sábado, 19 de maio de 2007

Acerca do Espírito Académico

Tendemos muitas vezes a generalizar a ideia de espírito académico. Cerveja, borga, presença nas praxes, comprar/usar o traje!
Então e quem está lá para estudar?
Não tem o chamado “espírito académico”?
Como conceito abstracto que é, leva muitos alunos a acreditar que não existe, ou que pelo menos na nossa escola não existe.
Mas existe. E vê-se plos corredores...sente-se no bar! Por vezes....

Durante os “melhores dias das nossas vidas”, as privações e os problemas são muitos. A necessidade de afirmação, o sistema educativo e uns professores que são peritos em lançar climas de competição e rivalidade, fazem com que as universidades sejam caldeirões fervilhantes, sempre prestes a explodir.

Sente-se o espírito académico quando se ouvem caloiros cansados, a gritar o lema dos seus cursos, mas também quando se vê Veteranos e Doutores roucos de cantarem ainda mais alto que eles. Quando se precisa de ajuda para um trabalho e existe um colega disposto a abdicar de de duas horas do seu tempo livre. Quando durante a noite alguém liga a dizer que precisa que lhe imprimam um trabalho, e esse trabalho, no dia seguinte se encontra na escola, pronto a ser entregue.

Mas como alguém disse um dia, Universidade não é só estudo, e o mais importante de tudo, como em qualquer situação, são as vivências pessoas, as experiências, os sorrisos e as lágrimas que acabam por completar o ideal desta comunidade...
Porque com o passar do tempo se criam fortes laços de amizade, se fortalecem convicções politicas e morais, porque todos dias aprendemos...com os colegas, com as senhoras do bar, com os professores.
E porque os estudantes nunca deveriam caminhar sozinhos!
Porque aqueles amigos que ajudam a fazer um trabalho, são muitas vezes aqueles amigos que saem juntos para as festas na escola ou em qualquer lado. Porque vivem, convivem e sobrevivem fora daquele paraíso branco...
Porque ajudar os caloiros não é só obrigá-los a atirarem-se para o chão, não é só humilhá-los ou rebaixá-los, mas sim oferecer apontamentos, dar dicas sobre trabalhos e profs, pagar uma cerveja quando os trocos escasseiam, esperar que lhes ofereçam uma cerveja quando a situação é má, trocar confidências, ajudar a trajar...

Mas, mais importante que isso tudo, é a vontade de dar sem receber nada em troca! É estar disposto a fazer parte de algo, é sentir a vontade de ajudar aqueles de quem um dia poderá precisar de ajuda.

O espírito académico vive disto, da união entre todos!

Não de forma a alienar ou uniformizar as mentes livres, mas dar-lhes a noção de solidariedade, voluntariado e amizade...

Porque aqueles que connosco partilham os problemas, devem ser tratados com um igual. E é essa igualdade que em muitos casos nos faz vestir todos de igual, que mistura o filho do operário com o filho do patrão. Que, mesmo sem traje, junta na mesma mesa o comunista e o fascista, e que mesmo com isso, partilham do espírito de quem vive sob o mesmo tecto:

Enquanto grupo, não devemos abandonar um dos nossos elementos no campo de batalha nem utilizá-lo como carne para canhão...

Um Estefanilho

18 comentários:

Al disse...

Muito bom!
Até agora o melhor post que já li neste blog. Parabéns ;)

Saudações ESEanas

Anónimo disse...

parabéns pelo post!!! Através disto reconheço k tho espirito academico!
Abraço ao estefanilho

Anónimo disse...

nestas linhas acabaste de demonstrar aquele verdadeiro espirito que todo o estudante que se preze deveria ter ...
pena é que só poucos o tenham e mantenham
parabens pelo post
saudações académicas

p.s. - são as pessoas que o criam ...

Anónimo disse...

Apenas uma palavra: Bravo!

Anónimo disse...

Até agora este foi o melhor comentário que alguma vez li neste blog, parabêns ao autor, descreve mto bem o verdadeiro espirito académico, subscrevo cada uma das suas palavras.

Realmente a união é que fortalece, e temos de ser uns para os outros, ajudar sem querer nada em troca, estar lá quando é preciso.
Porque estes são os melhores momentos da nossa vida, à que aproveitá-los e saber aproveitá-los.

Viva o Espirito Académico

Abraços a todos

Anónimo disse...

bravo, indiscutivel! agora é esperar que quando apareça aqui outro post revelador duma qualquer tentativa de poder tirano, e artimanhas relacionadas, que tanta gente adira e opine como em tertulias menos felizes que de vez em quando aqui vejo quando passo.
não é critica, é so "desejo".
há que sentir a união e depois, usá-la
com os melhores cumprimentos

Fernando Fernandes, 5º ano CS

Anónimo disse...

