domingo, 28 de outubro de 2007

RGA - parte I

Pois é, realizou-se esta semana mais uma Reunião Geral de Alunos (para quem não sabe o que é ...) em que muito se falou mas pouco ficou decidido... De salientar nesta RGA a presença do Professor Miguel Figueiredo (coisa que pouca vez acontece nestes eventos ... a presença de um docente ... ) conhecido pela sua ligação à informática da ESE para falar acerca da situação calamitosa em que se encontram a maioria dos computadores da nossa querida escola... Este falou em algumas propostas como por exemplo a de ir rodando os computadores em « melhores » condições pelos vários espaços da escola e deixou para rematar o seguinte lema : «se querem usar computadores na ESE o melhor mesmo é recorrerem ao crédito e comprarem um portátil...».

Outro dos pontos dominantes nesta reunião foi o assunto propinas onde o nervosismo e a ansiedade por parte dos membros da AE ficou bem patente já que pelo menos foi o que pareceu à maioria das pessoas lá presentes não existiam formas de luta propostas à partida excepto a ideia de fazer uma manifestação. Este foi um ponto particularmente quente onde algumas pessoas na plateia mostraram o seu descontentamento perante a aparente passividade dos membros da AE visivelmente desgastados e agastados com a reunião que ia se desenrolando muito anarquicamente...


A conclusão de quase três horas de reunião foi a marcação de outra RGA para definir as formas de luta que se vão fazer contra o aumento das propinas para 900 euros.
É caso para perguntarmos será que já não se devia ter estruturado e organizado melhor as formas de luta para esta RGA já que esse era o rumo que já tinha sido pensado pela AE para mostrar o seu descontentamento com a situação?
Por fim de referir a ausência de muitas pessoas que no inicio apareciam extremamente ligadas à AE e a irritação de alguns dirigentes associativos com as inúmeras questões que foram colocadas pela plateia tais como por exemplo a falta de respeito no uso do traje na ESE ou a falta de informação acerca da existência de uma RGA para aquele dia.


Saudações engasgadas

Estefanilho na garganta

É caso para dizer NÃO PERCAS A PRÓXIMA RGA QUE NÓS TAMBÉM NÃO!


20 comentários:

Anónimo disse...

Infelizmente não tive a disponibilidade que gostaria para me ter deslocado a setubal nesse dia para participar da RGA, contudo a essa frase do "crédito pa comprar um portatil" é pa rir, ou então pa chorar! Caso o Sr. Professor não tenha reparado há quem precise de recorrer ao credito mas para pagar as propinas, que no site da escola juntamente com um despacho de lei dizia mais ou menos assim: "tendo em conta a qualidade do curso e os recusos disponiveis, a escola tem autonomia para estipular as propinas consuante estes parametros".

Ora deixem-me cá ver, não existem computadores para todos os alunos e a qualidade é o que se vê. Com o andar da carruagem acho que mais dia menos dia a situação vai ser mais ou menos assim: "nós não temos mesas nem cadeiras para todos os alunos" ao que o professor responde: "meus amigos atão se calhar o melhor é recorrerem todos ao credito para comprar cadeiras ou entao trazerem-nas de casa". Senhor Professor o meu nome não é Felipe Jardim Gonsalves e muito menos Vitor Constâncio.

No meio de toda a minha grande indignação e inconformismo, só falta mesmo dizer a essa gente, que não pensa antes de falar, que existem alunos, grupo no qual me encontro, que têm que recorrer ao trabalho;ao crédito para pagar propinas, não só porque estas aumentaram, mas também porque a entidade (SAS)que deveria auxiliar os alunos neste aspecto, nos barra a candidatura por uma questão de prasos.

À AE só posso dizer que não precisam fazer nada por mim porque eu mesma faço, porque eu mesmo tendo que trabalhar e ter uma serie de outras coisas importantes para fazer acho que posso arranjar uma espaçinho para me preocupar com o futuro. E quanto à manifestação, é mesmo a vossa cara. E viva a revolução dos cartazes! Acho é que não vai cair nenhum CD. Tá na hora de crescerem! Não é com manifs à 10º ano que vão conseguir resolver esta situação.

cumprimentos e os meus sinceros parabéns aos estefanilhos pelo trabalho que por aqui fazem.

EM

Anónimo disse...

Para quem nao esteve na RGA parece que sabe mais do que quem la esteve!!!

Anónimo disse...

