segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

As Listas

Tomam hoje posse os eleitos para a Assembleia para a Revisão Estatutária do IPS. Nos próximos meses terão por função elaborar os estatutos do IPS de acordo com o novo RJIES (Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior), processo que promete dar que falar. Vamos tentar acompanhar todos os desenvolvimentos, nomeadamente no que diz respeito ao IPS, e de acordo com as informações que temos recebido, parece que já existem alguns desentendimentos.

Depois da confusão com a formação das listas e com as datas para a eleição dos membros para a Assembleia Estatutária, eis que surgem os primeiros desentendimentos, nomeadamente no que diz respeito às tarefas atribuídas a diferentes órgãos do IPS.

Primeira nota vai para o facto de não haver qualquer aluno a representar a nossa escola neste processo. Os 2 estudantes candidatos não conseguiram ser eleitos. Resta-nos confiar nos docentes eleitos da nossa escola para salvaguardarem alguns dos nossos interesses, sabendo no entanto que os alunos eleitos (mesmo que sendo de outras escolas) irão estar a representar todos os alunos do IPS. É interessante constatar a participação dos alunos da nossa escola neste processo eleitoral, se bem que alguns lá fizeram a cruz a mando de instâncias superiores.

Da parte do corpo docente a nossa escola será representada por 3 professores (1 da lista A, 2 da lista B). Curioso na constituição das listas dos docentes, é o facto de determinada lista (ver foto) contar nos seus candidatos com 2 representantes do nosso CD. A sede pelo poder será assim tanta? A ESE não tem problemas que urgem ser resolvidos, que justifiquem que 2 dos 3 elementos do CD se dedicassem a este processo? Será um novo “ataque” ao IPS da parte do nosso CD?

Cabe à Assembleia Estatutária propor e escolher/indicar as cinco personalidades externas de reconhecido mérito não pertencentes à instituição com conhecimentos e experiência relevante para o Instituto. Ora, sem que os membros eleitos tivessem tomado posse, a Comissão Permanente do Conselho Geral, órgão do IPS, decidiu antecipar-se, sem que tenha competências para tal, e avançar com uma lista de 15 personalidades a submeter aprovação da Assembleia Estatutária.
Dessa lista constam os seguintes nomes:
Cristina Figueira, Marçal Grilo, Ana Paula Vitorino, Manuela Arcanjo, Vivente Soromenho, Jaime Santos, Manuel Pisco, Francisco Ferreira, Henrique Monte Lobo, António Freitas, Joe Berardo, António Capoulas, Mário Moura, Fernando Baptista Pereira e Alfredo Corte.
Acrescente-se o facto desta mesma lista, aprovada em reunião da Comissão Permanente do Conselho Geral, não ter sido comunicada pelo IPS aos membros entretanto eleitos, tomando a comunidade do IPS conhecimento da mesma através de uma comunicação interna da EST, entretanto divulgada por um docente.

Não nos cabe julgar os nomes propostos, mas gostaríamos de saber com que interesses alguns dos nomes surgem nesta lista…

…Caros Eseanos , não percam os próximos episódios porque nós também não!

Links relacionados:
- Resultado das Eleições
- Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES)


4 comentários:

Anónimo disse...

Boas,

Para mais esclarecimentos...

cestatutaria.ips@gmail.com

Aqui poderão colocar todas as questões ao actuais membros da Comissão Estatutária.

Assim não enviabilizam informações erradas nos vosso blog.

Atempadamente iremos, também, criar o blog da comissão estatutária.

Saudações Académicas

Anónimo disse...

A questão principal não serão as informações erradas (podemos publicar aqui a troca acesa de mails em que se baseiam alguns pontos deste post), será sempre o acesso a toda a informação acerca do processo, ou seja, os jogos de poder e influência ao longo de todo este processo. Estão na disposição de publicar e informar acerca de situações como as que ocorreram antes da tomada de posse da comissão estatutária?
Não me parece!

De qualquer das formas é de louvar o interesse em que a comunidade seja informada da evolução de todo o processo. Sempre que tenhamos alguma dúvida, não hesitaremos em contactar.