Circula por aí a ideia de que este blog só fala mal e critica diversos aspectos do quotidiano eseano. Em conversas de bar e corredor, o Estefanilho isto, o Estefanilho aquilo, e vai-se dando a ideia de que somos os maus da fita, que temos como fim único prejudicar alguém!
É bom voltar a frisar que os objectivos deste blog são:

- permitir a discussão/debate dos diversos assuntos relacionados com a comunidade eseana;
- chamar a atenção para situações e problemas que vão afectando a vida da ESE;
- Promover as actividades realizadas por alunos e entidades ligadas á escola.

Relembrando também:

- Temos a nossa opinião e expressamo-la livremente, tal como cada um de vocês é livre de a expressar;
- Alguns posts referentes a assuntos "mais delicados" visam a correcção e a melhoria dessas situações que entendemos erradas ou não estarem a funcionar como deviam;
-Não somos os "donos da razão", também erramos e por vezes não tomamos as decisões mais acertadas e isso só nos incentiva a melhorar e lutar cada vez mais.

Muito se falou, discutiu e debateu neste blog ao longo de 9 meses e entendemos que o melhor disto foi colocar os eseanos a discutirem os assuntos da ESE. Ahhh e como gostaríamos que surgissem outros espaços de debate sejam eles ligados ao CD, à AE, á tuna, ou outros grupos que se vão formando pela ESE.

Quanto a este post seriam sempre poucos os adjectivos para elogiá-lo como tal basta dizer que reconheço nestas palavras o meu quotidiano académico, os meus parabéns!

Anónimo disse...

Por vezes dá a sensação que o Estefanilho é o INIMIGO dos Eseanos, ou o INIMIGO do CD, ou seja do que fôr...
Para aqueles que ainda não perceberam, o objectivo não é esse! não é objectivo do Estefanilho minar ou prejudicar o trabalho de quem quer que seja...
O objectivo do blog é, tão e exclusivamente, dar a conhecer os problemas/virtudes da comunidade, do mundo que nos rodeia, da escola que frequentamos.
Preocupamo-nos com os problemas que afligem os alunos, mas não nos preocupamos em saber quem nos apoia ou não!
A nossa luta é a nossa luta, e como todas as lutas, não precisa de ser unânime para ser travada!

Mais um dos bons posts neste blog! Mais uma das pérolas, que como todas as outras, foi criada por um aluno para todos os alunos...

ps-para quem só agora é "fã" do blog, dê uma vista de olhos por todos os posts, talvez entendam os objectivos da mosquitagem, que, já que não pode morder, aos menos pica...

Pinheirinho disse...

Uma só palavra por este grande enorme comentário...

PARABÉNS...

isto sim é digno de se postar!! =)

Ainda há poucos dias tive o prazer de ter esta conversa com o mais provavel autor deste post... Mais uma vez Parabéns... =D É por isto que se deve lutar...

Anónimo disse...

Veja-se que criar e manter este blog é deveras um trabalho interessante e que deve ser recebido. Em alguns de vós noto a cordialidade de um discurso cuidado e fundamentado. Não se poderá falar de um problema de blog, ou de objectivos do blog, pois esses são fundamentais. Claro é que se devem falar dos problemas, e das virtudes que ainda que sejam poucas,merecem ser faladas! O problema que se põe, hipotéticamente são alguns dos frequentadores do blog, que o usam como arma,à falta de melhor termo. Utilizadores esses que aparentemente usam este meio básicamente para mandar bitaites pelo simples prazer de o fazer. Utilizadores esses que têm gosto pelo dizer mal, talvez como forma de descarregar frustrações? Quando aqui v~em não é para debater,mas sim para mandar bocas e criticar acontecimento X de origem Y. É isso que em cada tópico,lhe tira a integridade que os criadores do blog tanto desejam manter,é isso que cria "mau ambiente", se assim se poderá dizer. E se há coisa que a ESE é expert é em criar maus ambientes. Notou-se naquilo a que chamaram de eleições das listas, que mais pareçia um show de piadinhas secas,que umas eleições. É isso que faz com que a ESE seja muitas vezes um antro de rumores e "conspirações". É isso que faz com que hajam pessoas na ESE,que parecem falcões à procura do mais ínfimo erro ou pormenor para poderem fazer a sua jogada. É por estas e outras razões,que na ESE não existe o dito cujo espírito académico. Quem vai sempre à borga é que é fixe e rebelde, quem prefere estar lá e simplesmente tirar o curso é o betinho, quem está na A.E. e dá preferência aos estudos é uma pessoa incapaz ou que não tem consideração pelos alunos. Isto porque á quem pense que ser da A.E. é viver a A.E. e que se tem de sacrificar os estudos. Os membros da A.E. aparentemente não respeitam os alunos, mas penso que os alunos não respeitam os membros da A.E.,só porque estes não chumbam a disciplinas para estarem lá sempre. Não é parte do espírito académico vermos estas situações, e lutarmos pela compreensão e paciência uns com os outros? Alunos descontentes a dizerem que assim mais valia não serem da A.E., pois não vi tais alunos dispenderem do risco e coragem,e tentarem-se meter numa nova aventura e tentarem dar o seu melhor. São um pouco como os engenheiros,apontam o dedo e quando a coisa corre mal,há sempre alguém melhor a culpar. É isso o espírito académico? Afinal falamos de tiranos, mas também os alunos podem ser tiranos. Um tirano não é só alguém que manda, é alguém que não tolera, que é o que muita gente na ESE faz...é um texto deveras inspirador, e que muitos,incluindo eu se deviam debruçar sobre as palavras lá contidas.

