pode e deve fazer os comentários que quiser e bem entender...

*peace and love* ...
...não ha quem aguente...
*

Mantis Religiosa disse...

as vezes e complicado enumerar nomes porque podem haver repressões por parte dos mesmos, acho que sem se dar nomes quem o fez sente-se afectado e sabem que na ESE tudo se sabe portanto mais dia menos dia todos ficam a saber e ai sim é a vergonha total

Anónimo disse...

Devo começar por dizer que a colocação deste post teve como objectivo motivar e proporcionar um espaço de discussão livre acerca de determinada situação – aumento de propinas – que vai estando na ordem do dia pelos corredores da ESE. E discutindo essa mesma situação procurar discutir soluções viáveis de os interesses dos alunos poderem ser defendidos. Agradecemos à AE pelo envio deste seu comunicado que nos prestámos a publicar pois aborda algumas situações expressas aqui anteriormente que esperamos que sejam convenientemente resolvidas.

Quanto ao funcionamento da AE, cabe a cada qual avaliar o seu desempenho, não vou fazer juízos e como aluno da escola apenas exijo que representem os estudantes da melhor forma procurando resolver os problemas –cada vez mais e maiores- que vamos enfrentando durante a nossa formação académica, e pondo de lado eventuais “antipatias”. Apesar das diferentes opiniões e formas de abordar os temas penso que remamos todos para o mesmo lado. Há que aceitar a critica – e atenção nós aceitamos a critica! Critiquem por favor! – e procurar as razões pelas quais essa critica é feita sem recorrer a argumentos de defesa e contra resposta “agressivos”. Importante será também adequar o discurso ao papel que temos perante a comunidade, apostando esse discurso não será igual perante as patentes máximas da nossa instituição.

Compreendo que o papel de enfrentar os durões tenha o seu “risco” e não é fácil, mas vocês têm de decidir de que lado da barricada vocês estão, se estão dispostos a enfrentar ou redimir-se perante “forças superiores”. Mas decidam por aquilo que pensam e não pelo que vos “levam” a pensar. Da parte deste blog, reafirmo mais uma vez a disponibilidade para todas as lutas e apoiar as decisões que defendam os interesses dos alunos tal como o fizemos ao colocar este post, numa tomada de posição que concordamos e congratulamos, alertando para que este é apenas um caso entre muitos e que esperemos que mereçam a vossa atenção.


Não será demais referir (uma vez mais) que a união faz a força e reafirmar que é nosso desejo que não sejamos encarados como um elemento hostil na discussão dos problemas de todos os cantos e mais alguns da nossa escola, incluindo a AE.

Sem mais, cumprimentos eseanos

Anónimo disse...

eia oh jones és um tanso! "subscreves-te"????
então mas és algum pacote da TMN???

E é bem triste constatar que só depois das piçadas da ana maria pessoa é que decidiram mexer-se! e é ainda mais triste constatar que basicamente aquilo que tu e a AE querem fazer é: Nada!

Pois bem, como disponho de dois minutos livres, consigo escrever aqui qualquer coisinha!

1º- Esta carta endereçada ao Estefanilho foi o quê? O Estefanilho, enquanto blog anónimo sempre se preocupou primeiro que tudo com as questões relacionadas com alunos! ainda antes de vocês se lembrarem que não andavam á escola sozinhos!!
Se tens que te dirigir aos alunos, colegas e camaradas que populam a escola fá-lo como um Presidente da AE, com letra grande!
Ou então usa o blog para passar a informação! (agora podia eu perguntar onde é que anda o Site, e o Blog da AE, e o fórum, e coiso...programa eleitoral).
Este mail não é dirigido ao Estefanilho, nós só servimos de transporte de informação! Obrigado por nos delegares tão virtuosa tarefa.

2º-Já falaste com os alunos em questão? sabes os seus reais problemas? preocupaste-te em perceber todos os pontos deste complicado enredo que é bolonha? Sabes quem são as turmas nesta situação? ou "ouviste falar"?

PORQUE OS ALUNOS NÃO TÊM QUE DEIXAR LISTAS COM NOMES NO SEGURANÇA!
PORQUE NÃO SÃO OS ALUNOS QUE TE TÊM DE PEDIR POR FAVOR....

A AEESES, e o seu presidente na qualidade de presidente têm que estar onde estão os problemas! Junto dos estudantes, aqueles que com eles partilham aulas, trabalhos e experiências!
De reuniões vazias estão os estudantes fartos.

