terça-feira, 6 de março de 2007

O Discurso

Foi referido em comentários num post anterior o discurso por parte de um ex-membro da AE na tomada de posse dos novos membros. Um aluno e ex-membro da AE enviou-nos esse discurso, que tomamos a liberdade de publicar.


"Caro Estefanilho,

Depois de ter lido e participado neste afamado blog, achei que era hora de divulgar o “tal” discurso que tanto se referiu nesse mesmo post.

O texto, foi uma mensagem da lista que dava o seu lugar á nova equipa que trabalhá na AE durante e pelo menos o próximo ano. Uma mensagem inflamada, que pretendia transmitir e alertar os presentes na sala para a situação que se viveu durante um ano.

Como é lógico, todos os membros da lista esperavam (e desejavam) a presença de representantes da escola, para que pudessem congratular os novos membros da AE e também aqueles que deixavam o seu cargo. Porém isso não aconteceu!

Mesmo assim, porque achámos correcto, o discurso foi lido á mesma, apesar de me parecer que os presentes não lhe deram a devida atenção, e para se evitar o diz que disse, cá fica o texto na íntegra!

Abraço e obrigado

Cuco


"A todos os presentes,

É com muita mágoa que transmitimos esta última mensagem.

Um ano depois de termos tomado posse, e agora que nos apresentamos para passar este precioso testemunho, decidimos avisar a nova lista para os obstáculos que irão encontrar.

Mesmo com todas as promessas feitas existem duas opções: ou o CD mudou a sua atitude e decidiu finalmente entrar em diálogo com a Associação de Estudantes, ou as novas promessas não passam de isso mesmo, apenas promessas.

Durante este mandato, nunca existiu comunicação entre CD/Coordenações de curso/AE. No processo de Bolonha e em decisões a nível institucional a AE nunca foi encarada como representante da facção amis importante da Ese. Nestes corredores branco, nunca sentimos possível uma interacção entre nós e o elo (ao que parece) mais forte.

O processo de Bolonha estás prestes a entrar em vigor e os alunos continuam sem a minima noção daquilo que está a ser decidido por eles.

Se pegarmos no programa da actual equipa do CD, e se tivermos em conta o Processo de Bolonha, a frase “manter um diálogo constante com os alunos através da sua AE” perde a pouca credibilidade que tinha.

Ficaremos atentos.

Continuaremos a enfrentar os problemas que diariamente se vão colocando aos alunos, pelos quais a nossa preocupação se manterá intacta.

Numa altura em que tanto se fala em democracia, esperamos que quem continuar o nosso trabalho não se perca em promessas vãs, aceite o nosso conselho e lute sempre por quem merece: os alunos!”


Lido isto e o programa para as eleições para o Conselho Directivo de 2005, podemos concluir que o presidente Luís Souta precisa de um convite para cumprir as suas promessas. Já lá vão 2 anos, meus senhores!!

Que o discurso (que não presenciou por falta de convite) e este post sirvam de convite para cumprir o que prometeu!

38 comentários:

Anónimo disse...

e é um belo discurso!
obrigado caro cuco, tanto pela participação descarada como pela contribuição!
Todos vão conhecendo aquilo que se vai passando dentro do nosso paraíso branco e é bom que não se fechem os olhos!

Á nova malta da AE, leiam com atenção estas palavras de aviso! Quem as diz sabe do que está a falar, e aqui plo estefanilho, não podiamos estar mais de acordo!

A vocês, que escreveram e leram este discurso, foi uma pena o Exmo Presidente não ter ido, e os poucos profs presentes terem saído antes da leitura do mesmo!

bzzzzzzzzz

Tabasco disse...

Eu cada vez gosto mais do nosso CD!

Anónimo disse...

"Como é lógico, todos os membros da lista esperavam (e desejavam) a presença de representantes da escola, para que pudessem congratular os novos membros da AE e também aqueles que deixavam o seu cargo. Porém isso não aconteceu!"

porque será?!

Anónimo disse...

"porque será?!"

Só o sr Presidente saberá a resposta certa.

Nós podemos dar umas pistas.

Talvez medo de ser confrontado com as promessas que não cumpriu...mas sempre ouvi dizer, quem tem medo compra um cão!

Anónimo disse...

eu poderei dizer pk é que ninguem esteve presente, ou pelo menos tentar adivinhar...

NÃO FORAM ENVIADOS CONVITES PARA NINGUÉM.

