quarta-feira, 16 de abril de 2008

De pequenino é que se torce o pepino!

Para incentivar alunos a participar na vida das escolas

Associações de estudantes do Básico e Secundário promovem Semana pela Democracia

16.04.2008 - 09h39 Lusa

A Delegação Nacional das Associações de Estudantes do Ensino Básico e Secundário anunciou hoje a realização, entre os dias 21 e 24, da "Semana pela Democracia", para exigir uma maior participação dos estudantes na vida da escola. "Aproveitando-se de casos de violência que tomaram proporções mediáticas, o Governo quer fazer crer que nas escolas se vive um 'clima de guerra' que todos os estudantes são criminosos em potência, para assim justificar a aplicação de medidas como o Estatuto do Aluno ou o Diploma de Autonomia e Gestão das Escolas", refere aquela entidade em comunicado.

As associações de estudantes consideram que "estes diplomas não são mais do que uma tentativa de acabar com o que resta da Democracia nas escolas, no que se refere a uma gestão participada, também pelos alunos". "Com a entrada em vigor destas duas leis, fica mais fácil excluir estudantes do sistema de ensino. O poder disciplinar, assim como o logístico e o financeiro ficam a cargo de uma só pessoa que deixa de ser eleita. Aos estudantes cabe apenas o papel de estar na escola", acrescenta.

Defendem que "os alunos têm de participar em todos os aspectos da vida escolar, nomeadamente serem ouvidos em matéria de política educativa" e denunciam que "são cada vez mais os casos de associações de estudantes a quem não é permitida a realização de reuniões gerais de alunos".

Na "Semana pela Democracia nas Escolas", que decorre em todo o país, os estudantes vão exigir "uma maior participação na vida escolar, o fim dos atropelos aos direitos das associações de estudantes e o fim do Estatuto do Aluno e do Diploma de Autonomia das Escolas".

In Público online, 16-04-2008

14 comentários:

Anónimo disse...

Desculpem a ignorância, mas... a ESE tem uma Associação de Estudantes? Ah!... Tem??!! Curioso, não tinha dado por ela! Mas... têm a certeza que existe mesmo? É que pelo que me constou, o tal de presidente da dita associação nem sequer se dignou a aparecer na reunião da comissão de avaliação institucional para a qual foi convocado. Deve andar muito ocupado com as festanças...sem tempo para coisas tão sem importância como a instituição de ensino superior que frequenta. Ou não frequentará?

Anónimo disse...

Já pensaste que o Presidente da Associação de Estudantes, talvez por estudar na ESE, poderá ter uma boa razão para não ter ido a essa reunião?ainda que tenha planeado ir e ter ficado retido e não ter podido comparecer?Sei isto porque sou colega dele e sei que ele não foi porque não pôde faltar á aula que teve a essa hora.

E vê-se que não tens andado atento ás iniciativas da A.E., que melhorou o espaço onde os estudantes podem conviver e usufruir dos vários suportes lúdicos á sua disposição, baixou os preços da loja académica, tem ajudado a escola em algumas iniciativas, bem como promovido algumas actividades para os alunos, passando agr por um concurso de poesia que vi eles a afixarem o cartaz.

Eu soou lá da escola e reparei nisto tudo, não sei como é que tu não...enfim, uns andam atentos, outros não....

Anónimo disse...

Ei Kiko já pensaste que escusas de te defender na 3ª pessoa...fazes lembrar um jogador que passou pelo sporting há uns anos e que fazia publicidade de refrigerantes. Ou então, caro anónimo, deves ser a sombra dele e sabes tudo o que ele faz. Não deu para ir, não foste, só tens que te justificar perante aqueles que falhaste, escusas de vir para aqui fazer a tua propaganda!

Possivelmente as pessoas que dizes que não andam atentas é porque andam a resolver os problemas que para a AE deviam ser prioritários, como a aplicação do processo de bolonha (que só tem dado bronca), como o facto de os alunos ainda não terem notas do 1º semestre, como o simples facto de ainda não saberem onde vão estagiar ou pior que tudo, não terem ninguém disponível para explicar todas estas mudanças e mais algumas que se adivinham para o Ensino Superior. Já viste que o "estar atento" pode ter diversas leituras?

Se estiveres atento notarás concerteza que estes e muitos mais problemas vão afectando as instituições que frequentas e os alunos que representas...e não digas que és colega deste ou daquele, porque só falta dizeres a marca de desodorizante que usas.

