segunda-feira, 12 de novembro de 2007

A "Manif" nos Media

Postamos aqui alguns artigos que saíram na imprensa regional e nacional acerca da manifestação realizada a semana passada na nossa escola.

in Jornal de Setúbal
in Setubalense, 02/112007

in Diário de Notícias, 08/11/2007

Resta saber se estes órgãos de comunicação foram devidamente autorizados a utilizar a imagem da ESE e dos alunos que se aparecem nas fotos. É que não existe, em alguns casos, qualquer referência à origem das fotos e nem sequer uma salvaguarda dessa mesma origem através de um D.R. (direitos reservados).

23 comentários:

Anónimo disse...

Apesar de não ter estado presente na manifestação (com muita pena minha, mas não pude mesmo ir à ESE nesse dia) parece que o impacto desta nos alunos e nos órgãos superiores (afinal, o objectivo primordial) foi muito fraco.

Falhou acima de tudo a comunicação. Como foi falado na RGA era necessário haver uma REAL divulgação por parte dos membros da AE dos motivos da luta e dos seus objectivos. Era necessário acima de tudo fazer acreditar os alunos da ESE que desta vez poderia ser diferente, que não ia ser apenas mais uma manifestação sem qualquer resultado. Mas tal não aconteceu.

A presença dos “Homens da Luta” poderia ter sido utilizada de uma forma hábil se, e tendo em conta que a AE já sabia de antemão que estes ali estariam presentes, tivesse tomado as devidas precauções, nomeadamente pedir a autorização para a captação de imagens no exterior (porque no interior seria certamente negada). A participação das “criaturas” (plagiando…) deveria ainda ter sido mais comedida. Não era necessário entrar salas adentro e fazer todo aquele espalhafato (apesar de ser esta uma característica do grupo). A manifestação poderia ter sido feito apenas na rua respeitando aqueles que, por opção própria e com direito a ela, não pretendessem participar na manifestação.

A acção da AE tem sido miserável ao longo do seu mandato (não obstante a miserabilidade das Associações anteriores), e tal reflectiu-se na acção levada a cabo na passada quinta-feira. Parece-me a mim (e a muitos outros estou certo) que a AE serve apenas para fazer festas. Nada mais. Nada.

Em relação aos próprios dirigentes, penso que se deve destacar o trabalho do Miguel Peres que, apesar de tudo, é dos poucos membros que parece realmente preocupar-se com o que realmente é necessário, que se preocupa em falar e esclarecer os alunos e que, claramente em oposição à maior parte da AE, não encara todas as sugestões e críticas feitas como um ataque pessoal. Faz falta o Bugalho para o ajudar. E é claro que uma AE REALMENTE dirigida por meia dúzia de pessoas não pode ir a lado nenhum.


Sem qualquer pretensão de moralista,
cumps

(era aqui que queria fazer o post, não no outro.)

Anónimo disse...

Ja era sabido que a MANIF n iria dar em nada, nenhuma manif tem outrp resultado ke n seja o de sensibilizar os orgãos superiores e alerta-los para o problema, durante essa manif circulou um abaixo-assinado,que continuará a circular durante a proxima semana e talvez as seguintes, e isso sim, pode servir para tentar mudar alguma coisa, a A.E n é só festas, vêse que n tem estado atento ao trabalho desempenhado por nós, ou então só vai ás festas pk so houve falar nelas, o ke é realmente o ke mais interessa á comunidade Eseana bem como das outras escolas infelizmente, pois kd é para manifs, ninguem ker saber.

Tente informar-se sobre o ke a A.E. tem feito e depois critique com conhecimento de causa

kiko, mEmbro da A.E

Anónimo disse...