MEDO? CLARO


TENHO DITO


ps. vou assinar como anonimo pk th medo de represalias

Anónimo disse...

continuando o post posto por mim anteriormwnte...


sei de fontes seguras que todos os convites a serem enviados nao o foram, simplesmente ninguem foi convidado, foi triste uma tomada de posse assim, pederam e perderam com muito mau perder...

se estivesse alguem do cd na sala, aquela merda de discurso nao teria sido feito.

Anónimo disse...

OH, agora apanhei-lhe o gosto, e não quero outra coisa!
o convite só seria enviado ao presidente do cd, e não a outros professores que foram convidados PESSOALMENTE, e por mim!professores com algum peso na escola, uma das quais coordenadora de curso (que também foi convidada pela actual direcção)!! infelizmente uma reunião do conselho pedagógico impossibilitou a sua presença ao longo de toda a cerimónia (ou devemos antes dizer semi-cerimónia, já que alguns membros da lista que estava a tomar posse nem se deram ao trabalho de lá ir, pois como disseram, e também o sei de fonte segura, "tirem o meu nome da lista porque eu não quero fazer nada e não vou lá estar"???)!
caro anónimo, se tem medo de represálias não diga aquilo que não tem coragem de assumir publicamente!
a "merda de discurso" foi escrita por "alguéns" que nunca tiveram medo de assumir as suas responsabilidades, e não ouse duvidar da minha palavra, quando lhe digo que o discurso seria lido à mesma! tal como o exmo presidente esteve lá á porta, mas não era importante lá estar dentro, pois já havia telefonado directamente ao novo presidente a felicitá-lo!
tornar o discurso publico, não foi mais do que dar a possibilidade a quem não o presenciou poder saber o que foi dito, porque eu, ao contrário de muitos que por aí andam, orgulho-me de poder dizer que ASSUMO RESPONSABILIDADES e que não é medo de X ou Y que me fazem mudar de opiniões em relação a determinados assuntos!
Particularmente não tenho nada contra o professor Luis Souta (que me posso orgulhar de ter sido meu professor, provavelmente ao contrário de ti, miserável anónimo, que só o conheces de nome, e provavelmente de uma ou duas conversas mais formais), porém a nossa ligação enquanto membro da AE e presidente do conselho directivo nunca foi a melhor! Conflitos de interesses diria eu!

Peço desculpa ao Estefanilho por usar este espaço para abusivamente me justificar perante certos comments, mas não acho justo que se possa dizer o que se quer sem plo menos se ter o direito a ouvir uma boa resposta!

ps-estimados membros do conselho directivo, é bom saber que afinal existem alunos que estão dispostos (anonimamente, é certo) a defender o bom nome da sala do primeiro andar, com vista para a tão falada Associação de Estudantes!

Abraço,
Cuco

Anónimo disse...

Caro Anónimo "Medroso"

Tomo a ousadia de lhe responder com o meu ponto de vista acerca de diversos pontos:

.Convites
Meu caro, deixemos de defender as burocracias. Não houveram convites, paciência! O sr Luis Souta não é presidente da ESE por convite, desempenha uma função que exige responsabilidades e pela qual é pago (e bem pago)com as propinas de todos nós e como tal entendo que não seja necessário convite para desempenhar o seu cargo, que exige que esteja atento e presente nas ocorrências do dia a dia da nossa escola. Se teve o vagar de se deslocar á porta do Anfiteatro é porque sabia o que se ia passar. Não entrou porque não tinha convite??? Isso também se pode chamar birra. E caro anónimo, também precisa de convite para jantar na sua casa? Não tenha medo que hoje não é sopa!

.Discurso
Foi feito por alunos para alunos,deve ser respeitado e entendido como uma opinião. Se não concordas, só tens de defender as tuas posições, mas lembra-te se não respeitas as dos outros, não esperes que respeitem a tua.
Sugestão ou TPC: leitura do programa para as eleições para o Conselho Directivo de 2005. Lê-se num instante e talvez aí percebas o porquê do discurso! (podemos sempre colocar online num post futuro).

.o teu comentário
"foi triste uma tomada de posse assim, pederam e perderam com muito mau perder..."
Episódios dos Morangos com Açucar são das 18h ás 20h na TVI. Deixemos as intrigas e conversas de corredor pois os interesses dos alunos estão acima disso, não vamos estender essa conversa aos reais problemas da nossa escola.
Quanto ao teu medo de represálias, já o disse aqui e volto a dizer...quem tem medo compra um cão.

O sr Luís Souta a esta hora deve estar contente por saber que afinal tem quem o defenda, apesar deste seu defensor não usar o vocabulário mais apropriado.

Obrigado e volta sempre

Anónimo disse...