Faço minhas as palavras do carissimo mosquito do bagaço....ou como diriam os pink floyd "...together we stand, divided we fall..." ! Estamos cá para lutar, como sempre!
A nossa palavra de apoio é para a AE, estando ela fechada, suja ou ao abandono!
A nossa luta é com o movimento estudantil, não com presidente X ou Y! Esse X ou Y é mais um no meio de tantos!
A nossa luta não é uma luta diferente! Não andamos aqui apra angariar votos, não nos interessam simpatias! Estamos com a AE em qualquer das suas formas de luta!


Aquele abraço a todos

Cuco....ou Mosca Tsé...como preferirem!

ps- Alguém é capaz de me explicar o conteudo dos kits do caloiro? Mas primeiro, alguém é capaz de me explicar o preço?

Temos tempo para discutir tais assuntos...

Anónimo disse...

Ahh..era só pa dizer mais uma coisa!
Lá porque este ano tou fora, não quer dizer que não me preocupe, para o ano quero ir aí acabar este curso ou lá o que é!

bzzzzzzzzzzzzzzz

Anónimo disse...

ah ja previa de onde vinha a conversa da ana maria pessoa sobre os kits. eu sempre soube que ela queria ver na ae os "seus meninos".

se sabes qual o preço dos kits, avança...


eu avanço já, ate vou mandar um mail a prof.

ora bem.

...

valores sem iva:

pulseiras: 0.50€
saco: 1.50€
t'shirt: 2.00

somando sem erro: 4.00

4.00 * 1.21 (iva) = 4.84

lucro da AE por cada kit vendido? =0.16€


contactem a COPITRAJE


pedro jones

Anónimo disse...

Muito te enganas pobre rapaz...
Nunca falei com tal pessoa sobre o assunto...mas muito estranho acho!
Porque: T-shirts e Sacos com publicidade ao mesmo preço que camisolas personalizadas: Mau Negócio!

bzzzzzzz

Anónimo disse...

N entendo a polémica custo dos kit's...


ja com a antiga associaçao se cobrava!


balelas

Anónimo disse...

Pah, só me questiono acerca do mau negócio! mais nada!
Uma coisa é pagares 5€ por algo que pode bem ter custado os 5€! Outra completamente diferente é perceberes que o material vendido não passa de um "desfazer de material" de uma loja de material académico! Nem sempre a solução mais fácil é o modo mais certo de se fazerem as coisas....
Em relação ás pulseiras não eram pa dar desconto aos caloiros na festa? Então mas se eles a compraram....

bzzzz

Anónimo disse...

Acho isso uma futilidade!

Ha IMENSAS coisas mais importantes a resolver nesta associação do que o preço do Kit caloiro e o seu mau negócio!


Era muito engraçado em primeiro lugar haver algum tipo de simpatia ou preocupaçao por parte, nao de todos, senao estaria a ser uma injustiça, mas de alguns membros da associação perante os restantes alunos da ESE...

Por vezes um bom dia chega... não que o resto dos alunos precisem, mas a preocupação nao se manifesta somente em e-mails e choradinhos que "ninguem nos ajuda".

Força com voces, até porque acredito que nem tudo está mal...

Cumprimentos Eseanos

Anónimo disse...

Meninos da professora o caralho!!!
Nunca a ouviram dizer de certeza que nós eramos competentes para la estar de certeza!! so ouviram dizer que voces eram incapazes e imaturos! E nunca sequer ouvi a Pessoa falar dos kits!
Por isso calma la com os meninos senao temos a burra nas couves e desta vez, vocês não podem culpar o gago porque ele não ta aqui a falar!!

portem-se bem com essas afirmações

Anónimo disse...

Sim, talvez futilidade, mas de um primeiro texto que escrevi foi a unica coisa com a qual o Presidente da AE se aborreceu!
Apenas constatei que....
A AE/ESE atravessam problemas bem mais graves todos sabemos!
Nem tudo o que a AE fez até agora foi mal feito, e o objectivo não é ser balança para o trabalho total! isso são os alunos que decidem!

ps- em relação á professora e aos seus meninos...pois bem...simpatias todos a têm! vocês com o conselho directivo, nós com a professora ana maria pessoa! são lados da barricada...

bzzzzzz

Anónimo disse...

subscrevo...

Anónimo disse...

