terça-feira, 27 de março de 2007

Opinião Sobre Bolonha

O presidente do Conselho Directivo da Região Centro da Ordem dos Engenheiros, Celestino Quaresma, alertou hoje, na Covilhã, para o "oportunismo" provocado pela adaptação do ensino superior ao processo de Bolonha.

"Quando o poder político chama licenciatura ao primeiro ciclo de Bolonha [três primeiros anos curriculares] está a meter o pé na argola", disse Celestino Quaresma, à margem das Conferências de Engenharia Civil, que decorrem até quinta-feira na Universidade da Beira Interior.

O processo de Bolonha visa uniformizar o sistema de graus académicos na Europa, promover a mobilidade dos estudantes, dos professores e dos investigadores e assegurar a qualidade da docência.

"Em nenhuma parte da Europa se chama licenciatura ao primeiro ciclo: chama-se bacharelato. O primeiro ciclo de três anos não pode ser confundido com as actuais licenciaturas de cinco", sublinhou.

Celestino Quaresma alertou, também, para a possibilidade de haver "pessoas com cursos de três anos, bacharéis, a pedir documentos nas escolas que frequentaram por forma a serem classificados como licenciados, para depois irem a concursos onde se exigem licenciaturas".

"É tudo oportunismo, mas é um oportunismo de papéis. Só funciona na função pública, porque, nas empresas privadas, ao fim de 15 dias, independentemente de tudo o resto, vê-se logo pelo trabalho quem é que serve para as funções", acrescentou.

Celestino Quaresma sublinhou, ainda, que para se ser membro efectivo da Ordem dos Engenheiros é necessário ter cinco anos num curso acreditado ou fazer exame específico no caso de frequência de um curso não acreditado.

"Com o primeiro ciclo ninguém é membro efectivo da Ordem.
Deverá ficar um grau abaixo, porque uma pessoa com o primeiro ciclo de Bolonha não tem competência para ser um engenheiro completo. Só pode fazer alguns actos", explicou.

Apesar do "oportunismo", o dirigente da Ordem considera que em Portugal se pratica um ensino superior "de excelência" na área das engenharias, mas há demasiado facilitismo no ensino básico.

"O problema político é que se pretendem pintar de cor-de-rosa os resultados das estatísticas, para que este país tenha muita gente a completar o nono ano de escolaridade. Por isso, opta-se pelo facilitismo e tudo passa", disse Celestino Quaresma.
"
Transmite-se a ideia aos jovens de que a vida é fácil, quando não é. Depois chegam ao 10/o ano e são cilindrados. E quando chegarem à vida profissional são cilindrados outra vez, porque lhes falta a formação de base e as empresas não os querem", alertou.

As próprias associações de pais "têm andado erradas", frisou, acrescentando que se "preocupam demais com as notas dos filhos, mas é o mercado de trabalho que os vai avaliar e dizer se são bons ou não".

Segundo aquele responsável, parte do problema reside no facto de "professores do 6/o ao 9/o anos de matemática, química ou biologia", entre outras matérias, "serem formados nas escolas superiores de educação. Estas escolas ensinam pedagogia, mas não têm competência científica para essas disciplinas".
"É por falta de um bom ensino básico que é difícil a formação resultar e fazer um profissional completo neste país. É mais fácil preparar, por exemplo, quem vem de alguns países de Leste, porque têm uma forte preparação de base", sublinhou.

Sendo a engenharia uma das actividades que mais se fundamenta na ciência, é uma área "especialmente sensível a estes problemas do ensino básico. E não haja dúvidas de que o desenvolvimento do país passa pelos engenheiros", frisou.


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3 comentários:

Anónimo disse...

A ser verdade estas afirmações só prova que andamos a ser enganados por toda a gente que fala de Bolonha!!!!

Vamos lá ver o que isto da na ESE

Anónimo disse...

Concordo com o Gonçalo Rodrigues. Estas declarações ainda me confundiram mais...afinal, em que ficamos? Dúvidas...

Fernando Fernandes disse...

afinal os alunos nao ficam com grau de licensiatura ao fim dos tres anos? sao apenas bacharéis outra vez? entao podemos dizer que bolonha apenas vai alterar o actual sistema no que toca a €´s?

respostas a ser respondidas por aqueles que nos procuram nos corredores, nas bibliotecas... tanta curiosidade que o nosso CD tem para umas coisas, terá para outras também decerto. e como aqui passam...que se expliquem.


p.s- e não fiquem picados, façam só o "vosso" papel, elucidem.
Ao CD
com cumprimentos