Caro Cuco... A tua ideia foi exposta, conseguiste mais amigos por teres exposto o discurso? Pessoalmente fiquei com a mesma opinião que sempre tive a teu respeito... Um senhor que tem a "mania" que possui o dom da palavra...
Não me interessei pela tomada de posse, é verdade... Pois sei que se fosse, rir-me-ia entre os dentes, mas só por respeito, porque estar-te a imaginar a proferir tal discurso...
Não vou assinar anónimo, por ter medo, daquilo e do outro, quem ainda iremos ter um "parlapier" pessoal e assim possamos discutir as nossas ideias/diferenças...
Sublinho o facto de não ser por esta tentativa de mostrares que és bom e "forte", e que mereço voltar para a associação porque digo o que penso, só que em locais, onde a transmissão é indirecta. Deixa lá, não fiques triste porque como tu exitem muitos.. e muitos deles comentam da mesma forma que tu...
REPITO
Têm a mania que possuem odom da palavra...
E já agora, já que aqui se respeita tanto a opinião dos outros... porque não sáo vocês os primeiros, sim, agora vocês senhores bloggers a fazer o mesmo?
Aqui fica a questão...
Divirtam-se com estas futilidades, a Associação é outra, não espera, agora só falta o senhor presidente da actual A.E. a expor o seu discurso... Ai ai... Marquem uma RGA e façam um replay, mas desta vez entreguem os convites(esta foi sem ofença para ninguém, porque eu sei...o senhor Souta bem podia ter ido...), e claro com mais meia dúzia de pessoas claro, para que possa ser uma tomada de posse... Quem sabe para a próxima apareça...
Boa sorte para os que lá estão, e assim como também para o que se avisinham... Já estou a um belo tempo, e desde já congratulo a actual A por ter exposto as contas da associação, e por não se ter deixado intimidar pelos sucessivos ataques de dois membros da ex AE, que não souberam adimitir que qualquer entidade de comércio JUSTO, tem que ser inscrito nas finanças, e mesmo assim deixando para os inexperientes, já que s bolsos estão grandes, pena estarem vazios pelo que se viu...
É melhor parar senão, nem leiem até meio, quer dizer o cuco vai ler tudinho... Talvez tenha sorte e eu lhe responda...

Agora um comentário à parte... É "fixe" comentar estas futilidades...

Saudações qualquer coisa...

"piquem-se à vontade, porque cá eu não sinto nada"

Anónimo disse...

Caro sobreiro, felicito-te por tão oportuno comentário, disseste o que pensavas e como tal n deves ser criticado(e eu subscrevo ).
Aproveito para reforçar. que os convites estavam feitos á espera de serem enviados(convites referentes á tomada de posse), mas como os novos membros da A.E. não são "bruxos", não adivinhavam que os ex membros não os tinham entregue e nem que eles estavam na direcção.
Em relação á parte de "enviar" os convites, especificamente ao Sr Luis Souta, acho que apesar de ele saber da tomada de posse, é sempre de bom tom e uma questão de principios, enviar um convite formal ao Sr Presidente do C.D., acho que nem se discute, é uma formalidade mais que óbvia, se ele ia ou não, issso logo se veria, de acordo com a sua disponibilidade, mas enviava-se os convites,porque não foram enviados?porque acharam que ele não iria?sou obrigadoa concordar que talvez tenha sido por medo e para poder proferir tal discurso com tanto entusiasmo e segurança.
Tenho dito meus caros!ah, e não tenho medo de represálias, loool. são mto poucos os que me metem medo, e cá em Setúbal não se encontra nenhum.

Saudações Académicas

Anónimo disse...

LOLOOL!
Dom da palavra???por acaso já me disseram isso, apesar de eu não acreditar!
pah, vejo aqui tanta gente sem medo, mas que assina com pseudónimos! porque é que me parece que é pessoal que agora pára muito na AE e anda a tentar afirmar-se?impressão minha?talvez.....

ps-o objectivo não é arranjar mais amigos! os que tenho, apesar de poucos, são bons! e se queres que te diga estou pouco interessado em fazer mais,....

percebam de uma vez por todas, meninos e meninas, que a minha azia por ter perdido a AE da maneira que foi já passou! só desejo que os meninos que lá estão façam um bom trabalho e que as coisas lhes corram plo melhor! mas não vou estar a engolir sapos só porque apanharam a onda de dizerem tudo o que querem!tive na RGA como aluno e na festa como "festeiro"!e eu, que conheço bem os meus direitos e deveres, não preciso de convite!

e caro sobreiro, eu sinceramente não te conheço, ou então és mais um daqueles que passam por mim e eu nem reparo que existe, mas obrigado por teres uma ideia formada sobre a minha pessoa e o meu possível dom da palavra! que ao responder ao meu comment e ao ler os meus textos vás treinando o teu poder de argumentação, que bastante falta te fará no futuro!

em relação ao parlapier pessoal, eu agora tou de estágio, mas quando voltar, se tiveres coragem podes estar á vontade! fica aqui o convite!