Afinal o sr. Pedro Jones até disse algumas coisinhas no jornal. Será que já não vai mais à escola com medo de represálias?
Li todos os comentários do post anterior e no meio de algumas verdades e mentiras, (sobre o que realmente interessa) vi muitas faltas de respeito. Tenho muita pena de a AE não estar toda unida e poder responder com actitudes a tantas expressões tão mesquinhas proferidas neste blog de anónimos.
Esta AE não funciona e nenhuma funcionará enquanto as vozes críticas forem mais fortes que as mensagens de apoio. Os ataques pessoais são de evitar, as respostas por parte da AE não deviam acontecer num blog que se quer informativo e não de lavagem de roupa suja. A mensagem é clara e simples, não é preciso tanto alarido... Os 900 euros não justificam as condições de trabalho oferecidas aos alunos da ESE. LUTEM UNIDOS! O resto é conversa...


M.B

Anónimo disse...

Kiko,

Se já era sabido que a manifestação não ia dar em nada, então porquê toda a aposta que foi feita nesta forma de luta, tendo sido esquecida qualquer outra forma de mostrar o nosso descontentamento? É que à excepção do abaixo-assinado (realizado a muito custo e mobilizado apenas depois da intervenção de alguns alunos - que não os da AE) nada mais foi feito para mostrar o descontentamento dos alunos.

Em relação ao trabalho feito pela AE, peço imensa desculpa, mas para além das festas, desconheço...
E se me vier falar da pintura da Associação, vou-me rir.

Lembra-se das promessas da actual AE na altura em que era apenas uma lista candidata?

cumps.

p.S: bem sei que isto é um blog, e que não tem por isso de haver um cuidado extremo com a escrita. Mas acho que não custa nada antes de se postar aqui qualquer coisa, copiar e colar no word para corrigir os erros. É que somos alunos do Ensino Superior, e mesmo que não o fossemos, não custa nada...

pffffff
dum-dum é o fim!

Anónimo disse...

Gira o disco e toca o mesmo e quero acreditar mais uma vez que o comentário do caro Kiko foi irreflectido. Vejo-o sempre disposto a defender a sua causa aqui neste blog mas ao que parece e acreditando no mail da professora Ana Maria Pessoa, não teve a mesma perspicácia nem astúcia. É verdade, os professores sempre tiveram o poder de nos intimidar. Reconhecendo o seu trabalho na AE (pau para toda a obra como já ouvi por aí), á imagem do outro comment que fiz no post anterior não quero acreditar naquilo que leio e deixo á sua análise como estudante do ensino superior e membro da AE, que certamente terá a capacidade de reflectir sobre o que disse.

Quanto ao comentador M.B, terei de voltar a falar da condição de anonimato a que nos propusemos(há que confessar que tem mais piada assinar estefanilho e mosca tsé do que António ou Maria) e como tal volto a referir que quando tivermos que ser chamados á responsabilidade (como já aconteceu) assumimos os nossos actos e posições. Volto uma vez mais a afirmar que este blog não pretende ser identificado como sendo de pessoa x ou y, reforçada pelo clima intriguista e de antipatia pessoal, uma constante e tradição na nossa escola. Pretende sim, ser um espaço aberto á discussão, debate e troca de ideias entre a comunidade eseana, como tal, este espaço é o que cada um quiser que ele seja através do seu contributo/comentário. Não somos uma voz critica como nos apelida, somos uma voz atenta e disposta a discutir as ideias com quem está disposto a discuti-las e não a tomá-las como ofensa como vem sendo hábito desta AE. Como temos vindo a demonstrar queremos mais que ninguém que estejamos juntos nesta luta que se adivinha difícil e que exige de todos nós uma resposta "agressiva".

Já foi abordado por aí a questão do abaixo-assinado e que tal á imagem do que se faz nos jantares colocar uma mesa no átrio com a informação respectiva e onde as pessoas possam deixar a sua assinatura? ( e depois digam que só criticamos!)

Saudações Eseanas

Anónimo disse...