Quer-me parecer que existem neste momento assuntos bem mais preocupantes para os estudantes do que o Kit do Caloiro. Podemos abordar diversos assuntos mas não nos desviemos radicalmente do tema deste post. Prometo para breve um post para que os assuntos da AE sejam abordados, ou quem sabe possa ser marcada uma RGA! Volto a referir que é nosso interesse colaborar com a AE e que esta colabore connosco se assim entender para a defesa dos direitos dos estudantes. Tenho opiniões próprias acerca de alguns factos referidos e em oportunidade apropriada.

Lamento que da parte da AE exista uma disponibilidade quase pronta para discutir este tipo de futilidades e indisponibilidade para marcar a sua posição em relação a temas como o aumento de propinas, Bolonha, RJIES, falta de condições na escola, etc.

Cumprimentos a todos e não será demais lembrar o que dizia por ai um autocolante "ESEANOS UNIDOS, JAMAIS VENCIDOS".

Anónimo disse...

ESEANO UNIDOS JAMAIS VENCIDOS!

Anónimo disse...

Ouve alguem ke aki disse ke "de reuniões estão os estudantes fartos", mas como querem resolver as coisas que t^ªem de ser resolvidas?á base da conversa de corredor?por obra e graça de espirito santo?, as reuniões servem sempre para debater os problemas que se colocam e arranjar soluções.

Mas pronto. há quem queira tdo de mão beijada sem mexer uma palha para seu próprio beneficio....vidas

Foi um breve comentário, visto ter de momento pouco tempo.

kiko

ps: Gonsalo, espero que o "gago"referido num dos teus coments, n seja eu, pk ai ja partimos para a falta de respeito e ofensa pessoal, mas se n foi, peço desculpa pelo dito, só quero é peace and love meus amigos

Anónimo disse...

Rasta, peço também, que se souberes quem foram os "engraçadinhos" que protagonizaram tal acto de vandalismo, que me digas, porque nem todos somos contra a nossa tuna (atenção, não estou a dizer ke foi essa a tua afirmação), e gostava de saber quem foram para poder saber o que lhes passou pela cabeça.

beijo,kiko

Anónimo disse...

Reuniões vazias caro kiko, reuniões vazias....

ai esta juventude e não prestarem atenção ao texto...

Anónimo disse...

eras tu eras kiko mas o meu objectivo n era te ofender, tava so a dizer da mesma maneira que alguns dos teus amigos da ae se referiam a ti! quando perguntavamos quem andava a dizer isto e aquilo alguem deles dizia "isso foi o gago"! Não são palavras minhas atenção.

Falo na boa contigo e ja tive desentendimentos ctg que cheguem por isso não quero mais, foi apenas uma referencia, so que me esqueci de por as aspas so isso ;)

nao digo quem dizia essas tais palavras porque não e a minha função e so disse aquilo no calor da noite porque fikei lixado com a estoria dos meninos do prof

por isso não ha motivo para haver chatices contigo

Anónimo disse...

Em meu nome e da AEESES venho por este meio pedir desculpa aos elementos da Tuna pelo sucedido com o cartaz! A relação entre a AE e a Tuna está de perfeita "saúde" como se verificou após reunião feita há abstante pouco tempo. Espero que um incidente deste género não se volte a repetir. Já estão afixados novos cartazes e já sabem: Há festa no Clube do Rio organizada pela Tuna Sadina. Apareçam!
E mais uma vez, desculpa em nome da AEESES

Saudações Académicas
José Pereira

Anónimo disse...

Uns arrancam faixas, outros como ritual de iniciação rasgam cartazes. o nosso primeiro-ministro de facto vai apostando no ensino...dos seus métodos.

Haja paciência.

Anónimo disse...

Em primeiro lugar, Gonsalo, lá pelos outros, no auge da sua má educação e falta de respeito, me chamem nomes, ou o que quer que seja, esquecendo-se talvez de tudo o que eu faço por aquela A.E., não quer dizer que tu sigas o mesmo caminho, até porque não te imagino esse género de pessoa, e faço minhas as tuas palavras, n quero mais chatisses ctg nem com ninguem, aparte desses episodios menos felizes, sempre me dei bem contigo, so achei desnecessário a referência que fizeste á minha pessoa(sei ke n o fizeste por mal, ou plo menos kero acreditar nisso).achei de um mau gosto incrivel.E ja agora agradeço que me digas quem foram essas pessoas, se o puderes fazer, pois gostava de confrontá-las com isso e se for caso tomar medidas mais sérias, porque o respeito é bonito e eu gosto.Sabes, é que ja me chegam os anos tds que estive a ouvir bocas e insultos desse género, ja me bastaram, ja n estamos na primária nem no secundário.

