quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Fevereiro louco

Fevereiro tem-se revelado um mês atarefado e conturbado para todos nós. As habituais férias de semestre são parte do passado, e os trabalhos,exames e apresentações fazem parte de uma nova realidade, à qual muitos de nós ainda nos tentamos habituar. Fica no entanto a dúvida relativamente aos alunos que actualmente estão a apresentar trabalhos. No caso de reprovarem nas disciplinas relativas a essas apresentações, têm apenas hipótese de fazer exame em Setembro.Será que passados alguns meses após a frequência dessa disciplina, depois de terem estudado para mais não sei quantas disciplinas e depois das férias, os alunos estarão em melhores condições para fazer o exame, que podia ser feito na época apropriada? Hmmmm...cada qual terá uma resposta consoante o seu interesse, mas não nos parece que retirar aos alunos, a hipótese de fazer um exame, seja a medida mais apropriada e do interesse destes.

6 comentários:

Anónimo disse...

De entre todos os defeitos característicos da ESE, o que provavelmente se encontra no top "vamos inventar cenas pra lixar os alunos" é sem dúvida a nova brincadeira do mês de Fevereiro. Ora portanto, um aluno está cerca de 4 meses sem fazer nenhum e depois decidem que Fevereiro é um mês ameno e que então todos os trabalhos, testes, frequências e tudo o mais que lhes ocorra marcar, devem ser marcados nesse belo mês. Outubro não, porque ainda é aquela coisa...pica das férias e das praxes e afins. Novembro não porque está entre Outubro e Dezembro, e parecendo que não a coisa fica chata. Dzembro não, porque é o mês do Natal. Janeiro é início de ano não aptece trabalhar.."hum... está decidido Fevereiro"
Para ajudar, os horários são tão bem feitos e a carga horária é tão leve que os alunos se veêm obrigados a abandonar qualquer réstia de vida pessoal/social fora das paredes do Tio Siza.
Umas reuniõezinhas entre profs ou uma calendarização de trabalhos era capaz de não calhar mal. Acredito que existam talentos entre os ESEanos, mas apresentar dois trabalhos e fazer dois testes na mesma semana, a mim parece-me simplesmente estúpido. Adoro decorar autores e comer folhas, apontamentos, snifar acetatos, no entanto se me perguntarem o que quer que seja na semana a seguir já me esqueci, porque estou ocupada a estudar pra mais dois testes e a fazer mais 5 trabalhos.
É a lei do desenrasca, que nos vai permitindo safar, mas no fundo não aprendemos nda, ou pouco é o que fica retido.

Após este desabafo, resta-me esperar pela segunda época especial do ano que é o mês de Maio. Parecida com a situação de Fevereiro, Maio torna-se ainda mais complicado por termos de dividir o tempo (que não temos) entre livros e a borga da semana académica que bem merecemos. E que apetecivel é esta semana para a marcação de "coisas", e há boa moda da ESE "se não há inventa-se".

Anónimo disse...

Concordo com o comentário anterior, só que acrescento que isto não se passa só na ESE, pois se estudar o caso de Lisboa, nalgumas faculdades é mês de Fevereiro todos os meses...

cumps

Anónimo disse...

Para meu espanto hoje faço um comentário positivo (n querendo utilizar a palavra: Louvor) à ESE. Finalmente e reforço, FINALMENTE! Após tantas lutas e perdas de tempo, a ESE pela primeira vez na sua história, fez algo de útil para os alunos e afixou os horários na sua página net! É verdade, finalmente podemos consultá-los a partir de casa, sem que tenhamos que apresentar uma queixa por escrito, pelo gasoleo ou gasolina gastos para consultar uma simples folha A4. Deixo-vos o Link abaixo para que possam divulgá-lo, a quem ainda não tenha tomado conhecimento deste "grande feito" que já devia ter sido feito desde que a Internet foi implementada no Templo do Siza.

Horários de Segundo semestre:

http://www.si.ips.pt/ese_si/horarios_turmas.hor_cursos

os meus cumprimentos

Anónimo disse...

Quando a esmola é demais, o pobre desconfia. Será coincidência por estarmos à porta de um acto eleitoral? Posso até estar enganado, mas parece claramente que começou a caça ao voto. Ainda é assim é de enaltecer que após longos anos, muitas queixas e desabafos, a nossa Escola se preste a facilitar a vida dos alunos.

O que está para vir? Aceitam-se sugestões, dicas e previsões!

Cumprimentos Eseanos

Anónimo disse...

é os mês dos namorados e o Presidente anda inspirado... daí as mudanças, não? LOL

Anónimo disse...

Há que enaltecer o facto de finalmente termos à nossa disposição os horários via internet. Ainda a propósito destes mesmos horários, há que referir e lamentar que existam casos em que alunos tenham 7 horas de furo entre aulas e que existam alunos a sair ás 21h da escola. É triste mas real, e não vai de certeza ao encontro dos objectivos referenciados para a implementação do processo de bolonha.