quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Ano Novo, Problemas Antigos...Novas Instruções

Chegou-nos à redacção a primeira mensagem oficial do CD.

"Caros professores e funcionários não docentes

O quadro financeiro da ESE alterou-se com os novos encargos que vieram sobrecarregar as instituições de ensino superior com a obrigatoriedade da contribuição de 7,5% (em 2007) e de 11% (em 2008) para a Caixa Geral de Aposentações, o que na nossa escola se traduziu, já em 2007, num agravamento de 231.253,02 ?.
Foi neste contexto que o Conselho Directivo se viu obrigado a prescindir de um turno de Segurança, nos dias úteis, das 9 às 17h, de forma a poder deslocar a verba correspondente desta redução (24.214 ?) para aquisição de equipamento informático para alunos, docentes e funcionários (processo de renovação de computadores iniciado em Dezembro último e ainda a decorrer).

Por este motivo, associado também ao alargamento da Oficina Multimédia (com instalação de novos computadores no espaço onde funciona a central telefónica/livraria), a funcionária Luisa Cruz passou a exercer as suas funções de telefonista no balcão do átrio da entrada.
Estas alterações terão, naturalmente, implicações nas nossas rotinas diárias. Assim, pedimos a todos os docentes que usem a sua chave para abertura de salas de aula e respectivo gabinete de trabalho. Quem não tiver ainda chave, é favor dirigir-se ao sr. Nelson de Sousa (nvsousa@ese.ips.pt), do Sector de Economato e Património, para requisitar uma nova chave.
Em caso de esquecimento da chave pessoal, podem solicitar ao funcionário António Mamede, do Sector de Economato e Património (ext. 830) a abertura de salas e gabinetes.
Contamos com a vossa colaboração.

O Presidente do Conselho Directivo
Luís Souta"

Desta mensagem pode-se concluir que na ESE em 2008:

- Os alunos continuarão a não ser informados dos problemas da escola e das regras de funcionamento da mesma. Nada de novo portanto;
- Os problemas financeiros da ESE agravar-se-ão (mais um aumento de propinas??);
- A escola será menos segura...atenção aos terroristas!;
- Os professores ou trazem as chaves ou correm o risco de chegar ás aulas atrasados. Em caso de perda das chaves terão de desembolsar o valor correspondente à duplicação da chave;
- 24.214 euros é o valor total investido em equipamento informático para a escola. Resta ver qual a distribuição desse mesmo material e fica a faltar uma justificação para o aumento das propinas ( que corresponde a mais cerca de 40 mil euros), já que alguns dos problemas se mantêm;
- Muitas mais normas de funcionamento de serviços ou mudança dos mesmos serão enviadas continuamente, sempre que uma "mente iluminada" se lembre de tal, sem falar com as pessoas envolvidas. Aliás, esta é uma prática estendida a muitas das decisões tomadas pelo nosso CD;
- O Presidente do CD, ao estilo de nosso Primeiro Ministro, salienta repetidamente a aquisição de novo material informático. A proximidade do acto eleitoral para o CD será mera coincidência?

Este ano de 2008 promete...

2 comentários:

Anónimo disse...

Eleições são Eleições e todos os politicos gostam de jogar coisas bonitas para tapar os olhos aos eleitores...
Infelizmente as pessoas dão grande importancia a estas acções de ultima hora por parte dos nossos governantes e assim ira continuar, portugal e a nossa escola na miseria.
Qualquer dia vem um espanhol e compra o terreno junto a ESE e planta oliveiras.

Anónimo disse...

Computadores novos?? Até parece mentira...quantos estarão ao dispor dos alunos?? Pelo andar da carruagem ainda vão aparecer máquinas digitais novas, novo equipamento para o estúdio de rádio, plasmas (muitos plasmas)...mas continuará sempre a faltar uma nova atitude da parte do nosso CD e novas rotinas que combatam os velhos hábitos, que se vão enraizando pelos corredores da ESE.