segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

O que se diz por aqui!

O Estefanilho decidiu fazer uma análise a partir das palavras mais utilizadas nos diversos posts colocados ao longo do ano de 2008. Optámos por apresentá-la recorrendo a uma forma de visualização de informação complementar ao texto, graças à ferramenta gratuita de nome Wordle.

Palavras como "alunos", “luta” e "escola" estão, naturalmente, muito presentes no nosso discurso mas a criação de nuvens de palavras (através do Wordle) permite detectar que temas foram mais valorizados ao longo dos nossos posts.
Como curiosidade, produzimos também uma nuvem a partir das palavras do Presidente do IPS, o sr. Armando Pires., na sua mensagem de Ano Novo (um gesto muito ao jeito da nossa classe politica). Podem ver aqui o resultado.

4 comentários:

Anónimo disse...

adoro o grafismo, porém aquilo que sobressai ao olhar é mesmo a incompetência do IPS e das suas gentes, a mensagem de novo ano do Sr Presidente é realmente muito bonita, agora será que o próprio IPS dará o exemplo e será competente neste exigente ano que se avizinha? Pelo trabalho feito não me parece mesmo nada pois cada qual anda ocupado com o seu umbigo e não abrem os olhos para as reais necessidades dos estudantes e das escolas, aliás aquilo que o IPS tem feito realmente é promover a incompetência e a própria desorganização das escolas!

Anónimo disse...

"Parole Parole Parole" cantavam Mina and Alberto Lupo. Traduzindo para o português,Palavras Palavras Palavras, que pouco vão valendo nos discursos que por aí abundam. Ficam sempre bem e não dão muito trabalho, ao contrário de cumprir o que se diz. Esta era uma boa altura para algumas pessoas se enquadrarem com a realidade e adoptarem a sinceridade/verdade nos seus discursos.

Olhando para este marasmo de palavras e para o panorama do IPS, apercebemo-nos de que algo não bate certo...e no fim, ficamos sempre pelas aparências com stands pomposos em feiras e demais eventos do género.

Cumprimentos

Anónimo disse...

e os coffee breaks, é incrivel como as escolas não têm dinheiro mas fazem-se sempre coffee breaks e com serviço de catering!É a gestão e o jogo de imagem/aparências no seu máximo expoente... lool

Anónimo disse...

Os coffee breaks e demais repastos proporcionados pelas altas patentes do IPS são uma tradição de longa data lá para os lados da Estefanilha. Faz parte de um pacote de "produtos" juntamente com os discursos de circunstância e o culto pela aparência.

Todas estas promessas e a aproximação de alguns actos eleitorais não me parecem mera coincidência. Resta ver que custo terá para as carteiras dos estudantes...