Anónimo disse...

Isto aqui fala-se dos problemas da ESE ou de problemas pessoais? O tópico parece-me falar de um discurso de uma AE e não de uma pessoa. Deixem as futilidades para outros espaços da ESE!

Anónimo disse...

Isto aqui fala-se de tudo!
deixem-nos atacar-se como se não houvesse amanhã!!!

bzzzzz

Anónimo disse...

"E já agora, já que aqui se respeita tanto a opinião dos outros... porque não sáo vocês os primeiros, sim, agora vocês senhores bloggers a fazer o mesmo?"
by sobreiro

Quanto á tua pergunta, a nossa resposta está em todo o nosso blog, todos são livres de expressar a sua opinião e todos têm direito á resposta, agora quando se opina tem que se ter a consciência de que existem pontos de vista diferentes, como em tudo na vida (o mundo não teria piada se fôssemos todos iguais!, e como tal todos têm o direito de expor os seus pontos de vista com argumentos que julguem válidos e que acrescentem algum valor á discussão.

E já que se fala de respeito pela opinião aqui no blog, que ela se alargue a outros espaços, como por exemplo a RGA, onde os alunos podem (e devem) expressar as suas opiniões. As RGA's ao que me parece servem para os alunos discutirem e apresentarem argumentos tendo em vista a melhoria da sua experiência académica e não para se fazerem juízos de valor acerca das opiniões. Não somos todos iguais volto a referir...

Mais uma vez lamento que as pessoas se mostrem apenas disponíveis e empenhem a sua energia para comentar intrigas e questões pessoais, quando a nossa escola e comunidade apresenta problemas muito mais graves. Parece que não conseguimos contornar o velho costume português do ser mais fácil dividirmo-nos e defender o nosso quintal do unirmo-nos e defender a nossa causa.

Ainda assim deixo o convite á participação de todos com assuntos e opiniões que julguem pertinentes e acrescentem algo á discussão...se assim não for também podem comentar, o blog é de todos para todos, cada qual que julgue as suas opiniões, acho que já todos temos idade para julgar as nossas acções.

Cada qual assuma o seu papel e responsabilidade e faça o melhor na sua função quer seja cortador de relva, seja da AE, seja o gajo que arranja os computadores ou simples aluno. O melhor de cada um será melhor para todos!

Anónimo disse...

Que engraçado vai isto por aqui ...
dores de cotovelo ...
intrigas ...
é disto que o povinho gosta não é?
faço minhas as palavras do mosquito do bagaço.
Há tanto assunto importante a debater que estas tricas e baldrocas são pura e simplesmente insignificantes e dão uma imagem péssima a nós alunos ...
porque nos tornamos banais e apenas mais uns ...
espero que me tenha feito compreender
e que tal falar-se mais acerca do esparguete à bolonhesa??
isso é que ainda vai mexer muito com a nossa carteirinha ...
ups!! tá calado que assuntos importantes são uma seca ...
saudações açoreanas e epa se não me quiserem ligar nenhuma não o façam mas epa só vos fica mal estes ataques pessoais mutuos e constantes ...
por serem banais, futeis,de extremo baixo nivel e o que mais há!!!
e viva a construção cerebral :)

Anónimo disse...

Acerca do esparguete á bolonhesa caro wessel, parece que pouca gente ousa a meter o garfo. Ele está prestes a ser servido e nós pouco sabemos acerca dos seus ingredientes.

É de congratular a iniciativa do EUROMOB, a decorrer no próximo mês na ESE, mas quer-me parecer que esta é uma iniciativa para "inglês ver", com a presença de convidados estrangeiros e demais entidades. A escola veste-se de fato de gala e mostra-se como um exemplo para outras. Será mesmo um exemplo?

Ficam algumas questões para quem de direito responder:

. Porque nunca se promoveu uma iniciativa geral de esclarecimento acerca de bolonha, para os alunos, durante a estruturação e discussão deste?

. Quantos alunos foram para ERASMUS este ano? (podemos dizer que foram menos que nos anos anteriores, talvez não seja tudo tão cor de rosa como se pinta.)

. Já existem protocolos para que alunos de todos os cursos possam inscrever-se no programa ERASMUS?

. Durante essa semana que se pretende de esclarecimento acerca de Bolonha, os alunos serão levados a participar ou terão de faltar a aulas e sujeitar-se á ditadura da falta, quando estão interessados em informar-se acerca do futuro do seu ensino?

. Quando estará on-line a versão em inglês do site da nossa escola?

. É preciso convite?

Acabo com o desejo que a iniciativa atinja os objectivos pretendidos, que proporcione aos alunos um real esclarecimento acerca do futuro do nosso ensino e que esta iniciativa não seja mais uma "operação de charme" do nosso CD.

Anónimo disse...

tive com o gajo dos figuinhos da mina e dos oquestrada!!!

Anónimo disse...

são questões muito pertinentes caro mosquito do bagaço e que mais uma vez não são esclarecidas pelo nosso carissimo CD.
são inquietações que penso que neste momento são transversais a todos os alunos porque mexe com o nosso futuro.
e para alem disso a questão monetária que não se fala muito para não levantar ondas é extremamente relevante
- os mestrados em Portugal vão abranger um publico alvo mais vasto
irão diminuir o preço? (um bom mestrado em portugal custa por volta de 1.500 contos na moeda antiga ...)
- as licenciaturas vão ser meros bacharelatos e teremos de ser «obrigados» a tirar o mestrado?
- e a mobilização a nivel europeu dos estudantes a nivel de mercado
será que irá mesmo acontecer
a questão é mesmo será que estamos preparados para esta grande reforma?
saudações académicas e açoreanas

Anónimo disse...

pois é wessel, duvidas temos todos, mas ao que aprece não nos querem elucidar! sendo assim, vamos adivinhando!
O processo de bolonha cheira a mais uma medida europeia, daquelas que satisfazem os países mais desenvolvidos e prejudicam os mais pequenos!
será que o curso que eu vou tirar na ese vai ter a mesma equivalência do que um tirado em inglaterra ou em espanha?
caso o preço dos mestrados continuem elevados, e um aluno saído da universidade (e recém-desempregado) terá possibilidades de o tirar (isto se o preço subir)?? ou estamos aqui também a separar o trigo do joio???
que se vai passar na escolas?? com a implementação de bolonha, (segundo fontes não oficiais claro) as escolas serão obrigadas a ter no seu corpo docente mais de 50% de docentes com mestrados! isso existe na nossa escola? ou professores competentes devido á sua práctica profissional são agora menos capazes de nos ensinar??
se o trabalho é mais autónomo, e se vão ser exigidas não presenças nas aulas mas sim o adquirir de competências, o preço das propinas continuará a subir ou estagnará pelo menos até ao nivel de vida económico do povo português subir, existindo também nisto uma relação poder de compra/valor de propinas, que não as eleve até aos patamares europeus mas tenha em conta a situação do país, um dos quais onde a mão de obra é pouco especializada??

ps - é pena que para assuntos sérios a população que se vai mostrando tão activa não participe com a mesma garra!

bzzzzz

bzzzz

Tabasco disse...

Mas, isto afinal é o que?

Amigos eseanos, O Estefanilho é um forum de discussão onde não há opiniões mais importantes que outros, a não ser que um dos comentários anónimos tenha sido feito pelo Sr Professor Marcelo, então ai vale um pouco mais. Vá, admitamos não é toda a gente que tem um programa na RTP.

Convidados ou não os elementos do CD deviam de ter marcado presença na tomada de posse. Agora no que diz respeito à nova AE eles ainda não me deram razões para falar bem deles, no entanto também não me deram razões para falar mal.Deixem-os em paz e membros da nova AE deixem os antigos em paz.

É estúpido andarem todos ás turras por isto e aquilo.

Respondendo ao tema das "futilidades" não esteve presente no "debate" sobre blogs?

Ao que parece incomodamos muita gente, se não o incomodamos a si temos pena! Mas não deixa de ser estranho comentar duas vezes o mesmo post.

E refiro que todos os problemas de caracter pessoal que tem com elementos da escola, devem ser discutidos noutros sitios e não aqui. A mim parece-me que o nome do blog é O Estefanilho e não CARAS!

Amigo anónimo e amigo Cuco, façam o favor de resolver os porblemas que têm um com o outro noutro ambiente.

Qualquer dia, até parece que não estamos a meio da implementação do Processo de Bolonha.


Pico, Logo Existo

Anónimo disse...

