segunda-feira, 28 de abril de 2008

Abaixo-Assinado

Chegou até nós um e-mail que dá conta da realização de um abaixo-assinado realizado com os alunos do curso de Comunicação Social. O objectivo desta acção, de acordo com o documento enviado, é “reivindicar um ensino de qualidade, bem como forma de mostrar o descontentamento pelo processo da fase de transição do plano de curso, relacionado com a implementação do processo de Bolonha”. O documento, juntamente com as 104 assinaturas recolhidas, foi entregue nos Conselhos Pedagógico, Directivo e Científico e à Coordenação de Curso. Deixamos aqui os pontos que servem de base a esta reivindicação.

Os alunos do curso de Comunicação Social da Escola Superior de Educação de Setúbal estão a passar por uma fase de transição no plano de curso, originada pela implementação do processo de Bolonha.

No entanto, este processo não só veio evidenciar algumas falhas na organização interna da Escola, bem como abriu portas à chegada de novos problemas.

Face a esta questão, os alunos têm o direito a ser devidamente informados e a manifestar a sua opinião ou descontentamento, reivindicando à direcção o acesso a um ensino de qualidade.

Posto isto, eis algumas das situações que deixam os alunos descontentes e para as quais gostariam de ter uma resposta:

- A discrepância de informação disponibilizada pelos professores em relação à UC da carteira de competências.

- Os horários irregulares e longos “furos” que não permitem aos alunos ter outras actividades para além das praticadas na ESE.

- A preocupação em relação à UC de Estágio, no que diz respeito à colocação dos alunos nos locais de sua preferência e a um eventual excesso de alunos que não permita a colocação da totalidade dos mesmos.

- A dificuldade na obtenção de equivalências e indeterminação já perto do final do ano lectivo, em relação às UC´s que devem ou não frequentar.

- O eventual apoio da Escola a que os alunos Erasmus têm direito que não se verificou antes, durante nem depois da sua estadia no estrangeiro.

- A dificuldade dos professores em encontrar salas disponíveis para leccionar as UC´s.

Todas estas dúvidas são reforçadas pela notória falta de organização interna que a nossa escola deixa transparecer.

Os alunos não foram consultados nem informados correctamente sobre as várias fases do processo e a falta de entrosamento entre os vários professores está bem patente.

De realçar também que os alunos de Comunicação Social estão solidários com a coordenadora de curso pelo trabalho árduo e esforço extra dispendido na resolução de vários problemas, bem como com todos os professores que a apoiam neste processo.

Segue em anexo um abaixo-assinado que revela a mobilização dos alunos por um objectivo comum. Solicita-se um esclarecimento unânime e definitivo que garanta um correcto funcionamento deste estabelecimento de ensino.

Pretendemos neste sentido, a realização de um plenário que conte com a participação de todos os responsáveis neste processo e com os alunos de Comunicação Social, para que possam estes últimos ser ouvidos e ter uma palavra a dizer perante a reivindicação de um ensino de qualidade.

Os alunos de Comunicação Social.

18 comentários:

Anónimo disse...

Parece que são sempre os mesmos a observar que alguma coisa não está bem e invariavelmente são de Comunicação Social (excepto honrosas excepções) dai a ESE cansar e ser uma instituição tão desorganizada e desligada ...
Não deveria ser a Associação de Estudantes como órgão máximo dos estudantes e logo com uma visibilidade muito maior a promover e a apoiar este tipo de iniciativas?
E já agora qual foi o resultado do abaixo assinado da manifestação dos homens da luta? uma enorme gaveta?
uma enorme brasa para a festa da primavera? (se bem que estava a chover ...) o que?
são este tipo de descoordenações que me fazem pessoalmente desiludir e acreditar pouco em algumas coisas já que todas as iniciativas estudantis que se têm feito pelos lados da Estefanilha tendem sempre para o isolamento o que interessa a alguêm ...
quem será???
Saudações engasgadas

Anónimo disse...