Anónimo disse...

"Estão na disposição de publicar e informar acerca de situações como as que ocorreram antes da tomada de posse da comissão estatutária?"

Sem problema caro colega!

pelo menos vejo que aqui existe estudantes interessados na comissão estatutária.

tenho pena que num universo de 6000 e poucos estudantes, apenas 0,5% tenha interesse.

apoio o vosso blogue na difusão de informação, pode ser que assim chegamos ao interesse de 1% da comunidade IPS (visão optimista)!

Saudações Académicas!

Anónimo disse...

Caro colega,
Penso ter respondido a algumas das tuas questões no e-mail que enviei como resposta ao teu. Mais uma vez sublinho a necessidade que nós, vossos representantes em sede própria, sentimos em vos ter do nosso lado a trabalhar em parceria. Louvo o interesse aquando do envio do vosso e-mail., também.
Na nossa escola há realmente muitos problemas a resolver. E entendamos “escola” como IP, de acordo com as exigências do RJIES. RJIES esse que, a par com todas as alterações do foro organizacional, governativo, etc, vai alterar o futuro da representação estudantil nos mesmos órgãos. Será, então, altura de parar para pensar naquilo que realmente interessa. Atrasados já está o país, o ensino, o nosso IP, a nossa realidade. Atrasados no entendimento daquilo que são na realidade as nossas necessidades. É emergente o trabalho. E de facto, ele não se verifica.
Comecei por vos louvar pelo interesse demonstrado. Parto agora para a pergunta essencial: para quando o trabalho?
Como sabem, não existem escolas no nosso IP de formação na área jurídica. Traduzindo-se, claro está, num crescente ritmo de trabalho para os estudantes que VOS representam na Assembleia Estatutária, para os quais muitos assuntos não são de entendimento fácil, e numa decrescente disponibilidade para organização de espaços de debate, informação ou auscultação à comunidade.
Certamente, e porque até acompanho com alguma regularidade algumas das vossas preocupações, serão os estafanilhos dos poucos estudantes do IPS a terem lido o RJIES (já que falam dele com tanta abertura), bem como acredito que conheçam a fundo tanto os presentes estatutos da nossa Instituição como os da vossa escola. Se entendem que deveria estar alguém da ESE na Assembleia Estatutária porque não formaram uma lista? Certamente o vosso interesse teria sido reconhecido pelos vossos estudantes e teria sido assegurado um lugar naquela sede.
À pergunta "Estão na disposição de publicar e informar acerca de situações como as que ocorreram antes da tomada de posse da comissão estatutária?" eu subscrevo o que o colega respondeu. Estaremos sempre. Claro está, que dentro do código ético pelo qual nos regemos, entendendo o nosso trabalho como um fio condutor de boa prática pessoal e profissional que nos exclui de intrigas e estratégias pouco claras e definidas.
É pena que esteja uma imagem com os nomes dos docentes que constam na Assembleia Estatutária e tenham delegado para outros o serviço público, que vos ficava tão bem, o de informar quem são os representantes dos estudantes. Já agora podiam também ter indicado o número de estudantes que se dirigiram às urnas para eleger os seus representantes. Informo então que a ESE contou com 78 eleitores de entre o total dos seus estudantes.
E ainda na linha do serviço público, entendo o vosso blog como uma mais valia. Talvez a única. Não entendo apenas o porquê de delegarem para outros aquelas que são as práticas de quem vos representa e constituem a massa para a vossa crítica. Se entendem a vossa opinião como válida e como ideal de boa prática, critiquem menos, façam mais.
Para terminar, informo-vos que a situação relatada relativamente à fuga de informação do Conselho Permanente relativamente à lista de membros a coaptar não teve qualquer envolvimento da EST. Permitam-me a correcção mas não devem usar de um nome de uma entidade como uma Escola, seja ela qual for, desta forma. Se é este tipo de informações que desejam, ao menos procurem informadores que usem a verdade na palavra.
Sem mais,
Saudações.