quinta-feira, 13 de março de 2008

ESEAHCC

ESEAHCC - pronunciar-se-á como se lê e soará possivelmente a uma palavra estrangeira, mas passamos de seguida a explicar.

Está previsto, por esta altura, ser aprovado um documento síntese de todas as propostas para a Organização Institucional do IPS. Numa das propostas que tivemos acesso, elaborada pelas Associações de Estudantes do IPS e apresentada pelos alunos presentes na Assembleia Estatutária, é sugerida a alteração da nomenclatura para as várias unidades orgânicas, nomeadamente a da ESE. Segundo o mesmo documento esta mudança “deve contribuir para uma imagem moderna, dinâmica e de futuro para as unidades”. Ora o nome proposto para a nossa Unidade Orgânica é Escola Superior de Educação,Artes, Humanidades e Ciências da Comunicação. Dá para imaginar quando for para preencher as papeladas habituais, chegamos a meio do nome escrito e não haver mais espaço para escrever o resto. Mais engraçado será quando nos perguntarem que escola frequentamos. Quase será necessário recorrer a uma cábula para que não aconteça trocarmos ou esquecermos todos os nomes. A propósito de esquecer, e visto que era intenção com este novo nome incluir todos os cursos, fica a questão…onde se encaixa o curso de desporto? E já agora, temos algum curso que justifique a inclusão da designação ARTE no nome? Sim, sei que vão responder Promoção Artística e Património, mas PAP não produz qualquer material/produto/obra artística, daí que nos pareça descabida a inclusão dessa designação no nome da nossa escola.

Também o site Google Earth propõe um novo nome para a nossa escola. Neste caso optaram por adoptar o nome do arquitecto que projectou a obra (ver foto). Não bastavam todas as confusões em torno de Bolonha e demais assuntos eseanos, ainda nos vêm confundir com uma série de nomes. Com tanto nome, qualquer dia corremos o risco de não saber ao certo onde estudamos. A dita Identidade Eseana parece estar em crise e já nem o quadro com o logótipo da ESE nos parece que a vá salvar!!



E já que tanto se sugere acerca do nome da nossa escola, deixamos o desafio a todos para que sugiram também um nome...vá, toca a puxar pela imaginação!

5 comentários:

Anónimo disse...

escola superior das bananas?
era só trocar o E pelo B
ESB

Anónimo disse...

Triste mania que temos das grandezas, já que em nada somos grandes relativamente às outras "Unidades Orgânicas", vamos ser no nome. Só dá para rir mesmo. Se a ESE fosse uma pessoa podia aspirar a fazer parte da família real.

O nome proposto acima não podia ser melhor, mas a minha proposta vai para Escola Ainda à Procura de Ser Superior em Alguma Coisa (EAPSSAC).

Anónimo disse...

Eu sugiro: DQEUEE

Diz Que é Uma Espécie de Escola

ou uma espécie de outra coisa qualquer

Anónimo disse...

"mas PAP não produz qualquer material/produto/obra artística"

Não sei se concordo! mas tb.

Anónimo disse...

Caro Quer Dizer, sei que é um termo controverso e subjectivo, mas posso sempre perguntar se um aluno de PAP quando acabar o curso denomina-se de artista? São desenvolvidos projectos artísticos ao longo do curso? Nos estágios que vão decorrer este ano está previsto algum aluno ir desenvolver/criar algum produto artístico?

ps: Peço, sff, que não se entrem em defesas fundamentalistas relativamente aos cursos.