domingo, 21 de outubro de 2007

Mais um Dia da ESE

Pois é, para os mais desatentos informamos que hoje se "celebra" mais um dia da Escola Superior de Educação, uma instituição em tempos de mudança e de transição derivado ao Processo de Bolonha ...

Porém como é possível querer implementar um processo novo e dinâmico numa escola com velhos costumes e tradições muito vincadas de laxismo e de deixa andar?

« Deixa lá tar pá estamos em transição ... »

Como é que é possível na escola que frequentamos comprarem-se três plasmas e não se comprarem novos computadores tanto para alunos, professores e secretaria???

« Pá, não te chateies com isso é a transição já te disse ... »

Então e o Flash IPS?? Porque é que o Conselho Directivo tentou reprimir esse produto feito por alunos de Comunicação Social para uma disciplina do seu curso?

« Épa lá tas tu ... tamos em transição ... esquece essas coisas todas que isso é do passado ... agora somos uma escola virada para o futuro e para a tecnologia ... »

Então e os horários na Internet? a tecnologia podia começar por coisas pequenas ...

« Cala-te estas afirmações é para parecer bem ... não é realmente assim ... não queremos é perder os cargos ... desde que o pessoal pá ... continue na ESE pá ... tá tudo bem pá ... »

Então numa escola considerada aberta e democrática para quando uma discussão ou uma sessão de esclarecimento acerca do Processo de Bolonha na nossa escola e não na Europa?

« Pá ... sessões de esclarecimento ... isso também é do passado ... estamos em transição já te disse ... isto o melhor é ficarmos todos caladinhos ... dizemos umas boquinhas nos corredores ... e pronto ... é que se não te pões a pau ainda acordas numa valeta e sem uma costela ... »

Desculpe?

« Sim ... nós acreditamos na liberdade mas só quando nos interessa ... vá ... bebe lá a garrafinha de moscatel de honra ... come um salgadinho ... e não levantes ondas porque estamos em transição pá ... »

Nesta fase de transição a todos os níveis e em mais um dia da ESE é necessário realmente ver o que era necessário mudar e falar mais acerca de alguns podres que nos assolam ...
Porque como é possível existir uma transição quando as propinas estão sempre a aumentar e as condições de ensino sempre a diminuir?

Bem, tenho de acabar porque acho que levei com um taser ...

Saudações engasgadas

Estefanilho na garganta

PS: Um dos objectivos deste blog era a participação e colaboração de toda a comunidade eseana. Começámos por ser alguns poucos, hoje somos mais uns quantos dispostos a discutir os assuntos da nossa escola. Muitos já anunciaram o nosso fim, mas demonstrando o contrário apresentamos Estafanilho na garganta como novo membro do nosso/vosso blog. Novos membros e muitas mais novidades brevemente neste espaço.


17 comentários:

Anónimo disse...

Já que o Estefanilha Limitada parece ter fechado para obras, ao menos não desistam!!!
Força.

Anónimo disse...

Expliquem-me lá uma cena!
Não consigo perceber... Os melhores profissionais vão-se embora da ESE... e são substituídos por... no coments!
A Dª. Luísa Gago da Silva pira-se e é subsituída por... ora bem... sem comentários... O Francisco, o único dos audiovisuais sempre disposto a dar-nos uma mãozinha, pira-se e fica a... sem comentários... mas ainda bem, deixou os audiovisuais e foi infernizar outra capelinha, anda a distribuír agendas, que até isso faz contrariada, segundo já me constou. Não percebo, sinceramente não percebo o que se passa na ESE.
Os que lá permanecem, deambulam???

Anónimo disse...

Agora é que realmente vêm que estão entregues á bixarada!!!

é o fungágá.... fungágá da bixarada...

Anónimo disse...

São muitas as situações que procuramos compreender na ESE neste momento e que nem aqueles que supostamente gerem os destinos da escola se dão ao trabalho de tentar explicar, em mais uma prova de desrespeito para com todos nós estudantes. Não se explicou antes e também não é agora que vão explicar ou dar a cara por todas estas mudanças mantendo uma postura autista em relação aos verdadeiros prejudicados nesta situação. De frisar ainda que existem algumas disciplinas sem professor, situação inexplicável para mais quando a escola começou com 2 semanas de atraso.

Mas como nem tudo é mau, há que salientar a disponibilidade de alguns problemas para resolverem problemas gerais e pontuais dos alunos nesta nova fase e acima de tudo com disponibilidade para dialogarem e ouvirem os alunos. Alguns que se dizem doutores e mestres talvez ainda tenham muito para aprender na escola da vida!

Anónimo disse...

