segunda-feira, 19 de março de 2007

Bolonhices

Dado o elevado número de comentários no post passado relativos ao Tratado de Bolonha, decidimos "separar as águas" e criar um "espaço" exclusivo para o tema (nada que não tenha já acontecido).

No site da escola é possível por estes dias aceder a alguma informação acerca da implementação do Tratado na nossa escola e da oferta formativa para o ano lectivo de 2007/08. Apesar da pouca informação contida, pode-se logo constatar que as licenciaturas em ensino (Licenciatura em Educação de Infância; Licenciatura em Ensino Básico – 1º Ciclo; Licenciatura em Educação de Infância para Apoio à Educação Bilingue da Criança Surda …) serão substituídos por novos cursos.

Segundo a mesma "fonte", na ESE as habilitações para a docência são conferidas através de uma Licenciatura em Educação Básica e por um Mestrado num dos seguintes domínios:
  • Mestrado em Educação Pré-Escolar
  • Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
  • Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico.
Quer-nos cá parecer que a partir do próximo ano lectivo, quem alimentar o sonho de "quando for grande" ser professor, antes de por a mão na consciência terá primeiro de a colocar no bolso para contar os tostões que vai ter de pagar em propinas (licenciatura e mestrado).

Enquanto outros cursos vão acabar,uns mudam de nome e outros mantêm. É de lamentar que toda a informação seja oferecida de forma telegráfica, em jeito de menu sem ingredientes, que acaba por não responder ás dúvidas que vamos colocando ao longo do processo e sem elucidar acerca da estrutura dos cursos e do seu funcionamento. Serão cenas para próximos capítulos?

Dúvidas? Opiniões? Sugestões? Lamentações? A discussão está aberta a todos (alunos, professores, funcionários, CD e entendidos na matéria) á distância de um click.

16 comentários:

Anónimo disse...

Boa iniciativa.

Pessoalmente, estou preocupado com a lentidão de todo este processo. É extremamente negativo e preocupante não saber como vai ser o meu 3º Ano de Comunicação Social...Acabarei logo a Licenciatura? Farei mais um ano? Haverá Mestrado em Comunicação Social na ESE?...

Anónimo disse...

Ja la ta escrito o que é preciso para vir para o curso, as supostas saidas profissionais...
O que falta é o que interessa, como vão ficar os cursos apartir desse momento, e a questão do aluno miguel peres? como vai ser o 3º ano e o 4º? e o 5º?
quem vai po 3º acaba? e quem vai po 4º acaba? ou sera que vamos continuar?

pode ser que alguém do CD que costume vir ao blog nos explique mesmo que anonimo...

Anónimo disse...

é realmente preocupante e gritante a falta de comunicação entre o CD e os alunos em relação a esta matéria tão relevante ...
O que me está a parecer é que este processo ou tratado ou chamem lhe o que quiserem é uma manobra de cosmética a pensar nos cifrões ...
vamos ter alunos menos preparados para o mercado ...
licenciaturas de cultura geral e algum senso comum ...
e mestrados para os mais inteligentes ( ou melhor os que têm mais dinheiro nos cofres )
e é isto que até agora não existiu nem professor, nem comentador, nem conselho directivo nem nada que me conseguisse explicar ...
vamos voltar ao tempo da outra senhora onde só os ricos é que tinham direito a estudar???
cada vez mais estão a aumentar as assimetrias entre classes ...
como um professor me disse um dia ... « vai existir muito mais acesso às casas de banho (licenciatura) mas será que todos podem ter torneiras? ( mestrado )»
basicamente na minha modesta opinião isto de bolonha traz outro problema que é a cada vez mais obvia separação entre universidades e politecnicos ...
os politecnicos vão ser um bocado tratados como escolas profissionais em que se ensina umas noções mas não o essencial ...
e os conteudos dos mestrados na ESE??
é dramatico e é necessario que os alunos e não só se preocupem muito com isto porque o problema não diz respeito só à associação ou a dois ou três malucos ...
diz respeito a todos vós
e deviam ganhar consciencia disto porque penso que o nosso pais não deve sempre lamber as botas à europa quando ela quer mas também pensar construtivamente e pela positiva para melhorar estas situações de desigualdade que na finlandia ou na alemanha podem ser irrelevantes mas que no nosso portugal ainda são muito visiveis ...
saudações academicas

