segunda-feira, 5 de maio de 2008

Sugestões de Leitura e visionamento I

Inauguramos aqui uma nova secção no nosso blog, com o objectivo de dar a conhecer artigos, livros, estudos ou teses em torno dos mais variados assuntos da nossa sociedade. Atravessamos um momento de algum fervor e revivalismo revolucionário e como tal aproveitamos para sugerir alguns textos em torno da politica e dos jovens. Abril já lá vai e Maio de 2008 é pretexto para a celebração dos 40 anos do quente Maio de 68. Vale a pena ler o caderno P2 do jornal o Público relativo ao assunto (basta clicar AQUI). Os tempos eram outros e os estudantes sentiam que podiam fazer algo para mudar a sociedade e o mundo. O que mudou? Não sabemos a resposta, constatamos apenas que deixámos de acreditar que juntos podemos fazer a diferença, talvez porque alguém nos fez deixar de acreditar. O recente documento apresentado pelo Presidente da República, relativo à interacção dos jovens com a politica, é revelador e preocupante (ler AQUI). Que futuro nos espera?Não será esta a pergunta, mas sim, QUE FUTURO QUEREMOS PARA NÓS?

Para os que fogem à leitura e preferem centrar a sua atenção na imagem, deixamos aqui para consulta o folheto relativo ao Ciclo de Cinema dedicado Maio de 68, a decorrer esta semana no Instituto Franco-Português.
Para aguçar o apetite, deixamos também um vídeo relativo a alguns acontecimentos desse Maio que deveria ter mudado o mundo.

Sem comentários: