segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

100 POSTS !!!


100 posts, quem diria!
26 de Setembro de 2006, surge na blogosfera um blog de seu nome Estefanilho!
Este blog, composto por 6 elementos iniciais (aos quais se foram juntando muitos mais, através de comentários e emails), tinha como missão principal abanar e colorir as fundações e paredes brancas de uma escola onde as massas são, na maioria, apáticas e silenciosas!
Com o passar dos meses e dos posts, fomos descobrindo enquanto blog, que não só chateávamos muita gente como ganhámos a missão de informar e dar voz a todos os que por medo ou falta de meios não conseguiam falar mais alto.
Desde apontamentos de humor a assuntos mais sérios, aqui pelo Estefanilho sempre fizemos questão de afirmar que a nossa luta não era contra ninguém em específico, mas sim contra decisões e atitudes que se reflectiam no nosso dia a dia enquanto estudantes.


Nestes primeiros posts, um dos principais problemas levantados foi o anonimato do blog. Em relação a esse mesmo anonimato, sempre defendemos que um dia teria de ser levantado, como aconteceu com um dos nossos membros.
A identificação de um dos membros do blog implicou a ameaça por parte do Conselho Directivo de possível processo disciplinar a nível interno e um processo em tribunal! Todas estas atitudes despóticas e ditatoriais apenas nos deram mais força para continuar!
Ameaças ou tentativas de denúncias não serão recompensadas!
A faixa "Liberdade Sim, Censura Não" ao que parece tinha razão de existir! Não bastava o caso Flash IPS, em que a censura foi praticada ao melhor nível, mas ainda as bandas desenhadas que desapareciam milagrosamente, os autocolantes que a tantos chatearam, e por fim, o caso Homens da Luta, em que o CD proibiu a transmissão das imagens recolhidas na nossa escola, aniquilando assim mais uma vez uma actividade revolucionária e de protesto dos alunos!

Foram meses preenchidos de actividades, em que sentimos mais do que nunca que podíamos lutar por algo e alguém: Os Estudantes e os seus problemas!
Para este ano que decorre, queremos reforçar mais a nossa posição na defesa dos estudantes e dos seus problemas!

Não poderíamos terminar sem agradecer a todos vós que através do vosso interesse e participação valorizaram ainda mais este projecto. Foram vocês que nos motivaram a trabalhar e a continuar a publicar post atrás de post. Sabíamos de antemão que não iríamos agradar a todos, como tal continuamos a afirmar que este é um espaço aberto à liberdade de opinião e expressão. Queremos que todos se sintam motivados a colaborar e a participar. Queremos que alunos de todos os anos e cursos sintam que têm alguém a quem recorrer para dar voz aos seus problemas, não existindo da nossa parte nenhuma distinção entre cursos, caloiros ou veteranos. Estamos dispostos a divulgar e apoiar (como já vem sendo tradição) todas as actividades realizadas na escola, prestando assim "serviço público".

Vamos continuar a não fechar os olhos a atitudes e práticas que claramente ponham em causa o nível de ensino aos alunos, tal como o seu bem-estar ou condições de estudo.
Continuaremos a existir, e a lutar, não só por nós, mas também pelos outros!

A picar é que a gente se entende!
O Estefanilho


PS- a autores de blogs com o intuito de realizar um trabalho como o nosso: BEM-VINDOS! Esperemos da comunidade Eseana que o nosso trabalho seja visto como algo a acompanhar, que vos leve a colaborar ou criticar quando for caso disso! Que este exercício de cidadania crie na nossa escola pessoas melhores e mais motivadas por problemas de todos! Aos outros, aqueles que tentam destabilizar, ou por não se sentirem representados ou apenas por má vontade, dizemos apenas o seguinte: tentem, o CD já o tentou, os alunos deram-nos o seu voto de confiança e apoio, através de inúmeros comentários e participações, e nós continuamos vivos e de voz bem presente! Não entramos em guerras com Alguéns, entramos em guerra com quem cria problemas aos alunos e se esquece permanentemente deles!

22 comentários:

Anónimo disse...

e que grande post 100 :)
e que se continue a escrever pois é sempre bom existir picadas contra órgãos autistas que não conseguem estabelecer um dialogo na escola e que precisam de umas picadas para pelo menos ficarem incomodados ...
acreditem pois para haver uma desinfestação de estefanilhos só quando exterminarem os alunos interessados e ficarem apenas umas quantas almas penadas num edificio branco e acritico ...
e como diz o adriano correia de oliveira « mesmo em tempos de sofreguidão há sempre alguem que resiste, há sempre alguem que diz não ».

Anónimo disse...

Quero deixar os meus sinceros parabèns a toda a equipa e que continuem o bom trabalho (o mau se quiserem também o podem, pois a par dos "bate boca" com a AE não vejo mais alguma maldade). Critiquem, façam, demonstrem e acima de tudo não se deixem pisar pela pior desgraça que já existiu na ese: este Conselho Directivo (o qual até creio que não seja assim tão mau como os direitos humanos na china, pior mesmo é a fêmea que domina a escola).

Abraços e lembrem-se que o PCP também é tão porreiro que até expulsa membros!

Anónimo disse...

têm o meu apoio ;) continuem o bom trabalho ;)

Anónimo disse...

O Kiko gago vai-se candidatar á presidencia da AE?
Não há a minima vergonha hoje em dia!!!!

Ps: é impressão minha ou o Skoda do Jones ainda está intacto?

OPovo disse...

Os meus parabéns, camaradas de blog...que façam mais 100!

Anónimo disse...

Amigo Steve,

Essa questões são debatidas noutro " Blog"

Força aí pessoal, continuem o trabalho

Anónimo disse...

Pois são, desculpem lá mas não resisti.

Já agora felicito os parabens do post nº 100.

Continuem...

Anónimo disse...

É Só Rir no Reino da Esee ! Ehehe


Ah ganda Centenário d post' =D

Vcs Tao bem cá dentro .

Anónimo disse...

venham mais cinco duma acentada que eu pago ja! :D

Anónimo disse...

Assim passaram 100 posts amigos eseanos? vamos para mais 100?

Aquele abraço Camaradas

Anónimo disse...

O Estefanilho apoia a Lista "i".

Qualquer semelhança com a lista "c" do ano passado é apenas coincidência! LOLOLOL Que por acaso perdeu!!!
Vamos viver um "deja vu"?


Parabéns pelo post 100!!! Sem dúvida alguma que 100 posts públicados, apenas 7 ou 8 tiveram sentido, tendo os outros só transmitido MERDA! Nada mau pelo que se vê nesta blogosfera!!!

PARABÉNS PESSOAL!

Anónimo disse...

os alunos é que vão decidir -se pela lista que é capaz de fazer o melhor trabalho e que é capaz de não terminar apenas com duas ou três pessoas ...

Um bocadinho mais de respeito para o ultimo participante que de aluno de uma escola superior de educação não têm nada.

Anónimo disse...

Pois bem caro sku, parece-me que a dor de corno se propaga muito facilmente!
Pois claro que sim, que a lista I se parece com a lista C! existem membros que já tiveram na outra lista, existem membros que apoiavam a outra lista que também apoia esta!
Mas se teve um dejávu, e se o dejá vu foi total, vai perceber que vai ser mais um ano em que a associação vai definhar, sem novidades, trabalho ou o que quer que seja...
Mais uma vez uma lista aposta no programa e no trabalho realizado em campanha, outra aposta no "show of" desta vez não há Toy, mas será que faz assim tanta diferença?!
Se não gosta do nosso blog, se só gostou de 7 ou 8 posts, volte a ler todos, ou então foi um dos picados por nós...

ps-impressionante como algumas maneiras de pensar se parecem tanto com a do noss CD...

Anónimo disse...

Caro Mosca Sku, primeiro que tudo neste post nem abordámos o tema das eleições, daí o seu comentário ser a despropositado. Depois se intitula como o que aqui é transmitido como "MERDA", lamento que tenha de visitar aqui o estaminé e acrescentar um comment que posso apelidar pela mesma substância a que ser refere.

Quanto a "deja vus", pode-se falar de ambas as listas já que muitas das actividades e produtos de campanha são copiados de outras campanhas, actividades promovidas pelos alunos e até do próprio Estefanilho (as folhas coloridas dão algum impacto não?).

Aproveito para referir que este blog defende e difunde todas as ideias dos estudantes e que é desejo nosso que vença a lista que apresente as melhores ideias e propostas para um ano que se adivinha difícil. Não nos verá aqui a fazer campanha por nenhuma das listas e em altura própria julgaremos a actuação de quem suceder a actual AE, que esperemos que seja melhor que a actual que tanto prometeu e pouco cumpriu...ou é mentira?

Saudações Académicas

ps: no post acima fazemos referência ás eleições da AE.

Anónimo disse...

Hmmm Mosca Sku, O estefanilha e outros nicks, qualquer semelhança é pura coincidência. Não sei qual os seus objectivos, mas não são concerteza o de discutir as propostas das listas a concorrer. Não deixa de ser triste que pela ESE, género de pessoa como este se dediquem apenas à provocação e divisão. É uma questão de postura...e se o futuro é este coitada da nossa escola.

Anónimo disse...

Sigo com especial atenção este acto eleitoral, pois apesar de ter pela frente menos um ano de aulas, preocupo-me como vai ficar a ESE para os meus colegas e amigos que continuarão os seus estudos. Deixem as intrigas de parte e discutam as propostas dadas por cada lista. Sabemos que uma semana é pouco para que as pessoas se inteirem do real valor de cada lista e depois muitos votam como se fosse um tiro no escuro.

Era fácil alguém chegar aqui e dizer que a actual AE, que pouco ou nada fez, neste momento está a apoiar a todos os níveis a Lista v, composta por 2 elementos da actual AE que ainda não justificaram aos alunos o porquê de não terem cumprido as promessas da campanha anterior.

O voto deve ser um acto consciente e não pela simples razão de ser amigo deste ou daquele. Uma AE trata-se de um órgão de representação dos alunos e não de um brinquedo do qual gostamos até nos fartarmos.

O meu desejo é que ganhe o melhor e que o melhor seja aquele que realmente defenda os meus e os vossos interesses. Tenho pena que algumas questões fundamentais não tenham sido abordadas. É o problema de prometer só para ganhar um voto aqui e ali.

*'s

Anónimo disse...

mosca tsé, ou Cuco, hás-de explicar ao pessoal o que entendes por show off, porque a campanha da minha lista não teve nada disso.
Houve apenas emepnho e dedicação de todos os seus membros para fazer uma boa campanha, porque somos uma equipa.

Francisco Cruz nº 2992
Membro e Presidente da lista "V"



Parabêns pelos 100 posts!

Saudações Académicas

Anónimo disse...

Camarada Francisco Cruz não podia deixar de fazer só um pequeno reparo pois caso não saibas, não existe Presidente de Lista x ou y, existe sim candidato a presidente. Isto pode querer dizer entre muitas coisas que estás confiante em ser eleito, ou que procuras já assumir algum protagonismo no seio da tua lista ou simplesmente que te enganaste. Não percebo esta necessidade de justificar o discurso pela posição que se ocupa, serão tiques e jeitos do passado?

Cumprimentos Eseanos

ps: A campanha caso não saibam terminou na quinta/sexta feira e não é este o sitio nem o tempo de se discutir as situações ocorridas na mesma. Seria fácil da nossa parte fazer um post a descrever o sucedido mas entendemos que não seria o mais correcto nesta altura.

Anónimo disse...

E Steve, se tens alguma critica ou insulto a fazer-me vem fazer-me pessoalmente e não uses o blog para esses intuitos.


Estou sempre disposto a uma boa conversa e exposição de opiniões.

Saudações Académicas
kiko

Anónimo disse...

Camarada Kiko,o comentário a que responde foi feito a 4 de Dezembro...Estamos a 16 de Dezembro, não vamos levantar ondas tanto tempo depois. Para além de que o "steve" foi "alertado" que este não seria o espaço mais apropriado para esse tipo de comentários, já que outro blog (sabe-se lá com que objectivo)havia sido criado entretanto. Não negamos o direito de resposta a ninguém mas parece-me fora de tempo e contexto, tendo em conta que até comentou antes.
Noto da tua parte, neste período de reflexão para um acto eleitoral, uma necessidade de exposição. Seria coerente da tua parte que tivesses atitude semelhante noutro blog que por aí apareceu (e depois desapareceu), mas vá-se lá saber pq não o fez...hmmm amigos??

Cumprimentos Eseanos

Anónimo disse...

Este Jogo Está Estupido, vamos todos andar à porrada!!!

Anónimo disse...

Opah soce a única coisa estúpida aqui és tu! Sugestão: Espanca-te a ti msm!