Faz o trabalho que deves fazer e que entendes que é o que melhor corresponde às expectativas dos que representas, eles depois te dirão se estão satisfeitos ou não. Se fores pessoa atenta, constatas que o anónimo que comentou apenas se referiu ao facto de teres faltado à dita reunião, responsabilidade que assumiste e não teceu qualquer outro comentário relativamente à AE, ao que se sabe constituída por mais pessoas, que te deviam permitir ter tempo para cumprires as tuas obrigações. Mas chega de falar de um assunto que nem é tema do post, o que a AE faz ou deixa de fazer em nome dos estudantes a ela diz respeito, uns têm umas prioridades, outros têm outras. Era apenas aconselhável que tivesses interesse em discutir alguns dos problemas que referi como tens para propagandear as iniciativas da AE, os alunos querem ver mais acção e menos palavras.

Que o assunto AE e demais relacionados com a mesma, fiquem por aqui, uma vez que não constitui tema do post. A AE terá certamente os meios para divulgar as suas iniciativas e discutir os problemas que julga pertinentes para a comunidade da ESE. Lamento informar mas temos as nossas preferências e prioridades no que respeita aos assuntos a discutir no blog.

Se quiseres acrescentar algo a esta ou outras discussões, és sempre bem-vindo, uma vez que como presidente da AE, terás conhecimento de muitas situações que aqui abordamos...ou não!

Cumprimentos Eseanos

Anónimo disse...

Ao k isto chegou, para que alguém tenha que se defender na 3ª pessoa. Já devíamos ser crescidinhos pa assumir aquilo que fazemos e sobretudo aquilo que defendemos. Vergonhoso! Não tarda por aí uma mensagem de negação dos factos, mas contra factos não há argumentos.

Assim anda a ESE

Anónimo disse...

Isto é do pior mesmo! Além de incompetentes são otários!!
Deviam era abrir os olhos ao que se passa na ESE e deixar de lamber as botas ao CD!

Tenham vergonha na cara!!

Anónimo disse...

Ah!...LOL...LOL... Coitadinho do presidente da AE... é um aluno tão certinho, coitadinho, nunca falta!!!....E que falta lhe fazia a aulinha... É fixe fugir com o dito à seringa, não é? O Anónimo do 1º comentário

Anónimo disse...

Há pessoas que só planeiam ficar na escola o nº de anos necessários para acabar o curso, evitando ao máximo exceder o numero de anos normais, caro anónimo, e sim, a aula era de elevada importância, senão não tinha faltado á dita reunião, apesar desta também ter, reconheço, a sua devida importância.

Primeiro e ultimo comentário que faço, pois acho desnecessário começar com ataques pessoais num blogue onde se discutem questões bem mais importantes e interessantes.

E não, não sou nem nunca serei lambe-botas, simplesmente não faz parte da minha maneira de agir, digo aquilo que penso, quando devo dizer, seja positivo ou negativo.

Francisco Manuel Pereira Cruz
Presidente da A.E.E.S.E.S.

Saudações Acadèmicas
Bom trabalho

Anónimo disse...

Mais uma vez é de salutar a prestabilidade com que o presidente da AE se apresenta neste blog para argumentar em torno de assuntos secundários. Está sempre atento ao que envolve a sua pessoa mas não ao que envolve os alunos e aqueles que diz representar, quando faz questão de se dizer o presidente. Cara Francisco, esperamos mesmo que seja o seu ultimo comentário e que tenha tanto para dizer em relação aos problemas que atingem os alunos da ESE neste momento, como tem para dizer da sua pessoa.

Cumprimentos Académicos

Anónimo disse...

vê.se que andas desatento mosquinha morta.

Aluno contente com a A.E

Anónimo disse...

Gente contente e descontente foi o que nunca faltou por aí. O que vai faltando é diálogo, debate e discussão entre as diversas partes. Umas porque não se importam com o que os outros têm para dizer, outras porque não têm oportunidade, outras porque estão mais preocupadas com outros assuntos, outras porque simplesmente não têm mais nada ou mesmo nada para dizer ou para transmitir. Atentos ou desatentos, cada qual terá o direito à sua opinião e a sua leitura em relação a este blog, facto é que temos dado possibilidade de as pessoas livremente debaterem os assuntos em torno da ESE e do IPS, nomeadamente os que afectam o percurso académico dos alunos da nossa instituição. Uns gostam, outros não...

Eu estou contente e bem vivo!

Cumprimentos Académicos

ps: apareçam sempre, mas por favor acrescentem algo de pertinente e interessante às discussões. Os alunos merecem-no!

Anónimo disse...

