terça-feira, 19 de junho de 2007

Onde está a ESE?

A malta habituou-se e agora não quer outra coisa a não ser posts do Estefanilho. Esta irregularidade na colocação de posts não se fica a dever à falta de assunto mas sim à falta de tempo, infelizmente a ocupação de bloguista não conta para as notas. Sosseguem que o nosso fim está longe e quando tiver que acontecer será com pompa e circunstância!

Na última sexta-feira (dia 15 de Junho de 2007), no suplemento Ípsilon do jornal Público, sai uma reportagem acerca da obra de Siza Vieira, onde é mencionada e elogiada a nossa escola. Tudo muito bem e bonito até aqui, não fosse a foto que ilustra supostamente a nossa escola ser a uma foto da…ESCE (como podem ver na foto).


Justificações para o sucedido:

- O sr. Fotógrafo até deu com a ESE, mas o estado de deterioração desta é tal que preferiu tirar fotos à ESCE!
- O sr. Fotógrafo até queria tirar fotos à ESE, mas foi impedido pelo nosso presidente ou vice-presidente que julgavam ser mais um Estefanilho.
- Até para tirar fotos à ESE é preciso pagar e o sr. Fotógrafo tentou remediar fotografando algo parecido.
- O sr. Fotógrafo bebeu mais do que devia e na hora de tirar a foto enganou-se. Pensamos que a ESCE foi projectada pelo atelier do sr. Siza, mas as semelhanças não são assim tantas.

O erro é certo que foi da publicação em causa, sabemos que esteve presente um jornalista, não sabemos acerca da presença de fotógrafo e a foto até pode ter sido retirada da internet mas fica assim provado que a promoção e afirmação da identidade eseana afinal não passa só por mostrar e defender cegamente os nossos símbolos, taras e manias. Mas também a ver pelo mau estado de algumas partes do edifício e espaço circundante, talvez o que nos reste seja o símbolo, não vá um dia a “casa” abaixo!

ps: em breve mais posts fresquinhos! Não desesperem!


16 comentários:

Anónimo disse...

onde para a ESE?
onde está a honestidade daquela instituição?
onde está a vida daquela escola?
morreu porque o que apenas importa é a imagem e o resto esvai-se constantemente no vazio de uma escola sem rosto ... e sem identidade ...

Anónimo disse...

wessel a presidente...!

será que esta noticia vai constar no hall of shame da "ese nos media"
...e se aparecer, era no minimo justo alguem imprimir este post e colar no outro...ficava um apendice engraçado.
cumprimentos

Anónimo disse...

porra...isto vai de mal a pior...que grande vergonha...bah

Anónimo disse...

BUHHHH
BUHHHH

As possibilidades são muitas...
Defender a imagem é isto...é identificarem um prémio de arquitectura sem ser preciso recorrer a imagens de internet..é saber que a ESE é PARECIDA com o Museu de Serralves....

aiii..mal vai a nossa imagem...

Anónimo disse...

E ninguém fala dos processos disciplinares nos audiovisuais? E dos serviços encerrados em época de avaliações? Mais atenção POVO!!!

Anónimo disse...

Em relação aos processos disciplinares nos audiov., acho k são o da telefonista (a peixeira lá do sítio), e o da besta da gaja/gajo k todos os meus coelgas e eu tb temos é vontade de lhe partir aquela tromba toda.
Acho q ela não deveria trabalhar nos audiovisuais, nem em qq sítio onde tivesse contacto connosco. Ñ sei como vai ficar a situaç mas o único sítio k ela se enquadrava era no secretariado do CD... aquilo é q elas se davam bem!
Isto n é picanço e mm assim!

Anónimo disse...

O povo por aqui vai estando atento mas para além de atenção é preciso acção. Nesta situação (e em muitas outras) é responsabilidade das instâncias máximas que os serviços estejam ao dispor dos alunos, se nos sentirmos prejudicados com esta situação devemos reclamar, afinal a escola sendo um estabelecimento tem livro de reclamações. Se de uma passarem a ser muitas certamente terão mais em conta os alunos que mais uma vez acabam por ser os mais prejudicados.

Não deixa também de ser engraçado o timing escolhido, afinal as aulas acabaram à uma semana, pena é que lá para cima se tenham esquecido que há malta que continua a trabalhar. Nada que nos surpreenda enquanto o poder estiver na mão de quem está, mas que demonstra o distanciamento dos "poderosos" para com a realidade e para com a comunidade eseana!

