segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Algumas "Notas"

Venha Bolonha, venha Choque Tecnológico ou outra coisa qualquer, há coisas que não mudam na nossa escola. Ora a nossa escola, de portas abertas para a Europa, continua a apresentar-se através do seu site sempre em língua portuguesa (o dinheiro empregue num plasma pagaria concerteza a versão inglesa do site). Pobres dos estrangeiros, que para ficarem a conhecer a nossa escola, têm obrigatoriamente de ter alguns conhecimentos na língua de Camões. Se for esse o caso, na área dedicada aos alunos poderão constatar, que as sugestões feitas pelos mesmos, chamam a atenção para o facto de as notas não serem publicadas online. Atente-se sobretudo ao facto destas sugestões/queixas datarem de 2006 e desde então nada ter mudado, apesar do CD propagandear a chegada de novos meios e de cada vez informar melhor os membros da nossa comunidade. Pior será o facto de não justificar/responder ás sugestões/queixas dos alunos, mas essa é já um comportamento que nos habituámos (e será escusado tentar responder com 2 anos de atraso). Esta situação coloca muitos dos alunos em situações complicadas, como terem de faltar ao trabalho para visionar in loco as suas classificações, deslocações várias à escola de alunos que residem fora do distrito, permanência “obrigatória” dos alunos deslocados que aguardam pelos resultados para saberem se têm de ficar para os exames, entre outras.

Deixamos aqui as sugestões de outrora, e de agora, dos alunos:

Nos dias de hoje, para uma escola que se quer proclamar de adepta das novas tecnologias e com qualidade, é de facto de estranhar de não publicarem as notas e outras informações pertinentes para os alunos numa página ao alcance dos interessados. seria deveras importante que a ESE de Setúbal chegasse onde tantas outras escolas superiores e universidades já chegaram há muitos anos. deixo entao esta sugestao, ja referida por outros alunos e alunas, reforçando a necessidade destas acessibilidades. Obrigada

Enviado por: Ana Sousa; Educação de Infância

Cada vez mais as escolas divulgam as notas finais das disciplinas de cada ano, bem como notas de exames e horários. Não compreendo como na ESE isso ainda não se verifica. Para alguém que não se possa deslocar à escola, fica completamente privada de através de outros meios de proceder a inscrições de exames, visualização de notas e de horários. Espero que no próximo ano lectivo possam fazer caso de algumas sugestões aqui colocadas, ainda mais, quando se verificam algumas coincidências nas mesmas. Penso que por vezes pouco se preocupam com os alunos distantes (localização) da escola, será porque a maioria dos alunos inscritos são da área envolvente de Setúbal? E os restantes?

Enviado por: Pedro Sena; Comunicação Social

Visto que todos os alunos da Escola precisam do seu numero de identificação e do seu nº de B.I para aceder a um espaço reservado aos alunos no site da Escola , dando-lhes várias informações sobre o mesmo, não vejo qualquer inconveniente para que as notas finais não pudessem ser lançadas via internet neste espaço, permitindo que os alunos, principalmente aqueles que vivem deslocados da área de Setúbal pudessem ter um acesso às notas de uma forma mais simples e acessivel. Deixo esta sugestão aos responsáveis do curso e da escola, e espero que futuramente possam considerar esta sugestão.

Enviado por: Elisabete Antunes; Educação de Infância

Sugestão: Seria interessante, talvez não de forma definitiva, mas de forma experimental, inicialmente, as notas serem lançadas no Fordis ou mesmo na página da Escola, com acesso restrito dos alunos, em simultâneo, com as pautas. Seria útil para todos, mas especialmente para muitos alunos que têm de realizar deslocações até à escola unicamente para consultar as notas, quando se se encontrassem na página da escola, poderiam fazê-lo, à semelhança de muitas outras universidades, a partir das suas casas, sendo apenas necessário, ligação à internet. Os meus melhores cumprimentos Ana Marques

Enviado por: Ana Patrícia Alves Marques; Educação de Infância

3 comentários:

Anónimo disse...

Há-de vir a terceira guerra mundial primeiro, antes que possamos ver alguma coisa melhorada naquela ESE! As respostas são tão obvias que parece que têm um gravador sempre pronto a tocar a mesma ladaínha, vezes sem conta! É como se diz "Vira o disco e toca o mesmo!" Quanto ao post de hoje o que posso dizer é que estas mesmas perguntas ja foram feitas ao criador do site da ESE e a resposta foi que "a página não tem grande capacidade de armazenamento de informação, até porque para se inserir alguma coisa é necessária a devida aprovação!" Só falta saber se realmente a info que é colocada tem que ser paga... mais gastos... mais dívidas... pois talvés mais um dos motivos que ajudaram para o aumento das propinas. Talvés uma petição feita e entregue posteriormente ao CD ajudasse... talvés sim, talvés não... Milagres é coisa que não existe naquela "escola".

Anónimo disse...

Se por cada reivindicação dos alunos subir o preço das propinas, dentro de pouco tempo estaremos a pagar valores com 4 dígitos. E já sabemos a quem calha o sacrifício de pagar mais e mais quando as condições se deterioram. Quanto ao post, prevejo que daqui a um ano estaremos a discutir o mesmo problema, como o fizemos em anos anteriores. Haja paciência, muita paciência!

Anónimo disse...

Só para que o quadro de comentários fique actualizado. Cá escrevo aquilo que deixei agora mesmo na área que vocês aqui abordaram.

2/23/2008 1:47:50 AM
Desde que escrevi o meu último comentário, há um ano, nada mudou. A dois dias do começo do ano lectivo não tenho forma de consultar o horário sem que me tenha de deslocar (175km (ida) + 175km (volta) = 300km (total) de casa à escola e de escola para casa, para olhar para uma folha A4, facilmente digitalizada e publicada num sítio na internet. Espero que os futuros alunos da Escola possam usufruir, um dia, daquilo que nunca pude em 4 anos de ESE. Entendam esta crítica como construtiva e não destrutiva.

Enviado por: Pedro Sena; Comunicação Social