Anónimo disse...

O ke seria da universidade sem espirito académico? e como bem referem, o espirito académico não são só borgas. o espirito academico, é o acordar de manha, fazer uma longa caminhada para ir ao encontro dakeles ke ja nos dizem tanto, ir almoçar, beber cafe, ir a festas, apanhar mocas e ate ir ás aulas e fazer trabalhos...O espirito academico é td akilo ke se vive durante o tempo de permanência na universidade (neste caso na Ese)!
Sei ke todos e sem excepções (cada um á sua maneira) vão ter saudades destes tempos, destes amigos, destas paredes brancas...

excelente post...

Anónimo disse...

Concordpo plenamente com o ke o 1º anónimo disse acerca da A.E., se bem que tendo a concordar com o cometário inteiro, mas principalmente nesse ponto

Anónimo disse...

na minha opinião deveriamos todos reflectir em conjunto a razão de a ESE ser um poço tão grande de intrigas e mesquinhices constantes pegando num comentário feito neste post que concordo inteiramente nesse ponto.
No meu caso pessoal já la vai o tempo em que ficava mais do que meia hora no bar porque torna-se deveras cansativo ouvir quase sempre as mesmas fofoquices e as mesmas conversas sem o minimo interesse ...
Gostava de fazer um repto aos eseanos que revertam essa situação mas por si ...
não pensem que são os outros todos que vão mudar :)
bem sei que a intriga irá sempre acontecer mas se cada um fizesse o seu papel de não o fazer porventura
estudariamos numa escola muito mais solidária e sobretudo mais amiga ...
e digo também que várias expectativas e esperanças que tinha
no meu tempo de caloiro se goraram porque nunca se dá valor ao bom mas
sempre ao mau o que faz despertar o pior que há em nós ...
ciume, raiva, inveja eu sei la ...
vivemos num mundo de fachadas e de imagens e perdemos o essencial ... o espirito, a alma
basicamente o que somos ...
Saudações Açoreanas

Anónimo disse...

Bem, mas que texto brutal!
Até me abriu o apetite para os dias que se aproximam...

Muitos parabéns!

Cumprimentos

Anónimo disse...

Assim sim vale muito a pena ter passado pela ESE e ver k o k vivi não morreu.
A quem escreveu os meus parabéns,porque para escrever assim é preciso viver.
À AE que neste momento está eleita, um concelho bonzito e de borla (pk ouvi dizer que não têm dinheiro, mas tb não têm dividas, que bom que deve ser)Aceitem as diferenças e nunca tenham vergonha de pedir ajuda serãobem mais felizes e os alunos da ESE só terão a ganhar com isso.
Saudações Académicas
Tita Nunes

Anónimo disse...

É costume ser leitora, mas não é meu hábito comentar. Mas ao ler este excelente e sincero post senti-me nessa 'obrigação'.

Obrigado a quem assim vive, a quem assim encara o espírito académico, a quem está sempre para os outros, sem esperar nada em troca! Porque me vi neste texto, os meus sinceros parabéns!


Ahh e já agora, não é por não deixar comentários que não estou convosco na luta!


Saudações Eseanas
Rita Ribeiro

Anónimo disse...

Eh pá parabéns pelo texto! Espectacular! Quem me dera ter-me juntado a vocês quando andei na ESE!

Anónimo disse...

Cra Tita, toda a ajuda é bem vinda, só que ainda existem pessoas neste Mundoque a palavra ajudar não consta no seu repertório de boas acções.

E quanto ao dinheiro, isso só á A.E.
diz respeito, o diz ke disse ja provocou muitas guerras no passado....(isto sem nenhuma 2ª intenção meus caros)


Saudaciones

kiko