sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

1 Ano Depois...


Faz hoje um ano que um dos programas de rádio realizado pelos alunos de 4º ano de Comunicação Social foi censurado devido ao seu conteúdo. Num claro atentado à liberdade de expressão de uma comunidade que se quer e diz livre e defensora da liberdade de expressão, dirigentes preocupados com blogs exerceram a sua influência de modo a atrasarem (cancelarem) as entrevistas com os autores dos mesmos. Responsabilidades e culpa? De ninguém. Os prejudicados? Uma vez mais os alunos e alguns professores. Pelos corredores da ESE assistiu-se a acesas discussões e ameaças várias, entretanto esquecidas, ou não fosse esse o interesse do nosso CD.

Agora que passou um ano, convém não deixar esquecer o dia em que se abriu uma porta para o verdadeiro terror (contrário àquele de que falava o professor Luciano Pereira) que consiste no facto de os nossos trabalhos estarem sujeitos a avaliações morais por parte do nosso CD, camuflados pelos célebres "problemas de natureza institucional" (Que problemas eram esses??).
De ora avante os alunos vivem na “angústia” de agradar ou não a este CD, sujeitando-se às indicações formatadas que nunca ponham em causa o trabalho da “gerência”. Com este clima de terror instalado, fica em perigo a atitude critica própria do meio académico, e fundamental para a educação enquanto personagens activas na vida escolar.

Assumimos aqui pelo Estefanilho a responsabilidade de relembrar e de não deixar cair no esquecimento uma das páginas mais negras da história desta instituição que detém no seu nome a palavra Educação.
Esperamos que este ano nos dê algo de diferente!
Queremos uma maior abertura do Conselho Directivo. Queremos que a opinião dos alunos conte, e que as suas actividades sejam consideradas como algo prestigiante para a escola e o nome da mesma.

Quanto a nós, neste cantinho cibernético, vamos continuar a não ceder a pressões e a ameaças, continuando a lutar contra atitudes despóticas.

A Luta Continuará…

14 comentários:

Anónimo disse...

Então tentem "picar" lá para os lados da coordenadora de estágio do 3 ano... é que uma pessoa que toma as redeas duma coordenaçao de estágio, nao saber se o regulamento do mesmo foi aprovado ou nao é vergonhoso!

Infelizmente ha muito poder concentrado nessa pessoa....

"eu trabalhe ou nao trabalhe pagam-me na mesma"

By: Prof Regina Marques, em resposta às diversas perguntas feitas numa reunião de esclarecimento de para estágio...

Anónimo disse...

A «gigi» nunca soube coordenar nenhuma disciplina, quanto mais estágios.

Anónimo disse...

O comment anterior desvia-se um pouco do tema do post, mas não deixa de interessar ao blog e à comunidade eseana. Não sendo possivel da nossa parte estar informados acerca de todos os assuntos e problemas relativos aos alunos, pedimos desde o inicio da nossa actividade que os alunos colaborem, ora com opiniões e comentários, ora enviando informação para o nosso mail. Não conhecendo esta situação especifica é óbvio que não podemos falar da mesma!

Mas já que se fala de conhecer ou não regulamentos, podemos sempre referir que por ocasião do Flash IPS censurado, o nosso CD desrespeitou os regulamentos/estatutos da nossa escola e concerteza que tinha conhecimento deles.

Cumprimentos Eseanos

Anónimo disse...

é bom relembrar um dos episodios mais vergonhosos e negros desde que entrei
na ESE já que feriu directamente os interesses dos alunos e o nosso bem mais valioso e que devia ser o mais preservado que é a liberdade ...
é sempre bom avisar os novos das coisas que um dia lhes podem acontecer ...
saudações académicas


p.s. - ouvi dizer que ...
a tomada de posse da nova Associação de Estudantes da ESE era ontem mas devido a uma pessoa da lista não poder ficou adiada para terça feira ...
Será?

Anónimo disse...

... é verdade eu ouvi o antigo presidente dizer:

TEm que se adiar a tomada de posse porque EU quinta não posso...

e sem mais justifcações desandou dali pra fora...

BOA!

Anónimo disse...

