(In) Competências
Vieram as férias e com elas a malta ganhou tempo para colaborar com o blog, enviando os seus testemunhos/comentários acerca da vida Eseana. Recebemos alguns mails neste período (vamos procurar publicar todos), facto que agradecemos, já que é objectivo da gerência contar com a participação de toda a comunidade. Já sabem, caso tenham algum assunto que julguem pertinente e que entendam que deve ser abordado e discutido, não se acanhem e enviem os vossos mails para a morada do costume. Deixamos aqui a abordagem de mais um picador relativamente à muito falada/discutida/contestada Carteira de Competências, uma dessas imposições bolonhesas.
Com a aprovação do Processo de Bolonha na ESE foi criada uma UC comum a todos os cursos denominada Carteira de Competências. Esta UC visa actividade extracurriculares, culturais e cívicas, nas áreas profissionais dos diversos cursos. O primeiro problema com que os alunos se deparam é a falta de tempo livre para a concretização das tais actividades extraESE devido à criação de horários que fazem com que os alunos tenham que permanecer na escola todo o dia se quiserem assistir às aulas e acabar as UC’s por avaliação continua.
A UC de Carteira de Competências (não) funciona actualmente com um programa provisório efectuado por um Professor empenhado em dar respostas aos seus alunos, que decidiu resumir alguns pontos essenciais das reuniões de tutores. Os próprios tutores encontram-se, nesta fase de transição, sem capacidade de resposta às questões expostas pelos alunos que têm de realizar obrigatoriamente pelo menos um crédito nesta UC para transitarem de ano.
A questão essencial é que os alunos (e cremos que a maior parte dos tutores) não sabem quais as actividades que podem ou não ser contabilizadas nesta UC.
Gostaríamos ainda de focar que achamos excessivo o número de horas de trabalho (27horas) exigido para conquistar um crédito. Assim e segundo a tabela entregue a alguns alunos, correspondem os seguintes créditos às seguintes actividades:
2 C à dinamização
1,5 à organização
1 à participação
0,5 à observação
Supondo que os alunos se dirigem a uma conferência de 8 horas, está só será contabilizada (se a acharem válida), somada com outras duas actividades de observação e/ou participação com a mesma duração.
Recomeçando as aulas no inicio de Abril e devendo o crédito desta UC estar cumprido no final de Junho, resta aos alunos esperar que as respostas cheguem durante este curto período de 3 meses.
Aguardamos saber quantos alunos sairão prejudicados com a obrigatoriedade do cumprimento deste crédito até ao final do ano lectivo, quando quem tem o poder e a obrigação de responder às nossas questões não parece estar ciente da sua responsabilidade.
A UC de Carteira de Competências (não) funciona actualmente com um programa provisório efectuado por um Professor empenhado em dar respostas aos seus alunos, que decidiu resumir alguns pontos essenciais das reuniões de tutores. Os próprios tutores encontram-se, nesta fase de transição, sem capacidade de resposta às questões expostas pelos alunos que têm de realizar obrigatoriamente pelo menos um crédito nesta UC para transitarem de ano.
A questão essencial é que os alunos (e cremos que a maior parte dos tutores) não sabem quais as actividades que podem ou não ser contabilizadas nesta UC.
Gostaríamos ainda de focar que achamos excessivo o número de horas de trabalho (27horas) exigido para conquistar um crédito. Assim e segundo a tabela entregue a alguns alunos, correspondem os seguintes créditos às seguintes actividades:
2 C à dinamização
1,5 à organização
1 à participação
0,5 à observação
Supondo que os alunos se dirigem a uma conferência de 8 horas, está só será contabilizada (se a acharem válida), somada com outras duas actividades de observação e/ou participação com a mesma duração.
Recomeçando as aulas no inicio de Abril e devendo o crédito desta UC estar cumprido no final de Junho, resta aos alunos esperar que as respostas cheguem durante este curto período de 3 meses.
Aguardamos saber quantos alunos sairão prejudicados com a obrigatoriedade do cumprimento deste crédito até ao final do ano lectivo, quando quem tem o poder e a obrigação de responder às nossas questões não parece estar ciente da sua responsabilidade.
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