Anónimo disse...

a questão acaba por ser mais complexa do que o simples problema monetário! se o ensino fôr de qualidade, e já que consideramos utópico um ensino gratuito e de qualidade, o investimento é um investimento seguro! gastam-se uns milhares de euros mas ficamos com uma licenciatura/mestrado que a longo prazo nos vai trazer beneficios!
porém, a qualidade está longe de fazer parte dos planos de estudo das várias universidades/politécnicos no nosso país!
e a verdade é que já não interessa que a malta se interesse em ir para aas universidades! quanto maior o nivel de escolaridade maior o ordenado, logo, maior a despesa para as empresas! uma mão de obra especializada tem custos para as empresas, e assim sendo, como diria o nosso ministro da economia: "um dos pontos fortes do país e o qual deveremos aproveitar á o baixo custo de mão-de-obra"!
nos politécnicos pretende-se ensinar e preparar profissionais capazes, e atentem na palavra profissionais, enquanto nas universidades e universidades independentes se criam e moldam as personalidades influentes e se melhoram os circulos de amigos e as entradas em determinadas esferas da vida social!
as universidades privadas vendem cursos, apesar de todas as polémicas que têm vindo a público, casos da moderna e da independente!

e nós caro CD, coordenadores de curso, conselho pedagógico e cientifico....... como ficamos????

bzzzzzzzzzz

Anónimo disse...

é obvio que o problema é muito mais complexo que somente a questão monetaria e cabe em saber se realmente iremos sair profissionais no futuro somente com uma licenciatura de 3 anos ...
vamos mesmo ter de ser «obrigados» a tirar o mestrado para termos uma formação mais completa e aprofundada e ai é que está a questão ...
num ensino publico tendencialmente gratuito não consigo conceber que no futuro para termos uma formação mais competente tenhamos de tirar um mestrado a custar o que custa neste momento ...
e será que as universidades e os politecnicos servem apenas para serem uma especie de fábricas para formação rapida e telegrafica??
será que tambem não funcionam como escolas de vida e de crescimento pessoal?
é que um bom profissional não é aquele que somente consegue assinar um despacho ... mas aquele que também consegue pensar e reconstruir sobre os assuntos ...
penso eu de que ...
será que somos somente vaquinhas e números a serem fabricados à serie?
a mim faz me muita confusão esta visão tão cientifica e tão pouco ética que parece delinear-se neste esparguete envenenado ...
dá me a sensação que cursos como filosofia ou história entre outros vão ser um bocado os cursos das vacas com defeito e que não sabem produzir ...
então e a construção do pensamento?
é irrelevante?
saudações academicas e açoreanas

Anónimo disse...

p.s. - é o triunfo dos porcos ...

Anónimo disse...

se existirem problemas com um processo erasmus, por exemplo, e a escola nao "percebe" mto bem de quem é a responsabilidade, basta mencionar o nome de alguem num gabinete da uniao europeia, responsável pelo projecto, e as respostas surgem logo...
será que no processo bolonha não será assim também?... a ese nao é a instituição última e toda-poderosa que guarda todas as respostas---
talvez seja altura de alunos ou um "orgao representante dos alunos" chegar a alguem acima da ese e pedir um...esclarecimento. no minimo. é para isto que se vota em alunos assim.

Anónimo disse...

Caro "alguem que sabe como se fazem as coisas... disse..."

Penso que cabe ás autoridades responsáveis pela implementação do tratado esclarecerem as pessoas (alunos, professores e afins). Não retirando a responsabilidade aos alunos e aos seus órgãos de representação pela busca de informação, é um dever das diversas entidades acima dos alunos informarem e proporem espaços de discussão... ou é só pensar no dinheiro que lhes vamos dar?

