quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Março, Mês da Juventude

Março é mês da Juventude e vários municípios celebram-no organizando diversas iniciativas. Destacamos aqui os eventos promovidos nos concelhos de Setúbal, Seixal e Almada.

Março 28 Mês da Juventude em Setúbal

Março Jovem 2008 Seixal

Quinzena da Juventude de Almada 2008


Ps: Pedro Abrunhosa e André Sardet serão os cabeças de cartaz nas celebrações do mês da juventude em Setúbal. Não questionando o interesse dos jovens por estes dois artistas (há gostos para tudo), questionamos com que interesse a organização cobra bilhetes ao preço de 15 e 20 euros para os espectáculos, números nada atractivos para os jovens, mas que concerteza ajudarão nas obras de reabilitação do Fórum Luisa Todi. Nada contra essa intenção, mas fica um pouco mal “embrulhar” esses espectáculos no pacote de iniciativas direccionadas à juventude, que todos os dias anda a contar tostões. Fica o exemplo do que é feito no Seixal e em Almada, que pouco ou nada cobram nas diversas iniciativas que irão realizar.

3 comentários:

Anónimo disse...

Realmente tenho de concordar com aquilo que está escrito. Os artistas são de renome mas, a meu ver, não são aqueles que mais agradam aos jovens na generalidade. O Sardet são focos esporadicos de mair notoriedade não passando disso mesmo, pelas músicas já gastas num ouvido comum. Abrunhosa por amor de Deus, quantas há as bandas de garagem que têm o dobro dos dotes vocais deste senhor e da qualidade sonora.
Os preços são exorbitantes para um jovem dado que o cartaz não é o mais atractivo. Mesmo sendo para ajudar o Forúm Luisa Todi parece-me 6 a 8 €uros um preço mais acessivel, mas também temos de ter em conta o que cobram os artistas. Sim, porque não ganham nada com os cdzinhos vendidos mas sim com os espectáculos

Anónimo disse...

Não quisemos, de forma alguma, colocar em causa o cachet dos artistas (o que faz com que os preços cobrados sejam elevados). O mesmo aconteceu com os Clã e com o David Fonseca recentemente. É uma forma de trazer estes artistas à cidade e de se contribuir para a s obras do velhinho Luisa Todi, local de referência cultural para esta cidade e distrito. De qualquer das formas aposto que em breve teremos a oportunidade de ver estas bandas gratuitamente numa qualquer festa popular de uma localidade perto de nós.

A nossa questão centra-se no interesse que possa ter para a juventude e para esta iniciativa. Existem muitas mais bandas e projectos musicais ou não, que suscitam mais interesse a todos nós e que teriam mais pertinência do ponto de vista do entretenimento e da divulgação cultural. Não nos podemos limitar às habituais e banais abordagens do mercado, dito cultural e do espectáculo, ainda para mais camuflando um interesse financeiro com uma iniciativa que devia sobretudo estar focada nos jovens. Temos o exemplo do Seixal e Almada que com uma programação "alternativa" e eclética, procuram agradar a diferentes gostos e públicos, e que concerteza com um orçamento mais baixo conseguem atrair um número mais elevado de pessoas e cumprir a sua função didáctica, pedagógica e de entretenimento em torno da juventude.

Mas isto são questões que nos ultrapassam e que devem ser discutidas nas sedes próprias e com as devidas entidades. Limitámo-nos a observar as diferentes ofertas do "mercado" e a fazer o nosso juízo, certamente que outros apresentarão diferentes argumentos, um pouco à imagem da nossa semana académica que se limita a explorar os mercados mais mainstream numa perspectiva de lucro.

Cumprimentos Eseanos

Unknown disse...

Sou um recente habitante de setubal e posso dizer k m surpreendeu a falta de animação virada para os jovens neste municipio. Mesmo a nivel de locais para frequentar como cafés ou bares , a oferta parece me bastante limitada..Gostava sinceramente que a cidade estivesse mais dinamizada de forma a atrair pessoas de uma faixa etária entre os 20 e 30 anos..
Cumprimentos a todos