quinta-feira, 11 de outubro de 2007

O Ensino Superior na ESE

Este texto foi enviado por uma aluna de comunicação social dia 13 de Julho, mas nós aqui no estefanilho decidimos publicar só agora, porque o momento de despedimentos e novas entradas chegou.
Com isto podemos ver como se fala português nas aulas, português falado por aqueles que nos ensinam.
O nome da professora não é divulgado pela aluna, logo, também o da aluna não vai ser publicado.
Então a estória é assim:
O (ESE)nsino Superior

Estas frases foram expressas por uma professora de Comunicação Social do Ensino Superior, numa aula de Novembro 2005. Através do visionamento de um filme, a aula era dedicada à introdução dos diversos tipos de plano num audiovisual:
"Nem verbalmente, nem como os nossos olhos vêm, nem por palavras. É uma história contada por imagens."
-Nem verbalmente, nem por palavras?! Ah, e também não é como os nossos olhos vêm porque é uma história contada por imagens. 'É bem...'
"Se eu tiver que dizer assim: 'era uma vez' e era um homem, um homem, não era velho." (???)
"Ele está cuidado, mas obviamente é um homem sozinho.""O que é que uma pessoa diz uma palavra quando morrer?"
"Os grandes filmes, nunca é assim tão fácil."
"Ela chamou a atenção da... e agora vou mostrar outra vez."
-Chamou a atenção da quem?
"Primeiro aparece todas estas texturas de coiso."
– "Texturas de Coiso". Este foi um dos termos técnicos introduzidos. Nesta aula, também aprendemos o associado "Plano Coiso".
"Estamos de fora e ela vai entrar no mesmo sítio... nem se percebe."
-Nem se percebe? Pois não...
"Ele arranjou uma lente curva entra a enfermeira."
"Isto se tivesse uma balança, o branco e o preto vale tanto aqui."
"O exercício que vocês fizeram era um bocado para... para ver isto!"
– Para ver o quê?!
"Eu trouxe um filme aqui antigo, mas que eu... já não se fazem filmes desse género."
-Fazia o favor de acabar as frases?
"Põe-o maior, põe-o em relevo."
"Reparem a regra dos terços."
"Relativamente tenho pena..."
-E eu tenho alergia relativamente às penas.
"Tenho um filme aqui que é uma referência, que é um autor que ainda está vivo e portanto é uma referência."
-Então eu também posso ser uma referência por estar viva e ser uma referência??? Fixe!!!
"No menu não tinha essa hipótese, portanto..."
-Tradução: "O menu do DVD não tinha essa opção."
"'tão a ver? Não tem... Ai, isto é... não acredito!"
"O sítio tem a ver com o sítio onde nós estamos a fazer um plano."
– Uau! Naquele sítio nós é que estamos a fazer o plano daquele sítio?
"Ele está num quarto de hotel, uma pensão, uma coisa, uma residência e vai tomar banho."
-Isto faz-me lembrar um dos mutantes do X-Men 3
"Faz um 'racor' entre a sala e o olho... uma coisa."
"Ele também fez o 'Kafka', que é um bom p'ra isso."
"Ia-vos pedir que podiam fazer..."
"Reparem a regra dos terços."(outra vez?!)
Diga-se de passagem que foi a última aula desta professora a que assisti. Lamento pelos meus colegas que, com muita dificuldade, tiveram uma frequência na passada Terça-Feira, a esta disciplina.E lamento imenso o facto de sermos nós as únicas vítimas da qualidade do Ensino Superior em Portugal e que não haja fiscalizações às aulas, nem uma melhor selecção de professores. E então, sem muito por onde escolher, metemos o nosso futuro nas mãos da incompetência.
Este Texto representa a negro o que a professora disse e em vermelhor os comentários da aluna!

21 comentários:

Anónimo disse...

E já para nao mensionar o facto desta prof ir leccionar este ano uma cadeira de um ramo que dizem ser "importante" para o futuro de quem o escolhe...

está tudo entregue à bixarada!