No meio de toda esta situação e a acreditar em muita coisa que foi dita existem alguns factos estranhos e ao que parece para os lados do CD rebentou mais uma bomba. Ora se a memória não me falha foi referido por alguns membros da AE que o nosso ilustre presidente do CD, Luís Souta, estaria solidário e de acordo com a luta levada a cabo pelos estudantes. É de estranhar, já que os estudantes supostamente estariam a manifestar-se descontente com a gerência. Hipocrisia? Alguma, mas nada que nos surpreenda tendo em conta muitas das posições que tal pessoa vem tomando desde que subiu à cadeira do poder da ESE, uma frustração já que o seu objectivo seria estar nos claustros com vista para o Sado. E é assim que se entende esta posição do nosso Presidente do CD (muito politica, diga-se de passagem), já que usaria o descontentamento dos alunos para exigir mais uns soldos (quem sabe para se porem mais uns plasmas pela ESE) e para que passássemos por coitadinhos, certamente pensando que alguma alma caridosa acorreria a salvar-nos a nós e á obra do Siza Vieira. E eis que surgem os Homens da Luta, para os quais sorriu (ou não tivesse sido ele também um homem da luta) e com os quais falou e não se preocupando na altura com qualquer autorização. Não estaria ele à espera da posição da professora Ana Maria Pessoa, comunicada a todas as instâncias superiores, e que no dia seguinte lhe deram água pela barba em mais um capitulo da sua guerra com a presidência do IPS, levando-o a descarregar a sua raiva 24 horas depois num segurança que nem tinha estado na escola no dia da manifestação. E assim o nosso caro presidente vai deixando a sua marca em 3 anos que não serão para esquecer, mas sim para lembrar que nem todos estão habilitados para o exercício do poder, pois não sabem usá-lo em prol de melhorias do que gerem mas sim para proveito dos seus caprichos e guerras pessoais.

Cumprimentos Académicos

Ps: Era bom que nós estudantes exigíssemos saber de que forma são utilizados os dados por nós fornecidos para o fordis e para o moodle, mas isso será outra luta…

Anónimo disse...

A censura é um atentado
a censura é um atentado
a censura é um atentado da reacção

Anónimo disse...

Caro/a Dum-Dum

Só para fazer um reparo, o abaixo-assinado foi divulgado por pessoas n pertencentes á A.E., td bem, mas essas, concordando com as razõe do abaixo-assinado, n fizeram isso obrigadas, e também n foram só elas a fazer isso, já que os membros da A.E. presentes na Manif, o fizeram também.

Caro Mosquito do Bagaço,

Vou tomar a sua sugestão de se pôr uma mesa no atrio a semelhança do ke se faz nos jantares em conta, com o objectivo de levar as pessoas a dirigirem-se á mesma para assinar o abaixo assinado, obrigado pela sugestão, é verdade, nem sempre criticam..

Saudações Académicas

Aproveito para convidar quem estiver interessado a ir ao BUBBA na proxima 5ª (dia 15) á Festa da Castanha!ja devem ter visto os cartazes no placard da A.E., eta festa é promovida e organizada por mim, em nome individual,vai haver homem das castanhas e tudo! apareçam!

Kiko

Anónimo disse...

Caro Kiko (ainda estou para entender estes cordialismos),

não percebi. A iniciativa foi dinamizada por pessoas que não pertenciam à AE. Nisso concordamos. Não foram obrigadas? Obrigadas a quê? E só mais faltava serem (seja lá ao que for). Já não nos basta a censura, também temos trabalho escravo?

Homem das castanhas?
Realmente faz toda a diferença o género do vendedor. E a sua categoria!
Que chatice. Assim já não vou!
Se ainda fosse mulher...

Pfffffff.

Anónimo disse...

Vamos fazer uma experiencia?

Metam lá um post sobre o tempo, pode ser que o assunto vá dar ao mesmo. E que apareça alguem a culpa a AE por não avisar, ou que apareça alguem da AE a dizer que existiam guarda-chuvas afixados nas paredes da ESE.

Falem de tudo menos, das propinas e dos computadores.....

Anónimo disse...