É pena que a culpa tenha morrido solteira, que nunca se tenha chegado a apurar responsabilidades para o sucedido neste triste episódio. Perdeu a escola, o programa e perderam os alunos, cujo trabalho foi desrespeitado por esses srs de nariz empinados que se julgam reis e senhores entre as paredes brancas. Pode ser que a cadeira (que uns usam como trono) um dia se farte de quem lá se senta.

Liberdade Sim
Censura Não

Anónimo disse...

O antigo presidente nem necessita de la estar para haver tomada de posse, desde que a mesa esteja, mas tambem não sei até que ponto estariam la esses membros!

Anónimo disse...

E falar-se do tema do post, não? O problema da ESE reside no facto de as pessoas não se preocuparem com os reais problemas que afectam o percurso académico dos alunos, preocupando-se com ninharias, daí não sermos respeitados e sucederem situações como a que aconteceu no Flash IPS, em que alunos e suposto órgão de representação não tiveram força nem preocupação de exigir responsabilidades pelo sucedido.

Daqui para a frente a nível de ESE e de Ensino Superior só se perspectivam problemas e se não nos unirmos estaremos a contribuir para que eles se agravem e para que se continue a desrespeitar os alunos enquanto membros participantes da vida de uma instituição. É preciso estar informado, querer saber o que se passa, informar e incentivar as pessoas, e não estar com atitudes mesquinhas de cariz pessoal que facciona os alunos. Ultrapassem essa barreira, por favor, isto não é o secundário.

Anónimo disse...

Esse antigo presidente precisa lá estar porque é ele que vai tomar posse primeiro antes depois de fazer o discurso de fim de mandato, e é ele que vai dar posse á restante mesa e A.E., n pode comparecer, mas pode ser que na 3ª não falte, iremos ver.

Ps: ouvi dizer que a tomada de posse é ás 11h, mas estejam atentos....se quiserem.


Quanto ao post, subscrevi tdo o que foi diito, reforçando que devemos lutar pela justiça, pelos direitos dos alunos!A ditadura já lá vai, viva a liberdade!

Saudacions

Anónimo disse...

taboo = francisco cruz? Parece demasiado evidente...Não se esqueça do que disse anteriores. Parece que há quem mude o tom do discurso como quem muda de roupa interior. Nada que surpreenda.

"devemos lutar pela justiça, pelos direitos dos alunos!A ditadura já lá vai, viva a liberdade!"

Devemos ou devíamos em tempo próprio ter lutado? É que já lá vai um ano e poucos se mexeram para que fossem apuradas responsabilidades.

Anónimo disse...

Agr corrigido.

taboo = francisco cruz? Parece demasiado evidente...Não se esqueça do que disse em anteriores posts. Parece que há quem mude o tom do discurso como quem muda de roupa interior. Nada que surpreenda.

"devemos lutar pela justiça, pelos direitos dos alunos!A ditadura já lá vai, viva a liberdade!"

Devemos ou devíamos em tempo próprio ter lutado? É que já lá vai um ano e poucos se mexeram para que fossem apuradas responsabilidades.

Anónimo disse...

É verdade que já lá vai 1 ano e poucos se preocuparam com o sucedido ou em apurar responsabilidades. É sempre mais fácil evitar ou esquecer,certo? Assumimos a responsabilidade de não fazer esquecer um dos episódios mais tristes a que assisti na escola que me acolhe enquanto seu aluno, mas não nos cabe a nós pressionar/questionar em sede própria e a nível institucional acerca do sucedido...e a verdade é, que quem de direito, nada fez ou se interessou pelo assunto.

Se nada se concluir acerca do sucedido no Flash IPS de há um ano, fica pelo menos o desejo de que não se repita, se bem que o aparelho da censura lá para os lados do CD utiliza diversos meios e tácticas.

Anónimo disse...

O senhor taboo está esquecido daquilo que disse em dezembro?? Que os estefes morran todos afogados????!!!!
Depois de se saber quem é o menino talvez agora já se possa afogar alguém!

Anónimo disse...

Parece k acertaram na mouche...assim se vê do que as pessoas são capazes.
Os interesses dos estudantes vão muito além das festas e outras celebrações, e congratulo este espaço por se mostrarem dispostos e interessados em discutir muitos dos assuntos que realmente afectam a nossa vida enquanto estudantes.
Continuem assim picadores