É que pelo que vejo, nem os órgãos de gestão sabem o que vai acontecer com a implementação de "Bololnha"

Anónimo disse...

Afinal o nosso CD é apenas inovador e visionário!
Segundo notícia sáída hoje nos meios de comunicação social* o ministério da educação avançou para o mesmo projecto de rentabilização dos espaços nas escolas secundárias!
Só que estes só se vão dedicar aos casamentos e baptizados, e nós avançámos logo para a rentabilização de uma forma duvidosa: a "pernoitação"!!!

bzzzzzzzzzzzzzzz

* para consultar a noticia: http://dn.sapo.pt/2007/03/20/sociedade/escolas_secundarias_alugar_espacos_p.html

Fernando Fernandes disse...

anteciparam-se ao "nosso" CD
mas também não haverá tempo para perder com algueres e festas temáticas...
afinal, decerto que na ese todos se preparam já para grandes secçoes de esclarecimentos aos alunos sobre bolonha.
o assunto é grande, interessa a todos. nao duvido que se encontre no topo das "coisas a dinamizar" aqui por estes lados.

Anónimo disse...

Bem, afinal parece que a questão que aqui pus está esclarecida: deram-me confirmação que o meu 3º Ano na ESE será o último, ou seja, o curso de CS vai ser logo abrangido radicalmente por Bolonha, condensando os 3 anos que tinha pela frente em 1 e como prémio o estágio é retirado. Ou seja, para o ano sou finalista e sei pouquissimo sobre CS...

Anónimo disse...

Obrigado caro Miguel Peres pelo esclarecimento! Foi "vendido" aos alunos de CS, durante anos, a ideia que o estágio no 5º ano era uma mais valia e imprescindível (isto á imagem das disciplinas de tronco comum) e de repente tudo deixa de ser o mais correcto para se implementar novos currículos e métodos de avaliação.

O 5º ano de CS (que acaba por ser meio ano)até convinha aos cofres da nossa querida escola não era?

Haja vergonha para se admitirem os erros feitos ao longo destes últimos anos em que muitos alunos não passaram de cobaias em politicas educativas que apenas serviam os interesses maiores de outros e nunca dos alunos!

Fernando Fernandes disse...

caro miguel peres

tens muita razao no que dizes ao afirmar que sais do curso sem perceber nada de C.S...e existe ainda uma agravante: sais com um curso que de nada te vale.
com bolonho estas novas licenciaturas são como o antigo bacharel, ou seja, nada. para teres o equivalente a uma licenciatura "das antigas" tens mesmo que tirar um mestrado.
já agora...esclareceram-te também dos custos acrescidos desse mestrado que te deixar ter um real "licenciatura"?

Anónimo disse...

De facto, já me tinha informado sobre os mestrados: cerca de 5000 Euros...ou começo a trabalhar para pagar o Mestrado ou vou para as caixas do Jumbo com uma Licenciatura...E sim, hoje em dia, Licenciatura = Bacharelato. O que eu acho mais engraçado é este Tratado ter sido imposto pelo Governo e nunca terem pedido a opinião aos estudantes ou mesmo à opinião pública, ao país...

Anónimo disse...

meus lindos e lindas, como é que podem ter tantas certezas quanto ao regime de transição do curso de CS se o processo ainda nem começou? Os processos de transição estão agendados mas ainda não começaram a ser feitos. Sabiam? Nem desse nem dos outros cursos!Além disso, não é de acordo com a vontade de cada um. Vão ser criadas directivas internas, ESPERO!

Anónimo disse...

matrix, lindo ou feio...nao sabiamos porque ninguem nos disse. é mais por aí...
há excepçao de uma ou outra alma mais bem formada e instruida que de boa e livre vontade nos vai dando umas "dicas", nao existe informação...