Por uma ESE única... Por favor... Voçês que lá estam na Associação de Estudantes, trabalhem por uma ESE única e não como está agora... É membros para um lado e ex membros para outros... Digo desde já que até podiam nascer boas amizades, se é que já não as há... A tomada de posse foi no dia 18 de Janeiro, meu amigos passaram praticamente 2 meses.. Em relação ao Cuco, não ter gostado de perder, é normal, ninguém gosta de perder, no meu caso individual, não gostaria por melhores que fossem as razões do meu "adversário". Os comentários em relação ao Processo de Bolonha, no meu ver estão mais que correctos, se pudesse, expressava aqui o meu entusiasmo enquanto os lia com uma salva de palmas... Isto são problemas que enfrentamos, e acreditem, coloquem essas "merdiçes" de lado, e tratem do que interessa... Os alunos, afinal não se passam lá dois dias, mas sim anos... E já agora depois de tudo o que li referente ao senhor Souta.... Se por acaso o senhor ler este post, ou se a sua secretária o ler, por favor, faça um favor a todos nós e trabalhe em conjunto com alunos, neste caso a A.E. em conjunto trabalhem para nos manter informados...

Um grande bem haja de um mero aluno assiduo a este fórum...

Anónimo disse...

Estes últimos comentários salientam e reforçam o verdadeiro espírito dos alunos da ESE. Deixem-se de intrigas e mesquinhices! Divididos teremos menos força para lutar pelas nossas causas.

Saudações Académicas

Anónimo disse...

Coiso!
caro tabasco, apesar de não saber quem és, espero que compreendas a necessidade de me defender perante acusações infundadas (ou com razão) sobre a minha pessoa! querem dizer digam na cara!eu não costumo deixar nada por dizer!
sobre bolonha...a elitização do ensino tem-se vindo a mostrar demasiado evidente! para um lado vão aqueles que com a força do seu trabalho mantêm o mundo a girar...aqueles que nada têm mas que se dignam a lutar por algo melhor! numa sociedade que não deveria ser extratificada, não é isso que observamos! cada vez mais as politicas dos sucessivos governos provam que o dinheiro continua a ser um factor essencial para a imagem/posição social que cada um ocupa!
como diria o meu avô: "muito tens muito vales, nada tens nada vales!"
eu não acredito nisto!
eu acredito num ensino onde os jovens têm a possibilidade de aprender gratuitamente! porque o ensino não deve ser limitado, mas sim incutido á população para que todos ocupemos um lugar de destaque na sociedade onde vivemos! Onde cada um seja A SOCIEDADE! onde cada um, seja qual fôr o seu extracto bancário possa mostrar o seu real valor, o valor do seu trabalho! sem explorações ou prostituições de almas e de esforços!
acredito num ensino acessivel a todos! acredito num futuro onde os meus filhos possam ter o apoio para estudarem, sabendo que um dia esse esforço será compensado!sabendo que um dia assumirão papel de destaque na construcção do país e da democracia à qual todos temos direito! aquela democracia pela quais tantos lutaram! Bolonha é mais um passo rumo ao isolamento do jovem povo português, que face á equalização do ensino nos países europeus ficarão em perda para com os alunos oriundos de países mais desenvolvidos, que lhes permitem o acesso a outras oportunidades e outras facilidades ao decorrer do curso!
propinas??acessos???profissionalização??competência?? onde estão???

abraço, Cuco

Tabasco disse...

Amigo Cuco,

Tem toda a razão tem o direito de se defender, no entanto penso que o verdadeiro sentido do blog é falar de coisas que ultrapassam as diferenças pessoais.
Tudo bem, quando somos insultados ou acusados em praça pública é normal que a nossa paciência desapareça.
Embora não gosto muito dele, o Claudio Ramos disse " Que não vale a pena discutir com idiotas, pois assim descemos ao nivel deles", isto nao de nenhuma maneira um insulto aos que participam no blog de forma assidua nem aos que vm pa atirar postas de bacalhau, é apenas para reforçar a ideia que senão queremos ser idiotas não discutámos assuntos idiotas, que nada tem a ver com os problemas da maioria dos alunos.

Espero que compreendam e continuem a frequentar o blog

Juntos podemos mudar a ESE

Pico, Logo Existo

Anónimo disse...

Parece que o professor Luís Souta é mesmo alérgico às iniciativas promovidas e organizadas pelos alunos. Com ou sem convite ele insiste em não marcar presença...e sei de "fonte segura" que ele até recebeu uns convites ultimamente!