Caro Juan quem fala assim não é...não vou dizer o resto pois ainda entendem um ditado popular como uma ofensa.

De facto começa a fartar a prontidão com que se prestam a responder em nome da sua "honra" e não pelos problemas que os alunos enfrentam!

Anónimo disse...

A malta aqui anda a ficar muito "cara". Caro Juan, caro Kiko, caro sr anonimo... Qualquer dia vamos ter também que pagar propinas para comentar.

PS-Um comentário barato, mais um...

Anónimo disse...

"Qualquer dia vamos ter também que pagar propinas para comentar"

Se ganhássemos ao comment ou à palavra Caro/Cara, certamente já dva para comprar um plasma aqui para a malta. Mas como tal não é o nosso objectivo deixamos que outros façam isso com o nosso/vosso dinheiro!

Aquela ideia de ligar as playstation aos plasmas (sugerida na RGA) é para levar para a frente? Tinha piada, não?

Anónimo disse...

epahh tu já levavas era uma ganda castanha!
lolol

***

Anónimo disse...

Quer quer umas quentinhas? Ou a malta depois de pagar as propinas não tem dinheiro pa comprar uma dúzia? E se quiserem água pé (e não do pé) também se arranja!

Anónimo disse...

Sem querer levantar ondas, apenas quero ficar esclarecido acerca de algumas circunstâncias, deixo estas perguntas a quem de direito:

- Que medidas concretas foram tomadas pelo CD/IPS para impedir a transmissão das imagens captadas na ese?

- Qual a posição oficial da AE acerca disso? Vão comunicá-la aos alunos?

- Em que ponto está a recolha de assinaturas? E que outras medidas estão pensadas para continuar a luta?

Cumprimentos e continuem o bom trabalho de incentivar a discussão do quotidiano da ese, ainda que por vezes o tom da conversa se desvie do proposto.

Anónimo disse...

(em resposta ao mosquito do bagaço)

É verdade! Penso que essa ideia seria a concretizar, porque para além de inteligente mostraria de forma clara o nosso descontentamento para com a compra daquelas relíquias!

Então? É para se jogar PES no átrio?

Anónimo disse...

PES ou outro qualquer...quem tem uma Playstation? Até se pode levar um leitor de dvd e ver um filme desde que não seja pirateado, não vá aparecer por lá a legião dos direitos de autor e seus seguidores! Agora é só dizerem quando...

Anónimo disse...

Segundo consta, aqueles plasmas foram comprados pois, o IPS como medida de coação face a cena de pancada protagonizada pelas duas pessoas que trabalhavam nos audiovisuais o ano passado, o IPS "obrigou" a ESE a comprar material audiovisual com os ordenados dessas duas pessoas, n sei de quantos meses, por isso não posso precisar, a escola decuidiu comprar aqueles plasmas, se calhar n foi a melhor escolha, o que é certo é que pelos vistos não foi dinheiro ke poderia ter ido para Pc's, do mal o menos....

Anónimo disse...

Para não falar que os funcionários foram suspensos ainda em tempo de entrega de trabalhos prejudicando o auxilio que estes pudessem prestar aos alunos...uma decisão mais uma vez "genial" do nosso CD. É espantosa a capacidade para tomar decisões deste órgão de gestão da nossa escola.

Anónimo disse...

temos dois plasmas!

podiamos por num a ps e no outro um filmezinho. isto se a adesão a esta forma de protesto for elevada, porque caso contrário é preferível optarmos apenas por um dos aparelhos, para que a concentração de pessoas seja mais notável.

como é? é para andarmos com isto pra frente?

eu voto sim.

Anónimo disse...

Eu voto SIM também e até nem é muito dificil, pedimos só à AE que nos disponibilize o leitor de dvd que lá tem e toca de ver filmes...a hora do almoço seria o período ideal!

Anónimo disse...

eu voto SIM!
É combinar, a AE fornecer o leitorzinho de DVD's e a malta planeia a sessão no átrio....bem à hora de almoço!