Este ano vou à ESE por obrigaçao...porque sei que tirar grandes notas com profs assim nao é dificil, dificil é mesmo aguentar tanta ignorancia e falta de aptidão para exercer certas funções.


Cumprimentos ESEanos de uma finalista frustrada

Anónimo disse...

Quem é que na ESE dá aulas de cinema?

Anónimo disse...

Desde que vi uma professora de audiovisuais e cinema partir um DVD ao tira-lo da caixa e depois dizer q ja e tarde e ja n se pode ver aquele filme!! ja acredito em tudo!!

Anónimo disse...

aulas de cinema na ESE são dadas pela professora Marta Alves e pela professora Margarida Graça!

Agora tirem as conclusões que quiserem sobre essas aulas!

Anónimo disse...

A minha humilde opinião é de que não se podem generalizar estes factos. Existem bons e maus professores como existem bons e maus alunos. Os maus alunos são "punidos" através das notas, os professores que entendemos não desempenharem correctamente a sua função podem ser "punidos" com uma reclamação e exposição dos factos a quem de direito. A adequação do processo de bolonha ao corpo docente da ESE foi polémica e promete ainda fazer correr muita tinta e se aos alunos é exigida mais responsabilidade neste processo essa também deve acrescer para os professores. E da minha parte pela experiência que vou vivendo e que vivi noutras escolas posso dizer em jeito de desabafo que tomara que os professores de outras escolas fossem como grande parte dos da ESE. Como em tudo, não há bela sem senão...

Anónimo disse...

Sinceramente não consegui perceber a relevância deste post. Primeiro que tudo porque não sei de que forma se pode comprovar que tais coisas foram ditas pela professora acusada (que como já aqui foi dito só poderá ser a professora Marta Alves ou a professora Margarida Graça).

De qualquer forma parece-me que estas expressões são a reprodução na íntegra de um discurso oral que, como é óbvio, é constituído por recuos no discurso e emendas.

Considero por isso este post apenas como uma forma de achincalhar a docente em (questão repare-se nas observações a vermelho à 'Tesourinhos Deprimentes) e de denegrir a imagem da generalidade dos professores (que como diz o ‘mosquito do bagaço’ não penso ser assim tão má).

É verdade que existem bons e maus professores na ESE, mas não me parece que seja desta forma que vamos conseguir alterar o panorama.

Cumps

Anónimo disse...

Caro anónimo o post reproduz o mail que recebemos e que transcrevemos. Não procuramos de nenhuma forma achincalhar qualquer docente ou denegrir a imagem de ninguém na ESE. É importante também que se saiba separar a pessoa em causa enquanto professora e fora dessas funções.

Mais grave que isto é com o ano a decorrer nem todos os cursos terem professores para todas as disciplinas ou discutir-se quem é que dá o quê e a quem.

Ah e para terminar, tenho a ligeira sensação de que estas adequações e complicações em torno de Bolonha só se vão mostrando complicadas para o lado da ESE, porque será?

Anónimo disse...

"Primeiro que tudo porque não sei de que forma se pode comprovar que tais coisas foram ditas pela professora acusada(...)"
O caro anónimo concerteza nunca teve uma aula com a senhora em causa.

Saudações
JP

Anónimo disse...

de facto parece-me um pouco rebuscado fazer transcri�es de um discurso oral, relativamente informal, num contexto de aula. no entanto quem ja teve aulas com esta docente, percebe qual o objectivo da aluna que enviou o mail.
quanto a mim, a frase que mais ouvi desta professora foi: "pergunta ao francisco!"
este ano, sem o francisco, como ser� que ela vai responder �s perguntas feitas pelos alunos?

posto isto vou ser obrigada a repetir-me: "para ensinar h� uma formalidade a cumprir- saber." e�a de queir�s.


mais uma vez obrigado a quem se preocupa com toda a comunidade da ese!

Anónimo disse...