Fernando Fernandes disse...

finalmente...chegamos ao que interessa.
decidi por valores pessoais, ideias ou mesmo hierarquizaçao de importâncias não comentar assuntos relativos a tábloides cor-de-rosa
temos morangos com açucar, temos revistas cor-de-rosa, temos crime, diabo...em suma, temos demais do mesmo na pequena Tuga, não precisamos de fazer deste nosso e vosso blog mais um espaço assim
portanto, agora que aparentemente retomamos o rumo a seguir: a problemática de Bolonha, o assunto Erasmus (que o ano passado tantas historias engraçadas deixou por contar), a dinamizaçao do nosso site...Agora que temos tanta coisa boa para realmente debater, e não é só criticar, é exigir soluçoes mesmo...agora que temos bons assuntos de novo, e realmente pertinentes, esperamos tanto entusiasmo da parte dos alunos como quando se tratar da cor da roupa interior de cada um e de feitios

por aqui pica-se
agora...quem fica picado?

Anónimo disse...

Curioso, agora que se discutem assuntos mais sérios, "sobreiros" e "árvores voadoras" parecem ter perdido o dom da palavra!

Anónimo disse...

a mim pessoalmente este tipo de assuntos como bolonha e afins tão concretos e determinados mas ao mesmo tempo tão invisiveis e pouco claros são os que a nós alunos devem preocupar porque estão a decidir o nosso futuro naquelas paredes brancas e nós alunos sabemos apenas de pequenas coisitas de alguns professores generosos que nos elucidam um bocadinho ...
e o mais assustador é que dá a sensação que somente quando as coisinhas (e que coisinhas)estiverem todas definidas é que nós alunos iremos porventura receber uma nota por escrito a titulo de informação ...
saudações açoreanas

Anónimo disse...

Por estranho que possa parecer caro "zé das bicas", a minha pessoa tem vida para além da internet, e de andar aqui batido a ver o que se pica.
Em relação ao processo de bolonha, se quisermos ter em conta a experiência com que vamos entrar no mundo do trabalho, pensao que, ou se deveria reduzir os anos dos cursos, mas estruturando os mesmos para que saiamos com o mesmo grau de preparação, ou então mantê-los com os anos que já têm.

Coisas diversas :P

Tabasco disse...

Cara Arvore voadora,

Todos nós temos vida, mas como sabe a reivindicação faz parte da vida!.

Agora sairmos preparados da ESE, nem que os cursos tivessem 10 anos sairiamos preparados. E não se desculpem " Eu tenho média de 18, estou preparado", porque isso não interessa...

A verdade é que se aprende muito a fazer as coisas, quando realmente as fazemos..

Não é escrever uma noticia em 5 anos que faz de nós jornalistas, não é a fazer trabalhos em cartolinas que aprendemos a ensinar.

A culpa não é dos docentes, se calhar eles até queriam dar outro tipo de aulas...até porque deve ser um motivo de orgulho dizer que pelas mãos deles sairam jovens bem preparados para a vida profissional.

Tronco comum é muito bonito,ganhei muitos amigos, mas será que aprendi alguma coisa? Só o tempo o dirá


Pico, Logo Existo

Tabasco disse...

E já agora, volto a frisar

Comichões do Tipo : Eu não gosto de ti porque me roubaste um par de meias, ou porque não vou com a tua cara!

Não as coçem aqui. Senão estiverem preparados para resolver as coisas em pessoa então guardem os rancores para vocês.

Anónimo disse...

Palavras de Sabedoria!
Comichões são bonitas mas é pa serem coçadas noutros lados!
não podia estar mais de acordo!
Na minha opinião tronco comum tem um papel importante, porém o modo como os próprios professores os encaram (aulas irregulares, faltas, matérias inexistentes, trabalhos absurdos) acaba por transformar a maior parte das disciplinas em horas de lazer! O real objectivo das disciplinas de tronco comum era um pouco a aquisição de várias competências que não se poderiam adquirir de outra forma: Comunicar: Tornar Comum! Aprender a conhecer os outros de um modo mais rápido!

Árvore voadora: o objectivo é exactamente esse!
"e quisermos ter em conta a experiência com que vamos entrar no mundo do trabalho, pensao que, ou se deveria reduzir os anos dos cursos, mas estruturando os mesmos para que saiamos com o mesmo grau de preparação, ou então mantê-los com os anos que já têm."