O faço os TPC todos =)

EM

Anónimo disse...

não é necessário estar presente numa coisa para se saber exactamente o que se passou. Normalmente pergunta-se a um da AE e a um que não e da AE, faz-se a media e sabe-se o que aconteceu

aprendam seus atrasados

Anónimo disse...

é isso? entao cm é k m dizem k se fazer uma manifestação foi aprovado por todos os alunos presntes na RGA? Parece k tds temos k crescer por essa ordem de ideias!

coiso. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Se calhar t�m, sabes porqu� Porque uma manifesta�o � sempre mais f�cil, mas se d� resultado? A meu ver n�o. Mas isto � s� a minha opini�o.

EM

Abelha Mestra disse...

Então posso dizer que não estive na RGA por motivos de doença, mas visto que vamos ter uma manifestação na ESE cá espero. Também ouvi dizer que vamos ter faixas colocadas pela associação com palavras de ordem revolucionárias do tempo do III Reich (lol), não sei se serão influências informáticas da parte do computador da AEESES....

Anónimo disse...

Confesso que não entendo o comportamento da AE perante aqueles q representa e que os elegeram. Para com os alunos demonstram antipatia e arrogância ao passo que para com o conselho directivo mostram sorrisos e alguma subserviência. Não é exigido um sorriso nos dentes porque todos temos dias maus mas pelo menos respeito, nem todas as pessoas têm de concordar c/ vocês e opiniões diferentes não significam que estejam contra vós, aprendam e apreendam isso. É tempo de nos deixarmos de criancices para que possamos todos juntos e de diversas formas mostrar o nosso descontentamento perante o actual estado do ensino na nossa escola.

Cumprimentos

Anónimo disse...

Exactamente, mas a questão é que as pessoas querem experimentar tudo sem medirem as responsabilidades, e depois acabam por fazer um péssimo trabalho.
Quanto às manifs e faixas acho que existem formas mais sérias e adultas de mostrarmos o nosso descontentamento, as manifestações não passam de meras redundâncias infrutiferas. Acho que só precisam de perceber que as faixas e as manifestações não nos levam a lado nenhum, somos ignorados e gozados porque nunca tomamos uma posição séria.
Estarei na proxima RGA de 4º feira, e espero que se consigam arranjar algumas soluções, que não os créditos.

EM

Anónimo disse...

EM,

A manifestação foi aprovada por maioria absoluta na RGA passada, caso n tenha reparado, por isso se pensa ke é uma manif á 10º ano, vá dizer isso ás pessoas que a aprovaram, a A.E. já tinha pensado na mesma, mas a aprovação das pessoas presentes na RGA é que permitiu que esta avançasse.

Saudações Académicas

Francisco Cruz
Membro da A.E.

Anónimo disse...

Francisco, a minha opinião abrange as pessoas que votaram para a realização da manifestação. Continuo a dizer que é a saída mais fácil e que é, sim, uma coisa à 10º ano e não de alunos que frequentam o ensino superior e, repara, falo contra mim e por experiencia propria.
Como já referi, na próxima RGA estarei presente para fazer valer esta mesma opinião.
Quanto ao trabalho da AE e à participação desta na passada RGA, ouvi dizer que foi deplorável, nada que já não seja habitual, mas lá estarei para avaliar por mim mesma. Surpreendam-me.

Cumprimentos,
EM.

Anónimo disse...

Foi aprovada a manifestação ou votado a favor a realização de outra RGA para se decidir que medidas tomar contra o aumento das propinas (incluindo a manifestação)?

Anónimo disse...

Os da AE não sabem trabalhar, quem não esteve presente na RGA sabe tudo e os que estiveram presentes parece que não sabem bem no que votaram... Todos se atacam mas é tudo farinha do mesmo saco.
Ah como é conveniente isto de ser anónimo...

Anónimo disse...

Se o problema é o anonimato eu mato já aqui a charada das iniciais. Eu assumo tudo o que digo, cobardia não é comigo Sr Anónimo.

Élia Martins.

Anónimo disse...

O comentário não era dirigido a si cara colega.

Anónimo disse...

Começo este post por referir mais uma vez que a questão do anonimato assenta na livre escolha de cada qual ciente é claro do que diz e do que faz nesse anonimato e poderemos ficar e citar 1001 exemplos a favor e contra.

Quanto à RGA pouco mais há a dizer, é de lamentar que 3 horas tenham servido para tão poucas conclusões e esperemos que a próxima seja mais concorrida e também menos confusa.