Com ajuda da AE ou não as iniciativas têm que nascer das pessoas que se sentem lesadas ou preocupadas com o meio onde estão inseridas. Este blog existe por alguma razão...
Mais que os problemas de organização da escola, o que me preocupa muito é o facto de não existir união entre os alunos, aliás até se vêem rivalidades, quando somos todos colegas e todos sofremos do mesmo, seja bom ou mau.
Esta iniciativa pode até não dar em nada, mas os orgãos directivos da escola vão ter conhecimento que os alunos não estão a dormir, mesmo que só através de assinaturas que marcam presença e não através da consciencialização de que devem lutar.


M.B

Anónimo disse...

É importante que esta iniciativa produza alguns resultados, mais que não seja o de unir os alunos em torno de uma causa comum, o que me parece difícil dada a falta de informação e de preocupação que muitos revelam...quem me dera estar enganado!

Com ou sem AE (parece que é mais SEM, algo habitual), há que dar mérito a esta iniciativa da parte dos alunos. Que sirva de exemplo para outros, que se mantêm silenciados ou por distracção ou porque têm medo de levantar ondas. É tempo de mostrar a força que temos e de a usar para obter aquilo que queremos. Espero que sinceramente, estas não sejam mais umas assinaturas a ficar na gaveta. Basta de sermos desrespeitados, basta de não sermos ouvidos, basta de silêncio em relação aos problemas que nos afectam no dia a dia! É tempo de tirar os srs das suas poltronas para nos virem explicar o que andam a decidir para o nosso futuro.

Da parte do blog, todo e qualquer aluno ou grupo de alunos, sabe que pode contar com a nossa colaboração para que os nossos direitos e interesses sejam salvaguardados!

Maio é um bom mês para esta e outras lutas...copiando uma expressão de uma banda nacional, apetece mesmo dizer " BORA LÀ FAZER A PUTA DA REVOLUÇÃO!"

Cumprimentos Eseanos

Anónimo disse...

Este abaixo-assinado não tem o apoio directo da parte da AE ESES porque a associação nunca teve conhecimento do mesmo, só teve contacto com esta iniciativa, para carimbar a dita cuja notificação.
Agora pergunto eu. Que ganhou CS com este movimento de revolta, mal organizado? Destaque? Refortaleceu um estatuto de inconformado? De poder perante os órgãos de gestão da ESE?

"Parece que são sempre os mesmos a observar que alguma coisa não está bem e invariavelmente são de Comunicação Social (excepto honrosas excepções)"

Não seria mais interessante, um abaixo-assinado com as assinaturas de 300 alunos da escola, de todos os cursos? Ou será que apenas o curso de CS se depara com os referidos problemas, e exigem as explicações dos mesmos? Porque não procuraram os responsáveis dos outros cursos? pk nao procuraram a AE? Ou isto é um salve-se quem puder?

A meu ver, e isto é mm uma opinião pessoal, enquanto que os alunos de CS se proclamarem como os cabecilhas de toda e qualquer revolta, que com um ar snobe se considerarem os super sumos da ESES, e partirem para as iniciativas, despreparados, e sem o apoio de todos os outros. Então nunca chegaremos a lado nenhum! As coisas têm de começar em algum lado, vamos começar pela atitude, humildade e companheirismo... isto é acima de tudo o que falta entre nós alunos.

Mas desde já, parabéns para as pessoas que pegaram o boi pelos cornos, e foram de encontro aos problemas, ao invés de barafustarem contra tudo e todos, sem fazerem nada.
Agora resta repetir (porque este movimento sozinho n irá a lado nenhum) mas com organização e num modo geral, nunca singular. Acredito, piamente, que com ambição, determinação e humildade, os venceremos e pela razão e pelo cansaço.
Mas isto é só uma opinião, bastante, pessoal.

Procurem a instituição que vos representa, como muitos têm feito, e juntos vamos ganhar uma nova força.

Quanto ao Blog,
Continua a cheirar a propaganda...

"Da parte do blog, todo e qualquer aluno ou grupo de alunos, sabe que pode contar com a nossa colaboração para que os nossos direitos e interesses sejam salvaguardados!"

