sexta-feira, 4 de abril de 2008

Piada de Gago

Relatório da OCDE sobre ensino superior

Ministro da Ciência diz que licenciados não sofrem desemprego

03.04.2008 - 11h16 Lusa, PÚBLICO

O ministro da Ciência e Ensino Superior está convencido de que quase não há licenciados desempregados em Portugal, mas não especificou se o trabalho que encontram em qualificado ou se tem relação com a área em que tiveram formação superior.

Comentando na Rádio Renascença um relatório da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico) sobre o ensino superior, o ministro, Mariano Gago, disse que “quase não há desemprego entre licenciados”.

Segundo Mariano Gago, quase todos os profissionais com formação superior entram no mercado de trabalho durante o ano seguinte ao termo da sua licenciatura.

“O número de profissionais que sai dos cursos superiores todos os anos para o mercado de trabalho não chega e são todos absorvidos pelo mercado”, disse o ministro à Renascença.

O ministro reconhece no entanto que o emprego encontrado fica muitas vezes aquém das expectativas: “É verdade que muitas vezes, e muitos jovens sentem isso, o primeiro emprego não é aquele que gostariam de ter”, ressalvou, frisando logo de seguida que, “ao fim de um ano de saídas do ensino superior”, não existe “ninguém desempregado”.

Mariano Gago diz também que existem cursos iguais em várias instituições de ensino e que os que revelam menos saída acabam por fechar ou ser reestruturados.

O relatório da OCDE, intitulado “O Ensino Superior na Sociedade do Conhecimento”, envolveu 24 países. No documento considera-se que, além de haver poucos licenciados para as necessidades do mercado português, as instituições de ensino superior são muito dependentes do dinheiro do Estado, pelo que sugere um aumento do valor das propinas.

in Público on-line, 3 de Abril de 2008


Para quem não acredita no que leu, pode sempre ouvir clicando AQUI.

Diz que é para nos rirmos! Não deixa de ser preocupante que um ministro não tenha noção da realidade, o que só nos faz pensar que os tempos se aproximam serão ainda piores, pois se tudo está bem, segundo a leitura do ministro, pouco há a mudar ou a fazer relativamente a um problema que afecta milhares de recém-licenciados. Enquanto deixamos que ministros digam disparates destes, nós continuamos calados...Até quando?

5 comentários:

Anónimo disse...

Meus caros
Há muito que não espreitava o blog mas, continuamos a ter o que merecemos...
Atentem só na quantidade de comentários sobre uma coisa que, por certo, não terá a mínima importância no futuro dos estudantes - a semana académica - e a pouquíssima quantidade ou mesmo ausência de comentários a posts sobre assuntos relevantes e importantes. Queremos lá saber da carteira de competências... do que pretende ser, do que é, e dos seus objectivos! Que nos interessa o RJIES! queremos lá saber o que se passa na Assembleia Estatutária!... Que interesse tem isso perante a importantíssima discussão do nº de bandas ou que cantigas vão acompanhar as bededeiras da malta na semana académica? TEMOS TUDO o que MERECEMOS!... TUDO!!! Desde o Sócrates ao Mariano Gago, passando pelo Souta. E mais e piores virão, enquanto andamos distraídos com "coisas mais importantes" que o nosso futuro.

Anónimo disse...

Subscrevo...

M.B

Anónimo disse...

Subscrevo o comentário do Matrix e destaco:

"TEMOS TUDO o que MERECEMOS!... TUDO!!! Desde o Sócrates ao Mariano Gago, passando pelo Souta. E mais e piores virão, enquanto andamos distraídos com "coisas mais importantes" que o nosso futuro."

Quem fala assim não é Gago. Lamentamos que assuntos tão importantes para o nosso futuro, mas sobretudo para o presente, não mereçam qualquer opinião/comentário quando comparados a outros assuntos secundários, que parecem despertar algumas "almas penadas" que pairam pela ESE, pouco atentas à realidade académica, que extravasa pata lá das redes do recinto da Semana Académica...Vai também dos interesses de cada um, e pelos vistos lá para os lados da ESE, pensar no futuro aborrece...mais assuntos importantes para breve!

Cumprimentos Eseanos

Anónimo disse...

boa tarde
e existe algo que contribui para esta ausência de interesse dos estudantes em geral nos assuntos importantes que é o facto de nunca conhecermos a palavra união ...
somos sempre vozes isoladas cada uma a cantar no seu registo e essa dispersão contribui para um desinteresse ainda mais generalizado do estudante desatento ...
enquanto órgãos que supostamente têm o dever de informar e de unir os estudantes forem parte desta dispersão e deste desinteresse nunca iremos ter um movimento estudantil forte e que lute realmente pelos nossos direitos ...
tudo o que interessa são morangos e televisão e pouca gente quer saber de mais nada.

Anónimo disse...

Cada vez mais me envergonho da Escola que frequento, das "leis" que lá regem, dos meus colegas que se marimbam no importante e do canudo que vou ter após a conclusão de uma licenciatura que pouco ou nada me ensinou, e o pior é que nunca me recusei a aprender!!!
A ESE é só uma amostra da sociedade onde estamos inseridos, vive-se na apologia da polémica, fala-se da novela, sobre a roupa do X ou o novo namorado da Y, e tudo o mais é tema que "cansa" pensar.
Venha mais uma semana académica com música pimba ou música boa, com cerveja boa ou da que arranha, venham os palhaços (porque os residentes não chegam) e montem o Circo porque nos enche de alegria, e com estas ilusões que papamos calados, não pensamos no que é realmente importante, como o direito mais básico que todos os alunos deveriam ter de se expressarem sem ser sob forma de anonimato ou sob jura de represálias!
Com Ministros destes é sempre a piorar.