Desculpem pela minha triste observação mas já me encontro como o Ricardo Araújo Pereira: "E se a gente andar à porrada!!!, resolvemos as coisas é à porrada!!" é triste mas uma enorme verdade neste país no qual alguns lutadores viraram opressão, demonstrando a bavárie do nosso povo tuga!

Anónimo disse...

E viva o comunismo!!!

Anónimo disse...

quem é a Dª Luísa Gago da Silva?

Anónimo disse...

E viva a ese...

Uma pergunta assim pró muito simples, já que membros da nossa AE comentam regularmente este blog:

Sei que receberam, em mãos, uma petição dos alunos do 3ºano de transição, (digamos o quarto ano que nao existe) para que os mesmos possam ter acesso à propina minima, já que têm somente 27 creditos para fazer...

Sei também que o mundo ESEano é demasiado complexo e que a falta de tempo é um problema constante ( desculpa constante entenda-se).

Porque razão, e peço já desculpas antecipadas se não for esse o caso, ainda nada se sabe da tão evidente reunião que o presidente da AE iria ter com o presidente do IPS?

Será isto um problema de agendas presidenciais?

Aguardo resposta...

Sem sequer mencionar que já sei que aí virá mais uma polémica...


Cumprimentos eseanos

Anónimo disse...

Meus caros, eu sei que virá uma grande polémica mesmo! Vamos aguardar, não se trata apenas da saída da sempre nossa Luísa, do Francisco, a que virá a seguir é uma verdadeira bomba que já deveria ter explodido há muito... muito...
E como ficamos? Veremos...

Anónimo disse...

"Porque razão, e peço já desculpas antecipadas se não for esse o caso, ainda nada se sabe da tão evidente reunião que o presidente da AE iria ter com o presidente do IPS?"

Essa reunião será dia 29 como já tinha sido informado! Hoje é dia 22, portanto desculpas aceites!

José Pereira

Anónimo disse...

Caro José Pereira

Agradeço o esclarecimento, mas ainda nao me tinha chegado essa informaçao!

Anónimo disse...

E A RGA SEMPRE É DIA 25?
Aguardamos informações, a malta quer manifestar-se, gritar e mostrar o seu descontentamento perante todas estas situações que vão afectando o funcionamento da escola.

Cumprimentos Eseanos

Anónimo disse...

Alguém me consegue explicar porque razão existem 2 docentes a mais no conselho directivo a ganhar ordenado para nunca estarem na escola (baixas psicologicas e tal...) quando existem "apenas" 2 pessoas a "mandar" na escola??? ...e porque razão esses docentes, sabendo de antemão as diversas necessidades da escola e seus alunos, não conseguem fazer frente ao casal maravilha??? ALGUÉM sabe?

Anónimo disse...

Para esta RGA espera-se que a mesa tenha em consideração a seguinte ordem de trabalhos:

-RJIES...o que se vai passar de concreto na nossa escola.

-Propinas...o aumento para 900€. que melhorias se podem ver na escola?

-Bolonha...situação dos alunos de 3º ano transição do curso de CS. Como ficam aqueles que apenas têm 30 créditos, ou 3 disciplinas num ano?

-Financiamento AE...como superar o futuro problema que é a falta de dinheiro e a falta de apoios?

-Definição de estratégias (por parte da AE e alunos)- Atitutes a adoptar, medidas de protesto contra CD/IPS.

...

Pessoal temos até 5ª feira para pensarmos TODOS o que queremos que seja falado na RGA!

A VOZ MAIS ALTA É A VOZ DOS ALUNOS!

bzzz

Anónimo disse...

Belo post, human fly. Contem com a RGA para falarem sobre tudo, nós estaremos do vosso lado, sempre a acompanhar e a tentar responder com clareza a todas as vossas dúvidas (que tomam se tornam nossas, também somos alunos:)).

A RGA começa às 13h é no Anfiteatro.

Conto com todos!

Anónimo disse...

Surgem ao longo dos comments algumas questões pertinentes acerca do funcionamento da escola, ás quais, infelizmente, quem devia responder (devido ás suas responsabilidades), não responde nem se mostra disponível para as discutir sequer. O que podemos fazer? Mostrar o nosso desagrado! Como? De diversas formas que podemos discutir e apresentar na RGA desta quinta-feira. Uma adesão massiva dos alunos servirá sem duvida para mostrar a nossa força e para que se debatam formas de podermos intervir.

Todos à RGA!!!

Anónimo disse...

é triste um conselho directivo que não tenha feito desde o inicio do mandato uma unica sessão aberta de esclarecimento aos alunos sobre os assuntos da escola como a implementação do processo de bolonha ou a gestão dos dinheiros ...
cada vez mais caminhamos para tempos onde falar é cada vez mais incomodo naquela escola e este CD têm de ser responsabilizado por esta perca de patrimonio na ESE cujo alguns chamam liberdade ...