Para isto, a AE ESES tem um departamento do apoio ao estudante, e para isto ele funciona. (de tal maneira que até se apropria dos problemas dos estudantes aqui no vosso blog).
Já agora deixo-vos, "estef's" a sugestão, na altura em que tantos outros núcleos se estão a lançar no seio desta nossa comunidade escolar, porqué que os "estafanilhos" não ganham asas e tomates, e criam um núcleo de defesa dos direitos e deveres dos alunos Eseanos.... só uma ideia. e muito aliciante, no meu ponto de vista, claro!

“BORA LÀ FAZER A PUTA DA REVOLUÇÃO!"

No mesmo barco que todos vós...

Anónimo disse...

"Não seria mais interessante, um abaixo-assinado com as assinaturas de 300 alunos da escola, de todos os cursos? Ou será que apenas o curso de CS se depara com os referidos problemas, e exigem as explicações dos mesmos?" by who

Caso não saibas, tens um abaixo assinado com cerca de 300 assinaturas dos alunos da ESE numa das gavetas da AE. Porque lá continua não sei, mas foi a prova que a AE se estava marimbando para a questão...e já lá vão mais de 5 meses que elas forma recolhidas numa célebre manif que pelos vistos não contou com estes súbitos defensores dos valores da união e da solidariedade entre todos. Onde esteve "o apoio de todos os outros" no dia 9 de Novembro de 2007?

Não entremos no campo das siglas/cursos. Se falas de união, estás já a partir para a fricção ao fazeres juízos de valor acerca das posições ou opiniões das pessoas ou grupos de pessoas, só pelo curso que pertencem. Porque não contactam os representantes de outros cursos os alunos de CS? Vergonha, algum complexo? Se o teu objectivo é unir, volto a referir que estás a seguir o caminho e as palavras erradas. Ficamos à espera da iniciativa dos nossos representantes para unir os 800 alunos da nossa instituição em torno de uma luta que terá toda a razão de ser. Estaremos ao lado de todos quando isso acontecer. E vocês estarão do nosso lado?

Uma pergunta, onde fica a representação dos estudantes quando se falta à reunião da comissão de avaliação institucional, à sessão pública de esclarecimento do RJIES e outros que mais? Basta de falsos moralismos. São só os alunos a ter de procurar os seus representantes ou os representantes não devem ir ao encontro dos que representam para perceber o que se passa e o que podem fazer juntos, isso mesmo JUNTOS, para melhor este panorama tão negro.

Quanto ao blog, pelo que vejo vai servindo para que divulgues a "tua" propaganda. Nisso vamos cumprindo o objectivo de dar voz ás diferentes opiniões, à falta de espaços físicos ou virtuais disponibilizados pelos nossos representantes. No caso concreto deste post, á imagem de outros, fomos contactados para dar a conhecer esta reivindicação dos alunos de CS. Colaborar, mais que não seja, significa dar a conhecer, divulgar e debater. Na ausência de outros canais de comunicação entre estudantes é importante que estes possam dar a conhecer as suas ideias e opiniões, não? Seja que curso for, instituição ou orgão de representação estaremos sempre dispostos a colaborar se formos abordados para tal e com o objectivo de lutar por um futuro melhor não só para os que cá estão, como para os que hão-de vir. Ou a vossa ideia de colaboração passa por ajudar a montar festas?

Ah e fica a sugestão, porque não ganham os nossos ditos representantes "asas e tomates" para enfrentarem e debaterem todos estes assuntos em sede própria e a quem de direito? Ah esqueçam, mais vale dar graxa...coragem meus amigos, coragem! Haja coragem para falar com todas as partes e em todos os locais, seja do vosso/nosso agrado ou não.

Mais triste será condenar aqueles que pouco ou muito se vão mexendo para mudar o actual estado das coisas, que com ou sem razão, vão discutindo e mostrando-se disponíveis para debater os assuntos. São posturas, temos de respeitar e cada qual entenderá o que melhor tem para dar para cumprir os seus objectivos. Volto a salientar que nada temos a ganhar, bem podíamos estar quietos e não nos preocuparmos, mas será crime termos uma palavra a dizer, uma acção a tomar? Dêem as boas vindas aos reaccionários que pelos vistos também vão-se reproduzindo pela ESE.