Em relação ao comentário da Mosca mutante(Cuco) em relação ao preço dos kits caloiro, tenho uma pergunta a fazer-te, sei que a A.E. é uma associação sem fins lucrativos, mas o dinheiro é necessário para quando queremos organizar algo para os nosso estudantes, e o pouco lucro que fazemos com a venda dos kits, serve para colmatar essas despesas, ora, se não tivessemos lucro nenhum, como poderiamos investir nas festas e outras coisas que poderiamos fazer?n podemos contar só com os subsidios, que são como é obvio uma grande ajuda e quem sem ela n conseguiriamos fazer muita cãooisa, mas também temos de procurar obter lucro de alguma forma, de maneira a ver algum retorno do nosso investimento com os subsidios fornecidos, n é uma questão de querer fazer dinehiro, é uma questão de repor algum do dinheiro gasto, de forma a não ficarmos no zero.

Anónimo disse...

Cuco, as reuniões,a serem realizadas, só estarão vazias, se as pessoas a quem a mesma é do maior interesse, visto quererem ver o problema resolvido, faltarem!Fora isso, se uma reunião vier a ser marcada, é claro que as pessoas que vão prestar os esclarecimentos e fornecer as informações necessárias, estarão lá!

boa tarde.
kiko

Anónimo disse...

Gonsalo, o minimo que podes fazwer depois de ter dito isso, visto que não conseguistes controlar as tuas palavras, é dizer-me em particular ou por mail, quem foram as pessoas. senão vejo-me obrigado a pensar que n foi bem assim.

Deixo aqui o meu mail pessoal para o efeito e para o caso de não nos encontrarmos na escola: kikmaluco@hotmail.com, fico a espera.Conto com o teu bom senso para o fazeres.


kiko

Anopheles gambiae disse...

Meus amigos, que se passa pela vossa cabeça? Numa altura em que somos uma vez mais desrespeitados e enfrentados quer através do aumento de propinas, quer através do RJIES, quer na elaboração de horários e afins andamos aqui a degladiar-nos entre nós por questões menores? Não admira portanto que quem vai ordenando os rumos da nossa educação vá fazendo o que bem quer e entende porque nós nem sequer nos entendemos. Cada qual tem a liberdade de escrever o que bem entende, mas assumamos um papel interventivo e produtivo, numa luta que exige a união de todos. Não me vou alongar acerca dos deveres e obrigações de uma AE e dos seus membros, estão fartos de saber e já não é altura para isso. Pensem que marca querem deixar enquanto dirigentes associativos e representantes dos estudantes, tenho a certeza que uma tomada de posição mais forte da vossa parte em relação a todos estes problemas terá o apoio de grande parte da nossa comunidade. Tentar não custa...pensar que podíamos fazer e não fizemos custa bem mais.

Anónimo disse...

que giro que a ESE está ...
falando da questão essencial nisto tudo a culpa desta situação é da escola que não se preparou adequadamente para o Processo de Bolonha porque nós alunos não temos culpa da falta de condições a nível informatico da secretaria para nos matricular.
Em relação às propinas eu pessoalmente estou farto de meias tintas ...
há 5 anos que vejo as propinas a aumentar ...
há 5 anos que vejo reuniões com o IPS e com o CD e outras coisas ...
e há 5 anos que vejo a qualidade e as condições de ensino sempre a decrescer e não a evoluir ...
a pergunta que faço lógica é então para que servem as propinas???
não é para desenvolver as condições nas respectivas escolas??
mas isso o governo que apenas vê cifrões à frente não vê ...
é reprovavel as propinas serem utilizadas para a escola sobreviver ...
e a LEI devia prever isso ...
se pagamos mais queremos melhor
se pagamos igual ficamos iguais
se realmente as condições não evoluem pagamos menos ...
saudações académicas

p.s. - eu tambem já acreditei que eles ouvem-nos nas reuniões mas o problema é que eles estão acostumados a decidir tudo sem nós ...
vamos continuar a calar???

Anónimo disse...

Epah kiko, por favor, o nome do rapaz é Gonçalo! LOL xD

Anónimo disse...

Por favor gostariamos de pedir encarecidamente ao "Gonsalo" e ao "gago" para publicarem a sua discussão continuada posteriormente em privado!
Isto é melhor que uma revista ma...ma..ma..maria!!!

Beijos fofos aos dois responsaveis por um bom momento de boa disposição aqui nesta ese deserta de acção!