Acerca do post, pena os srs do Público não terem contactado o Estefanilho. Temos aqui algumas das melhores fotos da ESE, reveladoras do estado em que esta se encontra...prometemos publicá-las em breve!

Anónimo disse...

Já passaram por mim todos os CD da ESE e nunca assisti a tanta falta de interesse e empenho na conservação do edifício da ESE e espaços circundantes. Até doi... Mas para a defesa da imagem da ESE até se assanham... que imagem? Um logotipo que serve de espada e estandarte na luta do Dr Luís Souta contra o Doutor Armando Pires? A propósito: já repararam no ridículo? foram retirados os objectos de merchandising da vitrine e colocada, devidamente emoldurada (viva a pirosice)a carta, presumo que enviada pelo Arq. Siza Vieira, com o logotipo da ESE. Acham que a vitrine é à prova de bala? Terá segurança por infra vermelhos, como na "Missão Impossível"?

Anónimo disse...

Independentemente dos amores/desamores pessoais de cada um, não é bonito falar-se assim de uma pessoa que não se pode defender. Actos de violência não resolvem nada neste momento.
Gaja/gajo??? Não se pode julgar ninguem pelas escolhas que faz na vida e não vale a pena pegar por ai ao nos referirmos à funcionária em questão.

Piquem mas não ofendam ;)

Pica peras...

Anónimo disse...

Cabe-me como membro do blog desde já afirmar que não está ao nosso alcance controlar o que cada um comenta, como afirmámos noutros comments é da responsabilidade de cada um aquilo que diz, estando consciente das devidas repercussões desse comentário. A liberdade para comentar é a mesma para quem se pretender defender quando se sentir ofendido, salientando que esse nem era o tema em discussão mas vai sendo um hábito por aqui.

Não poderei eu, nem qualquer outro membro do blog, responder ou ser "julgados" por esse comentário quando não o fizemos!

E descansem que...vamos picando! Ah e o blog ao contrário da escola, não está de férias!

Anónimo disse...

Em meu nome, e nome do blog, digo aqui que nada temos a ver com a situação passada no departamento de audiovisuais.
Problemas pessoais não estão ao nosso nível de comentário ou picadela..
Tanto em relação á Fernanda como ao Francisco, como aluno sempre contei com os dois, e não foi o seu feitio que os fez ajudarem-me mais ou menos.
Podemos opinar sobre a decisão das suspensões, numa altura em ainda existem alunos a realizar trabalhos, ficando um professor encarregado de controlar o material, requisições, etc...
Podemos opinar sobre os actos e sobre as razões que levaram a tal extremo, porém não nos compete a nós, nem a nenhum dos outros visitantes/comentadores tecer qualquer tipo acusações em relação á vida pessoal de cada um.

Anónimo disse...

Penso que a questão deste post é...onde anda a foto da ESE? Só falta no CD dizerem que a malta do Estefanilho é responsável por esta ocorrência! Será?

Anónimo disse...

isto assim é uma boa atitude, que reflecte bem o espirito dessa escola que é a ESE!!!!
Colocar a imagem de outra escola(ESCE), mesmo tendo melhor imagem interna/externa, e referir-se a ESE é apenas uma gaffe jornalistica, mas sim o resultado da politica de passar despercebido que se passa na ESE!!! e tambem o resultado da formação dos jornalistas de comunicação social!!! Já que com uma gaffe destas o minimo que se pedia era um pedido de desculpas a ESCE....

Anónimo disse...

oh meu caro oynoc(???), pedidos de desculpa á ESCE??de quem? então nós é que somos um prémio de arquitectura e eles é que vêm referenciados com tal....
desculpe que lhe diga, a ESCE não tem melhor imagem, nem interior nem exterior! ou não me diga que na ESCE não existem infiltrações, rachas na parede ou mesmo pegadas nas paredes?

diz que foi uma espécie de engano....
e isto já acontece agora e ainda nem temos todos o mesmo logotipo...

Anónimo disse...

até que enfim vejo um "zangão" a defender a ESE, porque até agora só tenho visto "zangões" a criticar destrutivamente esta escola. Assim a imagem da escola fica negativa e nenhuma escola, neste caso a ESCE, gostaria de ser confundida com a ESE.
Não acha??

Anónimo disse...

O comentário anterior é da minha autoria em resposta ao Zangão.