Cumprimentos Eseanos

Anónimo disse...

Vamos aproveitar a disponibilidade momentânea dos nossos representantes e questioná-los acerca dos pontos referidos no abaixo assinado. Que têm a dizer? Está bem, está mal? Que se pode fazer? Em vez de juízos acerca das acções dos alunos, era bom que nos dessem respostas acerca dos reais problemas. É que até agora só vejo ser discutido quem é o quê e o que deve ou não fazer.

Quer os membros do blog, quer os membros da AE, quer os alunos de CS são livres de fazer o que quiserem e entenderem melhor, sem terem de prestar contas perante pseudo-autoridades morais que vão brotando e que justificam a sua acção por bitaites ou considerações que nada contribuem para o são convívio e colaboração entre os alunos. Enquanto nos fraccionamos, vamos dando paz e descanso aos nossos dirigentes académicos que de dia para dia vão atropelando os nossos interesses e direitos.

É esta a união pela qual se luta? Então temos um longo caminho a percorrer.

Anónimo enquanto bem entender

Anónimo disse...

Ora se a definição de snob passa por aquele que entende que deve agir para defender os seus direitos, expliquem-ma lá qual a definição da pessoa que no bar e no perfeito descanso e pensa "o problema é deles, não tenho de me preocupar"?

Estamos sempre a aprender...

ps: Comprovo definitivamente que todo aquele que não siga os padrões entendidos/defendidos através da apatia e inércia eseana têm tendência a ser olhados de lado e a criar antipatias.

Anónimo disse...

Olá, sou aluno de CS e por ter sentido crítico, expressar livremente a minha opinião e entender que devo agir para defender os meus direitos sou rotulado de snob pelos meus dirigentes associativos. Chego a casa todos os dias triste, pois aos olhos dos alunos, que não de CS, sou um snob. Vou mudar de curso e assim pode ser que arranjem um nome mais pomposo para me rotularem como pessoa. lol ganhem juízo

Anónimo disse...

Continuam a nao haver propostas em relativamente ao núcleo, só relembro a importancia da iniciativa! perfiro acções ao invés dos bate-bokas infinitos...aceitam-se as propostas de "fraccionamos"; "alunos de CS com sentido crítico que queiram expressar livremente a sua opinião e que entendem que devem agir para defender os seus direitos " em prol de toda a comunidade escolar; tal como "todos aqueles que entendem que se deve agir para defender os seus direitos"; bem como aqueles de que "Seja que curso for, instituição ou orgão de representação estaremos sempre dispostos a colaborar se formos abordados para tal e com o objectivo de lutar por um futuro melhor não só para os que cá estão, como para os que hão-de vir"

Respostas para quê? projectos amigos! projectos!

Volto a repetir-me, um núcleo de defesa dos direitos e deveres dos alunos Eseanos..tomates?

Anónimo disse...

Bateste à porta errada! Lamento...talvez devas procurar no programa da lista ou num qualquer plano de actividades a ser aprovado, aquilo que assumiste e te responsabilizaste por cumprir. Não falando do ridículo que é a tua ideia/proposta, penso que atrás referiste um tal gabinete de apoio cuja suposta função será a mesma do nome que dás ao núcleo. Ficamos à espera da acção que tanto apregoas, se te deres ao trabalho de ver o blog desde o seu inicio, constatarás que nunca faltou acção da nossa parte.

Cumprimentos Eseanos

ps: Lamento também informar-te que alguns membros do blog são do sexo feminino daí não poderem recorrer à palavra que usas para definir coragem.

Anónimo disse...

"que com um ar snobe se considerarem os super sumos da ESES"

Expliquem o que por aqui vai. É isto algum complexo para com o curso de CS ou falta de capacidade de análise? Em vez de andarem a levantar ondas e a fazer observações estapafúrdias peguem nos vossos coiros e falem com os alunos de CS para se inteirarem das suas reivindicações, apoiem-nos e apresentem sugestões para que lhes seja dada resposta às suas intenções. Se mais se quiserem juntar, tanto melhor. Enquanto uns esperam, outras trataram de agir, que tem isso de errado?

Anónimo disse...

Como seria de esperar, recuam ao invés de avançarem! Porque? Ego! Orgulho em ter ideias revolucionárias e fecha-las numa bela caixinha, para regalo próprio, enquanto assistem pacientemente e com risadas sarcásticas e prepotentes, a uma Escola Superior de Educação cair na desgraça que se antevê. Bravo.
Realmente, com a quantidade de iniciativas que apregoam, e a quantidade de problemas existentes na ESE, será sem dúvida a, recriada e melhorada, caixinha de Pandora, exclusiva, dos meninos e meninas do blog do estefanilho!
Que irónico! Que sádico.

Os estefanilhos que, outrora, tanto nos defenderam e tanto nos compreenderam, que tão defensores dos direitos morais dos alunos da ESE foram, aqueles mesmos que perseguem, ainda nos dias que correm, desenfreadamente, a utopia de uma escola equilibrada, produtiva e respeitadora nos seus deveres perante os seus docentes, discentes e funcionários, agora fogem às iniciativas da própria AE? Compactuando, directamente, com o inactivo e quase extinto, CD? O mesmo que tanto humilham nos vossos comentários? Bem, que reviravolta!Onde está a dinâmica a vontade de fazer a revolução? Preferem ter o ego cultivado por todos aqueles que vos estão próximos, e vos enganam com saudosismos ao trono de dirigente representativo da classe estudantil, ao invés de emprestarem, a uma associação, à vossa associação, o vosso tão altruísta, respeitado e aclamado conhecimento, dos problemas e leis vigentes em Portugal e no Mundo Eseano? Será que a vossa derradeira resposta é negar a uma AE, o apoio que tão democraticamente aclamam? Serão mosquitos judas? Daqueles que viram as costas e vão pedir a recompensa nas próximas eleições? Será que é uma resposta que se dê a quem aqui vem, ao terreno do inimigo, apresentar-vos um projecto activo, robusto e pioneiro, peço desculpa, aos olhos do reino animal, descabido!
Onde está a união? A luta por um só objectivo?
Demagogia de moscas e mosquitos, e de restantes insectos... a sorte será que a ESE, e seus alunos, tal como Roma, não paga a traidores.

Em jeito de pagode, as meninas não terão certamente tomates, perdão pela indelicadeza, mas terão com toda a certeza, e confiando na anatomia, embora vocês sejam insectos, um belo rabo, tal como todos os meninos, para fugir a seringa.


Para vós e todos os outros que se identificam com a vossa filosofia, inoperante e passiva, o caminho mais fácil, será sempre falar mal da AE ESES.

Sejam Eseanos!

Anónimo disse...

LOOOOOOOOL parece que o efeito Contemporâneos se propaga pela ESE. Cada comentário, cada piada...se não for, então tenham medo, muito medo! Pelos vistos já temos vencedor antecipado do concurso de poesia.

Caro Who? a tua retórica e argumentação toca no ridículo. Partes do mau principio de considerar este espaço como inimigo, quando nunca nos declarámos tal. Se procuras a dita união e solidariedade entre alunos/comunidade estudantil da ESE, então terás de rever o tom do teu discurso, ou então terás algum interesse camuflado por detrás desta repentina disponibilidade para dialogar connosco. Se o teu objectivo é descredibilizar a acção ou imagem deste blog, deverás constatar que estás longe de o conseguir. Não deves desculpar-te com os outros e não deixes de assumir as tuas responsabilidades perante todos aqueles que dizes representar, é fácil escudar-mo-nos nos outros para não sofrermos as consequências e as represálias do simples e livre acto de dizermos o que pensamos. Coragem,frontalidade e sinceridade...precisam-se para os lados da Estefanilha.

"Compactuando, directamente, com o inactivo e quase extinto, CD?"
O silêncio dos ditos representantes de alunos é que pode ser entendido como alguém que compactua com o actual estado das coisas. Quem ficou calado aquando dos tristes episódios do Flash IPS e dos Homens da Luta? Quem é que não tem nada a reivindicar em prol dos interesses dos estudantes?