Acercadas medidas a tomar contra o aumento das propinas, RJIES e afins, não discordo do acto de manifestar esse descontentamento reunindo todas as pessoas já que representamos uma comunidade e temos que nos "exibir" como tal para que a nossa voz seja ouvida. Existe a ideia da manifestação ser um agrupamento de pessoas a marchar com faixas e palavras de ordem. Sejamos imaginativos, marquemos a nossa posição de forma diferente mas todos juntos, por isso é importante que na quarta todos vão á RGA e contribuam com as suas ideias. As conversas de corredor, bar ou até á mesa de reunião têm demonstrado que não adiantam. Vamos tentar unir todos os estudantes pelo mesmo objectivo. A fragmentação e a individualização tornam-nos mais fracos. Que a manifestação, ajuntamento ou até convívio seja uma das muitas formas de protesto. Somos jovens e a irreverência e rebeldia vive em nós nesta idade, aliada á imaginação concerteza encontraremos diversas formas de marcar a nossa posição e demonstrar o nosso descontentamento.

Puxem por vocês, Saudações Académicas

Anónimo disse...

Quer-me cá parecer que algo vai mal neste reino!
A ideia é realizar algo que una todos os estudantes!
mas ao contrário do que possa parecer, a ideia nem partiu só dos estudantes que assistiam à RGA! Se bem me lembro, a AE já tinha isso pensado (aliás, como outras inumeras coisas que insiste em não partilhar com os estudantes), entre "coisas que toda a gente sabe"!
Porém, a ideia da AE consistia em fazer uma manifestação desde a baixa de setubal até aos claustros do IPS. A decisão de avançar com uma RGA para 4ª feira passou por dar tempo à AE de fazer algo em concreto que pudesse ser avaliado e apoiado por todos os estudantes presentes na próxima RGA!
Se existe a necessidade de sacudir água do capote por parte de alguém, concerteza que não é da parte dos alunos, que desde cedo se mostraram receptivos a futuras iniciativas da AE, que insisto, além de não as ter pensadas, ainda continuou no jogo do esconde, porque "é segredo e esta cambada de tansos que votaram em nós nem têm nada a ver com isso!"
Porque é demasiado triste, saber que mesmo assim, tais espécies raras (que mancham diariamente o nome da AE junto da comunidade estudantil e que mancham o nome de pessoas que fazem parte da mesma AE, e que eu cada vez mais penso terem caido no sitio errado à hora errada, pois não mereciam tal triste sorte!) pensam numa recandidatura, mesmo quando o desprezo pela sua autoridade e credibilidade está patente em quase todas as vozes, não só no seio da AE como na voz dos estudantes....

AH, isto já pa n falar de suásticas em monitores e horrores do género!

Sigo picando...

Anónimo disse...

Antes de mais gostaria de saudar os grandes mestres deste Blog, devo confeçar que partindo de alunos, sejam eles actuais ou nao da ese,é de admirar/louvar tão excelent ideia.

Partindo do principio que aqui tudo gira em torno de uma actual AE que não nos e vos, consegue satisfazer nd em nenhum aspecto, devo desde ja relembrar que tal como anteriorment ja foi falado, o interesse por parte dos alunos em lutar plas suas causas, sejam elas d caracter economico ou simplesment moral, na nossa ese começa a ser quase inexistente. Se querem tanto "fazer barulho" ajudem a Ae a fazer-se ouvir juntamente com voces, em vez de se preocuparem tanto em anula-la.

A candidatura e recandidatura de qualquer pessoa oh lista é livre, por isso meus caros e bons "oradores" aproveitem e metam-se numa futura lista oponente á lista "t" da actual AE, que é por vós tão permanentemente criticada.
Parece-me que é muito mais facil falar não sendo (nem tendo ainda sido) membro da AE,talvez ainda nao se tenham apercebido disso e precisem então duma boa dose d criticas constantes para se aperceberem do quão desgastante deve ser para os actuais e antigos membros de AE`S estarem a toda a hora a levar na cabeça.

É um facto que numa lista existem sempre aqueles que trabalham e aqueles que se encostam,esta actual AE não foi uma excepção mas esperemos que a futura lista vencedora seja então, a tão ansiada excepção e consiga que todos os membros trabalhem (entre si e não só),façam boa cara para os alunos no geral e não so aos "superiores", e que a partir da miseria que a anterior AE lhes deixe, consigam fazer muito melhor que certas AE`s anteriores.

Quanto á pessoa EM gostaria so d salientar a minha admiração ao ver que ha sempre alguem que nos surpreende, normalmente vem de ond menos esperamos.

saudações voadoras

Anónimo disse...

só esse português é que tá uma miséria....