Dá-me tanta graça, estes reputados defensores da moralidade e da integridade Eseana.
Aqui, defendem com unhas e dentes a união e a luta em comum, por um único objectivo, e depois? Opinam, como se não houvesse amanhã, contra aqueles que os representam? Será que é isto ser oposição?
Ou será que defender os interesses dos alunos, lutar pela união e por um futuro melhor, na escola mais desorganizada do país, é dar uma festa de despedida e de seguida pintar as paredes com spray? As paredes do património que tanto defendem! Ou será que aclamar e enaltecer o nome de uma AE é vandalizar as máquinas de vending? Saqueando a própria instituição que defenderam e que tanto aspiram voltar a por de pé!
Pergunto-me, será que é isto que significa ser oposição? Ou serão aqueles que aqui tanto… “estefanilham”… que proclamam uma luta infindável pela melhoria das condições na ESE, mas que…no dia-a-dia, mesmo com o contacto directo da AE, guardam para si e para o seu ego, as ideias revolucionárias que tanto apregoam, ao invés de ajudar a construir um projecto credível e funcional, com os que lá estão, colaborando com a sua tão afamada experiência de associativismo?
Ou será que ao 10º ano de curso ainda ambicionam voltar a ser dirigentes associativos da AE ESES e seguirem carreira como tal?
Minha gente, serão estes os “gladiadores” contra toda a injustiça da ESE? Aqueles que ainda com um moralismo, pretensioso, de dirigente associativo, estacionam o seu bólide no parque exclusivo da AE ESES? Tal como diz na placa de sentido proibido, ao serviço! De quem? Pergunto eu.
Será que são estas aves raras que ajudam os alunos da ESE? Com o quê? Com meias verdades e palavras demagogas? Serão eles os salvadores da pátria Eseana? Ou será o estefanilho uma arma de propaganda, reles, daqueles que já lá estiveram e tanta borrada esconderam?
Será isto, oposição? Ou um eterno mau perder?

Abram os olhos amigos,
Saudações académicas

Anónimo disse...

Caro Who, devo enaltecer as suas habilidades de quem aspira a ingressar pelo mundo da política. A sua retórica e argumentação fazem inveja a qualquer aspirante a candidato a câmara municipal. Parece que ao 12º comentário ainda não perceberam o sentido da colocação deste post. Sugeria uma nova leitura, mas bem sei que o simples facto de aparecer a palavra Associação de Estudantes provoca uma súbita necessidade, em algumas pessoas da escola, de teclar desenfreadamente “como se não houvesse amanhã”. Dá pano para mangas e comentários que nunca mais acabam. Não entendendo o sentido deste post, é claro que também não entendem que estamos um bocado fartos de discutir futilidades em torno das paredes, lugares de estacionamento, máquinas, perdoem-me o termo, merdices, que já foram discutidas entre as pessoas. Para o caso de ainda te sentires mal acerca disso, só tens que chamar as pessoas à responsabilidade, deixem-se de ver episódios dos Morangos com Açúcar e assumam o que pensam em frente das pessoas. Não vos cortamos os apoios financeiros ou damos más notas, por dizerem o que pensam.

Relativamente a alguns pontos que referes, terei muito gosto em responder e comentar:

Defensores da Moralidade? - Não somos nem ambicionamos ser, deixamos isso para outras instituições mais dadas às questões da moral.

Oposição? - Não temos nada a opormo-nos, leram bem o post? Acompanham o blog? Oposição onde? Façam lá o vosso trabalho e cumpram as vossas promessas, se assim for, será bom para todos, não? A diferença de opinião não tem necessariamente de se definir como oposição. Não apanhem os tiques do nosso CD e não caiam no mesmo erro dos vossos antecessores. Debater opiniões e ideias, nunca fez mal a ninguém, somos suficientemente humildes para reconhecer os nossos erros, vocês são?

União? - Lutamos por ela e…sonhamos com ela. Não nos pintem como os maus da fita. Sempre colaborámos quando nos abordaram para tal. Sempre ouvi dizer que não se deve meter nos assuntos de casa alheia. Quem representa tem que decidir o caminho que quer seguir e as medidas que quer tomar. Nisso somos livres para fazer o que vai de encontro à nossa opinião. Até pintámos faixas para a manif e comparecemos. O que faltou e quem faltou, saberás melhor a resposta que eu.

Propaganda? - Não temos qualquer tipo de interesse que condicione as ideias e as posições que defendemos, logo limitamo-nos a partilhar apenas a nossa opinião do que entendemos estar bem o mal, custe a quem custar. Não dizemos que somos os melhores, nem que vamos fazer o melhor ou maior acontecimento da ESE. Fazemo-lo por prazer, e com muito prazer, expondo os nossos pontos de vista e dando a possibilidade a quem quiser de fazer o mesmo.

“voltar a ser dirigentes associativos da AE ESES e seguirem carreira como tal?... Ou um eterno mau perder?” - Que isso deixe de ser o bode expiatório para todas as vossas intervenções neste blog, parece quase a vossa razão de viver e de escrever. Lamentamos informar mas o objectivo do nosso blog e dos seus membros não passa por aí, não vou repetir novamente qual é o objectivo. Se assim pensam, lamento que percam tempo nisso e que isso vos vá impedindo de nos contactar mais regularmente. Estamos para lá dessas questões fúteis e que em nada contribuem para a vida dos estudantes. Mudem o disco, por favor.

salvadores da pátria Eseana? - Esses já foram anunciados e anunciaram-se à muito e neste momento procuram-se é salvar a eles…e os outros que se lixem (não será preciso atribuir um termos aos outros pois não?).