"mosquitos judas?...a sorte será que a ESE, e seus alunos, tal como Roma, não paga a traidores."
Ora vamos lá ver...A AEESCE empresta dinheiro à AEESE para realizar uma festa. A AEESCE apresenta uma ideia em comissão académica, prontamente aprovada pela AEESE. Quem é que se vende afinal? E nem vale a pena alongarmos ao CD e ao INSPOT.

"Será que a vossa derradeira resposta é negar a uma AE, o apoio que tão democraticamente aclamam?"
Não negámos apoio qualquer e algum pois não existe qualquer ideia/proposta da parte de quem dizes representar. Queres que os outros façam o teu trabalho?

"Onde está a união? A luta por um só objectivo?"
Onde está a tua ideia de união, onde está definido qualquer objectivo, no teu discurso? Foges às perguntas e referes tempos longínquos para fazeres valer as tuas ideias. E o presente?

Não camufles a tua inoperância e passividade, e a dos teus, na acção deste blog. Tens medo de enfrentar e assumir o cargo a que te propuseste, é problema teu...chama-se cobardia. Se fores uma pessoa consciente e responsável por aquilo que dizes que és e que queres fazer, vem até junto de nós e usa o teu discurso num saudável e cordial diálogo (quero crer que a AE saberá representar-se sem nicks, afinal são um orgão de representação oficial). Será que tens tomates?

Cumprimentos Académicos

ps: Quando a esmola é demais o santo desconfia...esta repentina e urgente necessidade da nossa colaboração dá que desconfiar...ao que parece andam a fazer o trabalho que outros (cd) vos mandam!

Anónimo disse...

Ah quando deixarem de se preocuparem connosco para se preocuparem com os restantes alunos da ESE e seus problemas, avisem! Os alunos agradecem! Deste lado, somos todos maiores e vacinados, não precisamos de discursos de ocasião e palavras pomposas para fazer valer e discutir as nossas ideias e opiniões. Não estamos aqui para fazer valer a ideia/opinião pelos cargo ou posição que ocupam. Não impomos a nossa perspectiva a ninguém, apresentamo-la à discussão de quem estiver interessado em participar, seja pessoa x,y ou z, o que até agora vai faltando ao teu discurso. Se tiveres mais considerações a tecer acerca da nossa "personalidade jurídica" reforçamos o convite para que te juntes a nós numa alegre tertúlia entre eseanos.

Anónimo disse...

Para finalizar...quando voltamos ao tema do post?

Anónimo disse...

CS = snobs
ESE = Roma

N me digam k vamos ter direito a circo romano com leões e gladiadores em pleno pátio das amendoeiras. A vender bilhetes, ainda ajudava os cofres da ESE que tão vazios estão.

O imperador, lá no alto da sua secretaria, ao k parece vai treinando a sua guarda pretoriana para os desafios k ai vêm. Que bem treinados e domesticados andam estes aspirantes a ditadores e detentores da verdade unica e suprema, que vão negando a pluralidade de ideias e posturas.

Destes nem os deuses da mitologia romana nos safam. Pode ser que um gang de gauleses passe por lá e resolva o assunto.

Que o céu não nos caia sobre a cabeça!

Anónimo disse...

Parece que há por aí malta mortinha por se tornar um estefanilho, não é who? De louvar que este espaço dê sentido à vida de algumas figuras que na vida real mais não são fantoches que vivem subjugados pelos interesses dos outros. Por caridade, vamos dar uma proposta de sócio ao aspirante a estefanilho que dá pelo nome de who?.

lolol

Anónimo disse...

Ei Who? tu que sabes tanto da AE e do k lá se passa e passou, pk não explicas algumas das trapalhadas recentes relativas a contas e dinheiros.é um assunto do interesse de toda a comunidade. Sempre fica melhor explicares em público do que andarem a espalhar a diversos ouvidos k o ex-pres. fez umas trafulhices ;) sempre se evitam os boatos