Os cursos vão todos ser reduzidos (aliás esse é uma das questões que mais afecta as tunas das universidades nacionais)! Apesar de serem re-estruturados para podermos aprender o mesmo em menos anos, essas alterações vão provocar uma saída prematura para o mercado de trabalho! Essa saída prematura (num caso de um curso de 3 anos) só seria resolvida de duas maneiras: ou os alunos portugueses adoptam uma estratégia de pausa entre o secundário e o ensino superior, ou apostam no mestrado assim que acabarem a licenciatura!
(o mestrado ainda é capaz de sair carote)!!!

Em suma a tudo o que já se disse por cá, Bolonha levanta questões não só educativas como também financeiras!
o "ciber-estudo", recorrendo a uma plataforma igual ao moodle, seria benéfico ou prejudicial? até que ponto o trabalho dos professores não pássa só por prestar auxilio em vez de aplicar toda a sua experiencia na ligação diária e directa com os alunos?
As disciplinas prácticas estariam condenadas a acabar? que mudanças existirão a nivel de estruturas pedagógicas?? os departamentos manter-se-ão iguais?? ou o surgimento de novas disciplinas levará à criação de novos departamentos e a extinção de outros? ou fica tudo na mesma??
se fica tudo na mesma..o que é que muda??apenas a duração dos cursos!!fornadas de desempregados a saírem anualmente, formados em 3 anos, para não se perder muito tempo com isto da malta andar á escola...porque assim nem trabalham nem descontam nem têm utilidade nenhuma....e seja como fôr..vão mesmo ver-se gregos pa arranjar emprego!

bzzzzzzzzzzzzzzzzz

ps- obrigado por nos irem mantendo na ignorância

Anónimo disse...

Inauguração: Exposição Fotográfica dos Alunos de Património do 2º Ano!
Convites: Entregues
Presenças: Personalidades importantes
Ausências: Presidente do CD
Motivo: Não havia CD de Doors

Anónimo disse...

E continuam com a cena dos convites...

Já farta,não?

Anónimo disse...

cu caralho, ja havia uns tempos que ca não vinha ler mas estou impressionado com o que aqui se passa
"discurso de merda não tinha sido feito" claro que tinha quem nos impedia?? nem qe fosse à porrada tinha sido feito porque a censura so funciona underground, eu queria ver quem era a esperteza que vinha dizer que não podiamos dizer o que dissemos, tao mas vivemos onde? Coreia do Norte?
Isto é só merda que aqui se passa, gente parva a falar do que não entende e gente parva
responder e a defender o nosso amado CD!

O pessoal ta naquela escola com dois objectivos, tirar os cursos e curtir o mais possivel, para que entrar em conflitos verbais? Se for para houver merda que haja mas como deve de ser

Eu até ja comprei uma 6.35 po caso de haver barraca lol

Bom ja perdi tempo demais com isto por isso vou mas e pra praia

P.S. Batam-se, mordam-se, violem-se mas não se magoem

Bêjos Bêjos

Anónimo disse...

P.S.S. Eu até nem concordei com o discuro mas eles obrigaram-me, ataram-me a uma cadeira e espancaram-me com uma tábua espalmada a dizer PAM

Tive que concordar :(

Anónimo disse...

Ex membro da AE, aqui plo Estefanilho damos total liberdade para cada um dizer o que lhe vai na alma, porém pedimos alguma contenção na linguagem utilizada! não é que não a conheçamos, mas não consideramos este o espaço ideal para a utilizarmos! porém continue a deixar as suas opiniões, e se achar ser esse o caminho, não se preocupe que os posts não serão retirados!
tirando isso, a 6.35 é uma óptima escolha!

bzzzzzzz

Miguel Bugalho disse...

Tenho vindo a acompanhar os comentários a este post,(na sua maioria desnecessários) até que se falou em bolonha e resolvi dar a minha opinião.
Em relação ao post em si, não percebi qual foi o objectivo ou utilidade na divulgação do discurso.
No que diz respeito a Bolonha existe pouca informação, mas mais grave que isso, um grande desinteresse por parte dos alunos.
Foi realizada uma reunião (no caso do curso de C.S) com o prof. Ricardo Nunes e alguns alunos dos diferentes anos do curso com o objectivo de nos esclarecerem sobre as principais mudanças que Bolonha irá trazer e acreditem, quase que foi preciso "correr atrás" para explicar o que aconteceu nessa reunião. Poucos quiseram saber e os interessados só se mostravam em conversas de ocasião.
Penso que a maioria das questões colocadas pelo "mosca tsé" são bastante pertinentes. Porque não um próximo tópico sobre Bolonha para vermos quais as opiniões dos alunos?
Não nos podemos desculpar com as falhas dos outros, façamos a nossa parte.

Saudações Académicas.