Estamos dispostos a colaborar, com tudo e com todos, sempre que as pessoas entenderem que os podemos ajudar a lutar por uma escola e ensino melhor. Nós teremos a nossa ideia, outra qualquer pessoa também terá uma opinião, e mesmo que distinta da nossa, estamos dispostos a discuti-la desde que exista sinceridade e frontalidade…duas palavras, duas posturas que não se têm visto. Nós estamos lá/cá para discutir, debater, falar com quem entender que dessa interacção possam advir ideias/acções para uma ESE mais viva. Não temos neste momento qualquer responsabilidade perante alguém senão nós mesmos. Não estamos a votos, nem buscamos protagonismos, é assim tão difícil de entender?

Não tens que justificar o teu insucesso ou sucesso com o que os outros fizeram, mas sim pelo que fazes, tendo em conta o papel e a responsabilidade perante aqueles que representas, pois se te mostras ofendido pelo facto que supostamente opinamos contra aqueles que nos representam, que dizer do facto de opinares contra aqueles que deves representar, independentemente da opinião destes. E se alguém falou durante a campanha passada que a intenção era melhorar a relação com os alunos e cortar com os erros do passado, então estás no mau caminho.

Podemos ficar aqui comentários sem fim, a esgrimir argumentos em torno dos erros desta ou daquela AE, enquanto ao mesmo tempo os reais interesses dos estudantes vão sendo esquecidos. Podemos falar das dívidas à AEESCE e à AEEST, as promessas não cumpridas, pagamentos a pessoas externas à AE para organizarem festas, destruição da ligação à Internet, acordos com bares e afins… e o que é que isso contribui para o comum do aluno e para os problemas que enfrenta no dia a dia para cumprir o objectivo pelo qual paga 900 euros por ano? Borradas todos fizemos e continuaremos a fazer…lamento informar mas as paredes da AE, infelizmente, ainda não são transparentes, só mudaram de cor. Há histórias que mal contadas e repetidas, dão uma verdade conveniente àqueles que algo querem esconder e para os quais há que defender os erros do presente com os do passado. Mais uma vez se pudermos aplicar e usar das palavras, frontalidade e sinceridade, penso que seria conversa para umas boas horas e concerteza proveitosa para todas as partes. Sempre a aprender, não?

Não queremos discutir a AE, não queremos discutir as futilidades da mesma, queremos discutir sim, debater o que se pode fazer para que os nossos interesses sejam defendidos de forma a melhorar a qualidade e as condições do nosso ensino superior, ao nível da formação profissional mas também humana. Custa assim tanto perceber? Não gostas do blog, das pessoas do blog, do que elas fazem ou deixam de fazer? Estás no teu direito, não estamos cá para fazer sorrisos a ninguém, agradecemos (e já começa a repetir-se) é que contribuas com um pouco dessa tua manipuladora argumentação para a discussão de tantos outros assuntos bem mais preocupantes para a comunidade estudantil e eseana. O número de caracteres utilizados no teu post seriam bem mais empregue numa mensagem aos alunos explicando o que lhes espera o futuro com Bolonha e RJIES, não achas? Não te preocupes connosco, nem nos dês tanta importância, quem quiser saber o que somos, quem somos e porque o fazemos basta vir ter connosco, não fazemos conversa de ocasião. Vai aparecendo virtualmente e fisicamente, caso entendas que devas usar da frontalidade e sinceridade. Não te esqueças da responsabilidade que assumiste e é perante ela que deves responder. Já deves estar satisfeito com o facto de algumas das tuas questões terem sido respondidas. Terás tu resposta enquanto dirigente associativo para os problemas dos estudantes e da nossa instituição? Os posts estão aqui, basta responderes.

Até quando? Até quando?

Cumprimentos Académicos de olhos bem abertos e atentos a todos os cantos da ESE, não apenas ao cantinho lá junto da linha do comboio.

Membro de um blog


Ps: desculpem lá seca de vos fazer ler tanto ou por demorar um pouco mais a chegar ao comment a seguir ;)

Mantis Religiosa disse...

Olhe meu amigo eu estaciono la o carro desde sempre e aquilo nunca foi o parque privativo da AE nem coisa que se pareça, alias, é suposto ninguém estacionar ali.

Agora é esta conversa toda, mas quando o presidente da AE me vem pedir ajuda para as coisas eu nunca a neguei e ele mesmo o pode confirmar!

Gonçalo Rodrigues, Estefanilho

Anónimo disse...

qual foi a parte do, não se fala da AE que ainda não perceberam????

Ta complicado!!!