Que mau gosto... Novembro de 2005?? E agora é que se lembraram de o publicar 2 anos depois...
Já para não falar na falta de credibilidade da informação aqui contida, bem como os comentários desnecessários da aluna em causa serem também públicados.

Picar sim, mas com seriedade e respeito...

Anónimo disse...

Caros colegas,

Aproveito este bom espaço de divulgação para comunicar que a AE abre a próxima segunda-feira. Lamentamos o sucedido e eventuais más consequencias, mas foi mesmo necessário recorrer ao seu encerramento.
Estamos a vossa espera ;)

Anónimo disse...

Caro m.b. em primeiro lugar gostaria de precisar alguns pormenores relacionados com o tempo e datas. Este blog existe há sensivelmente um ano e o email que recebemos data de Julho deste ano, como tal seria impossível o mesmo ser publicado em 2005. Quanto à credibilidade poderá comprová-la ou não através dos comentários posteriores. A publicação deste post não teve como objectivo faltar ao respeito a ninguém mas mostrar algum do descontentamento que raramente passa cá para fora, da parte dos alunos em relação aos professores. Não temos como objectivo um "linchamento público", mas antes promover a discussão de todos os assuntos da nossa escola e este preenche tal requisito. As pessoas que se sintam na necessidade de acrescentar algo, de se defender e até de "atacar" são livres de o fazer, e volto a repetir, tendo a consciência e a responsabilidade pelo que dizem. Sabemos que estes espaços sob o anonimato são uma tentação para se comentários inapropriados mas são também o único meio de muitos poderem mostrar a sua insatisfação, dada a inexistência de um diálogo (e meio) mais próximo com o objectivo de compreender os problemas que os alunos enfrentam na escola.

Da nossa parte procuramos sobretudo que se debatam as problemáticas inerentes ao nosso percurso académico na ESE. Respeito a sua opinião e até acredito que não seja a unica pessoa com o mesmo ponto de vista, mas enquanto existir medo de se falar, de se expor as situações e de enfrentá-las nada mudará!

Anónimo disse...

Óptimas noticias caro Peres, 2ª Feira se o horário o permitir (podemos não ter aulas ou, pelo contrário, um horário demasiado preenchido) lá estaremos no local de eleição dos estudantes da ESE. Repetimos o seu apelo, a AE espera por vocês!

Anónimo disse...

Caro JP,

engana-se porque de facto já tive. E não deixo de considerar que por vezes é notória a necessidade de um reforço de conhecimentos por parte de alguns docentes, nomeadamente a nível informático que me parece o grande handicap da maior parte dos professores da ESE.

Referia-me, no entanto, à forma como a carta desta aluna foi exposta, parecendo fazer apenas uma ridicularização do trabalho da professora, o que não me parece correcto.

Concordo, contudo, com a afirmação do "tenho medo de dizer..." que refere os constantes pedidos de ajuda ao Francisco. É verdade que a professora o fazia, mas que fazer? Para bem dos próprios alunos, é melhor perguntar a quem sabe. Mas é claro, e volto a repetir, que é necessário um refresh de alguns professores em relação a determinados assuntos.

Cumps

Mantis Religiosa disse...

É necessária muita calma quando se fala disto!
A professora em questão tem alguns problemas em trabalhar com o computador e se perguntarem de certeza que a senhora não o nega!
Esta aluna enviou-nos o mail, não sabemos a que propósito, mas nota-se um descontentamento com os docentes da ESE.

A Aluna em questão até referiu que podíamos divulgar o seu nome caso fosse necessário. O estefanilho decidiu não o fazer para não trazer problemas à mesma visto este ano se possível a mesma ter aulas com esta docente!

O post foi colocado sabendo perfeitamente quem é esta professora e tendo nós no estefanilho o maior respeito pela senhora, sabendo nós que a senhora tem formação na área do cinema e que sabe bastante sobre o assunto.
Talvez esta aluna não tenha esse conhecimento e talvez a professora nas aulas não utilize o vocabulário mais correcto, contudo, o mais importante é a transmissão de conhecimentos, se são bem transmitidos ou não!

Como ex-aluno da prof. Margarida Graça tenho perfeita noção daquilo que ela nos pode ensinar, apesar do seu pouco à vontade com o material informático!
Naquela escola temos duas pessoas que apesar de fortemente criticadas pela forma de dar as aulas, têm conhecimentos bastante profundos das matérias que leccionam podendo até dar umas aulas não só aos alunos mas também a alguns colegas professores. Não tanto pela matéria mas sim pela relação que mantêm com os alunos, o que para alguns de nós é bem mais importante que o nome que dão as coisas!

Plano coiso, plano médio, plano pormenor!! Só interessa a quem gosta de "marrar" e de decorar coisas, porque na prática chamar as coisas pelos nomes nem sempre resulta!

Ninguém aqui tentou denegrir a imagem de ninguém apenas damos liberdade de se dizer aquilo que se pensa sobre qualquer coisa, portanto quem nos enviar mails esperamos que seja sensato e não diga coisas que se pode vir a arrepender porque qualquer dia somos obrigados a divulgar os nossos contactos e aí sim pode haver problemas grandes, porque como sabem os autores deste blog já foram intimados de várias formas.
Com as alterações de leis que andam a fazer nunca se sabe...

Tenham respeito, nomeadamente nos comentários e mandem textos, críticas, opiniões sobre os assuntos que achem pertinentes que nós publicamos, estamos cá para dar voz aos alunos e aos professores


Vão picando BZZZZZZZZZZ

Anónimo disse...

Louva-a-deus subscrevo uma parte importantissima: a relação professor-aluno funciona muito mais do que "marrar e marrar" os bla bla bla teoricos que ninguem aguenta.

E sim, pelos lados da ESE ha bons professores que se esforçam por encarar os alunos como pessoas (inteligentes e sensatas) e nao somente como mais um, dos muitos, a que sao "obrigados" a dar aulas.

Continuem a picar, porque a voces nao tenho eu alergia :P

Fiba

Anónimo disse...

ena que isto foi tudo sem acentos...

tomara, ferias desde Julho...

lol

Ups

Fiba

Anónimo disse...

Meus caros colegas,

Achei que seria importante salientar que, apesar de todos saberem que é a professora em questão, a finalidade desta carta não foi ferir pessoalmente senhora (aliás, foi graças a ela que, ajudando-me a manter a calma, não desisti da escola o ano passado, já cansada da ESE em geral, como grande parte de nós), mas criticar uma qualidade de ensino a que estamos sujeitos no Ensino Superior. Claro que há professores na ESE que são de louvar e a quem agradeço imenso a transmissão de conhecimentos e criação de motivação e vontade de aprender. Somente lamento o facto de o título nem sempre ditar a vocação.
Infelizmente, alguns desses professores foram obrigados a abandonar a ESE este ano, devido à implantação do novo processo de Bolonha.
É pena que neste país não haja tanta aposta na qualidade dos profissionais na área do ensino. Um grande professor pode fazer um grande aluno.

Cumprimentos,

A autora

Anónimo disse...

Até que enfim que alguém diz alguma coisa de jeito. O mosquito tem muita razão quando diz que os maus alunos são punidos com as notas (nem sempre, mas enfim...) e dos maus professores deve rezar a história POR ESCRITO (desculpem a gritaria). Temos coordenadores de curso e conselho pedagógico que podem e devem acolher as nossas queixas. Nos blogs e nos corredores é que não resolvemos nada.

Anónimo disse...

Francisco, volta tás perdoado!
Embora às vezes só à bordoada é que isto se endireitava...

Assina
"O plano coiso"

rititas disse...

já deixei a ESE há 2 anos e posso dizer que tais comentários podem ser totalmente verídicos, pois eu já tive aulas com a professora em questão (com as duas).
Aliás, posso relembrar uma frase da qual jamais me esquecerei na aula é que aprendemos o que era um diaporama:
"diaporama é um diaporama."

velhos (mas bem velhos) tempos..
rititas
(com soc 2000-2005)