quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Bolonha, Novas Condições, Novas Propinas...

Leia-se no sítio da Escola Superior de Educação de Setúbal:

1. O valor da propina fixado em todas as escolas do IPS, para o ano lectivo de 2007/2008, é de 900€.

2. A calendarização dos pagamentos é a seguinte:
2.1 - Pagamento global, no período determinado para a 1ª prestação.
2.2 - Pagamento em 4 prestações:
2.3 - A totalidade do valor da propina ou as prestações em falta deverão ser regularizadas até ao primeiro dia útil anterior à matrícula no ano seguinte.

3. Aos estudantes finalistas que se inscrevam até um máximo de 24 créditos, é aplicado o valor mínimo da propina legalmente previsto.

4. O pagamento da propina dos estudantes que tenham requerido bolsa de estudo aos SAS/IPS, só se realizará após proferida a decisão final bem como o recebimento das respectivas prestações de bolsa, não se aplicando ainda a estes estudantes o regime previsto no ponto 3.

5. Consequências do não pagamento da propina:
5.1 - Nos termos da alínea a), do art. 29º, da Lei 37/2003, de 22 de Agosto, o não pagamento da propina implica a nulidade de todos os actos curriculares praticados no ano lectivo a que o incumprimento da obrigação se reporta.
5.2 - Nos termos da alínea b) do art. 29º da Lei 37/2003, de 22 de Agosto, o não pagamento de cada uma das prestações acima referidas nos prazos fixados implica a suspensão da matrícula e da inscrição anual, com a privação do direito de acesso aos apoios sociais até à regularização dos débitos, acrescidos dos respectivos juros, no mesmo ano lectivo em que ocorreu o incumprimentos da obrigação.
5.3 - Os juros a que se refere o número anterior são contabilizados nos termos do Decreto-Lei n.º 73/99, de 16 de Março.

Já se tem ouvidos queixas de alunos que estão no ano de transição de Bolonha porque apesar de só terem 3 cadeiras continuam a pagar os mesmos €900 que os alunos que têm 10/12!!

Será justo que todos paguem o mesmo ou será que esta regra foi feita a pensar naqueles que ficam cá só a fazer uma disciplina (1 aluno por ano).

Os horários também estão a ser contestados porque a maior parte dos alunos de transição têm apenas uma cadeira no primeiro semestre!

A transição está a ser acompanhada de perto pelo estefanilho, por isso sabemos que os mesmos alunos de transição ainda nem estão matriculados nas cadeiras respectivas somente porque a escolanão tem capaciade para efectuar esta mesma matricula!

Os alunos só têm que agradecer à professora que se encontra a fazer este serviço da competência da secretaria, que também está excluida de culpas porque não há condições informáticas e logísticas!

Agora os alunos vão começar a ter aulas sem estarem matriculados, logo não há controlo, logo não se sabe quem assiste ás 45 horas de contacto tão faladas em Bolonha.


Ano novo, vida nova, propinas novas, professores novos e competentes mas os antigos problemas continuam...



4 comentários:

Anónimo disse...

Mais se paga, menos se tem!

Anónimo disse...

e começou o ano lectivo já com a primeira bomba ...
780 para 900 Euros ...
uma vergonha ...
e sem vermos as condições de estudo evoluirem ...
Espero agora que a Associação de Estudantes marque a sua posição de indignação contra mais um aumento abusivo e inexplicavel.
Os alunos estão fartos de verem a carga financeira a aumentar e os direitos sempre a diminuir.
Medidas engraçadas para fazer o circo tremer um bocadinho ...
Dou um exemplo à actual AE de algo que se fez no passado quando as propinas aumentaram de 400 euros para 700 euros ( sim já existiram tempos em que se pagava 400 ... ).
Fechou-se o Instituto Politecnico de Setubal a cadeado no dia da ESE
quando veio cá o Arquitecto Siza Vieira e fez-se uma vigilia extremamente participada à frente da ESE com inumeras tendas ...
Poderá se dizer não serviu para nada ...
Mas serviu para mostrar descontentamento e para pôr algumas
pessoas a tremer ...
foi uma pedra no charco ...
foi dizer que OS ALUNOS TAMBEM EXISTEM.
Porque por vezes as palavras são ignoradas e a melhor forma de nos fazermos presentes já que não há dialogo é manifestarmo-nos silenciosamente ...

Saudações académicas e boas ideias
para todos ...

Anónimo disse...

Só um pequeno apontamento caro Wessel, a propina passada foi de 850 e passará para 900, o que não lhe tira a razão acerca do que diz em relação ao aumento das propinas. Eles sabem que os alunos cada um.EXISTEM...mas na perspectiva de um mero cliente que paga por um serviço. Nós, cada vez mais, devemos mostrar e manifestar interesse em ser uma parte interventiva na vida da escola. As formas de o mostrar e manifestar fica por conta da nossa imaginação.

Quanto a manifestações, o dia da ESE é já a 21 de Outubro, cabe a todos nós decidir o que queremos para o seu futuro.

A Pica Continua!

Anónimo disse...

está feita a correcção
saudações académicas