quarta-feira, 24 de janeiro de 2007

O Debate!!!

"...Os blogs sem rosto são um indício de desequilibrios pessoais e sociais..."

Sem dúvidas que esta frase marca o discurso do representante do Conselho Directivo. Durante um debate que visava o tema "Blogues: Impunidade e Cidadania", Luciano Pereira, ao estilo de muitos déspotas, "alertou" para os efeitos maléficos da blogosfera. (A esta altura, já Luciano Pereira identificou todos os problemas que vivemos no dia-a-dia. Podemos dar uma achega: alguns deles começam aqui na escola!)

Bloguistas igual a terroristas.
Esta, ao que parece, foi a ideia que Luciano Pereira tentou passar durante todo o seu discurso. Terroristas sem rosto, que apenas se interessam em "criar fenómenos de manipulação e de representação do real".
Não.
A ideia do nosso blog não é essa.
Nós apenas tentamos mostrar aquilo que nós vemos. Tão simples quanto isso. Nem somos terroristas que pretendem tomar de assalto a escola (se bem que era uma ideia bastante engraçada), nem tão pouco nos vamos sentir desmoralizados, ameaçados ou nos vamos deixar calar.
A luta é dura, mas enquanto cá estivermos, vamos fazer tudo para que as "conversas de corredor" deixem de ser "de corredor", e estejam disponíveis para todos.

Não somos anónimos.
Não somos anónimos nas aulas.
Não somos anónimos no bar.
Não somos anónimos quando pagamos as propinas.
Não somos anónimos nos corredores.
Não somos anónimos na varanda.
E não vamos ser anónimos quando formos chamados à responsabilidade de assumir as nossas
identidades, ou quando acharmos que chegou o momento de assumir.
A nossa responsabilidade continua com quem vê o mesmo que nós, mas se sente "preso" e "amarrado" nas cordas que silenciam as vozes discordantes.
A nossa arma são as palavras!!

Agora em jeito de comentário ao debate: bem organizado, uma boa plateia, composta por professores e alunos, interessados em saber aquilo que se passa entre as paredes brancas do nosso pequeno oásis.

PS- já que tudo se vende na ESE, nós damos esta ideia de borla: porque não um blog oficial do CD, chamado "conversas de corredor"???

7 comentários:

OPovo disse...

Meus caros, estou convosco e não largo. Proponho a realização de um acampamento na Ese (eventualmente no pátio das amendoeiras) intitulado "Al-ESEda", onde podemos realizar alguns cursos de formação cívica, utilização de novas tecnologias, intervenção em debates, conceito de democracia e liberdade, e até "atentados à mão desarmada" ao poder instituído.

Mantis Religiosa disse...

ai está uma daquelas propostas de tirar o chapéu ao pintor!!!
Concordo que isso devia ser feito, o pior é que era capaz de aparecer a GNR de intervenção e os GOE para evitar conflitos de interesses!

Tenho picado

Anónimo disse...

que mais dizer???
já tudo foi dito companheiros de guerrilha!
"Agarrem-nos que eles são uns bandidos!"

A ideia era genial! Um acampamento, todos de gorro, lógicamente, todos a aprender a estarmos atentos aos erros de alguém, todos a aprendermos que estamos na era em que se pode falar livremente, que não precisamos de nos esconder e que podemos abrir os olhos e VER!!!

bzzzzzzzz

Anónimo disse...

mantenham -se vivos porque a luta continua
todos à sua maneira devem lutar por valores de cidadania como a liberdade e a democracia que há bem pouco tempo eram a bandeira da nossa querida instituição ...
pelos bons homens e mulheres que naquela escola no presente, no passado mas tambem no futuro lutaram e lutarão por uma escola aberta e realmente livre ...
nesta fase está se a verificar quem está a favor de valores como a censura e quem por outro lado defende a liberdade e a criação não por serem egocêntricos mas sim por serem livres desde aquele belo dia de 25 de abril de 74 ...
saudações açoreanas e eseanas

p.s. - estou com o opovo porque com essa iniciativa talvez algumas talas desapareçam em algumas pessoas.

tenho dito!!!

Fernando Fernandes disse...

venho por este meio lamentar a ausencia nestas lides revolucionárias...
venho também exaltar a minha alegria ao ler as palavras proferidas por aqueles que "governam" a nossa instituição...(que aparentemente não é nossa, nem é para nós). tais palavras ficam imortalizadas no tempo, nesta forma de testemunho histórico, o nosso blog indepente, livre, democrático.
que as palavras daqueles que hoje proclamam e exaltam "caças às bruxas", um dia se apercebam que entram nas páginas mais negras da história, naquelas em que entram Pinochets, Bushs, Salazares, e por ai fora...
ao menos que fossem censores num cargo de mais relevância. mas foi o que conseguiram e é assim que serão relembrados.
Obrigado ao CD, e a todas as figuras menos esclarecidas da ese, que dia após dia, nos permitem continuar a escrever, a contestar, a crescer de importância e mais que tudo...obrigado por nos fazerem sentir que temos um importante papel a desempenhar.

Fernando Fernandes disse...

já agora...alguem que explique aos orgaos vigentes a teoria do ocenano: existe um peixe, que acima dele tem um peixe maior,o qual tem também um peixe maior que ele...por ai fora, subindo até ao topo da cadeia.
uma vez que estes orgaos vigentes nao o percebem por si só, talvez seja altura de lembrar que a "impunidade" nem sempre protege os tiranos, ou os que o ambicionam ser.
por aqui picase...
e alguns ficam picados!

OPovo disse...

O que realmente aflige a população escolar é este "rumor" existir, fala-se de censura por parte do CD e o CD não toma atitude nenhuma...não desmente nem confirma. Estamos a ser geridos por quem? Invertebrados? Esses é que não têm espinha dorsal!