terça-feira, 26 de setembro de 2006

Uma questão de tempo!


7 comentários:

Fernando Fernandes disse...

descursos de 30 minutos convenhamos...interessantissimos, visto que acrescentam um rol de informaçoes que nunca ninguem tinha ouvido.
para quem entrou agora: que se preparare para ouvi-lo por mais uns bons 5 anos. no minimo...

Anónimo disse...

Eu acho que os cartoons devem continuar a circular.

Os discursos de 30 minutos, ~sao aqueles aos quais se chamama " introdução" só depois disso é que surge o desenvolvimento e quanto à conclusão...essa ainda ninguem chegou lá. E por este andar nem os novos caloiros quando acabarem o curso a vão ter.

Preparem-se vêm ai mais um ano...e este promete muito

Anónimo disse...

carissimos.. recordemo-nos dos discursos do poeta Fidel e do seu homonimo Mário Soares (que por ultimo adormecia em plena campanha) e demos todos Graças a DEUS por serem apenas 30 minutos... por mim gosto da anarquia que se faz sentir entre as paredes brancas e as salas de xuto semi-improvisadas e com cinzeiros no espaço exterior, fica bonito assim como certas palavras amigas dos "suspeitos do costume" que até são parte docente (ou demente ainda não o percebi) da casa...

Anónimo disse...

ah pois é por mandarem na ESE pensam que podem falar o tempo que quiserem, temos que por fim a esta ditadura, revolução sempre!!!!!

A. M. disse...

Há discursos de docentes na ESE obrigatórios, a que os alunos tenham que ir? Até aqui não me tinha apercebido, sempre pensei que o ensino obrigatório terminaria (desde 1984) no 9º ano de escolaridade. Se há discursos maçadores de 30 minutos de professores, eu até hoje não terei assistido a nenhum, nos meus 3 anos de frequência da ESE, e já assisti a muitos que tiveram uma duração superior a esse tempo. É que geralmente aqueles que me começam a maçar, eu ausento-me discretamente. Até agora, que eu saiba, todas as salas têm porta. Para que servirão? Eu utilizo-as para sair da sala quando quero ou preciso. Ou quando me sinto entediada por algum desses discursos de alguns elementos do corpo docente.
Compreendo o sentido do cartoon apenas porque satiriza na ESE a suposta democracia e igualdade de direitos entre professores e alunos, mas que depois os diferencia.

No entanto, se algumas apresentações dos alunos tivessem obrigatoriamente que durar 30 minutos, muitos alunos haveria que certamente inverteriam o cartoon e diriam que é uma chatice serem obrigados a apresentar trabalhos tão longos. Até porque os 15 minutos de apresentação de alguns trabalhos são mais do que suficientes. Já me ausentei de mais apresentações de alunos do que de discursos de professores.

Para além disso, os critérios de avaliação são direito dos alunos serem discutidos no inicio do ano lectivo. Se é necessário mais do que 15 minutos para apresentar um trabalho, então que seja exigido ao docente. Até hoje, rara foi a vez que consegui cumprir à regra o tempo limitado para as apresentações que realizei. E nunca me foi cortada a palvra a meio, por exceder o tempo. Sempre me deixaram concluir. Se calhar se mo fizessem, não seria apenas uma mera questão de tempo, mas talvez o professor se sentisse maçado com os meus 15 minutos de apresentação. Ou achasse que eu estivesse a maçar os meus colegas.

Apesar de discordar, acho o cartoon uma excelente iniciativa e um excelente exemplo de proactividade, que é o que se precisa.

Anónimo disse...

Caro Colega cherub

Se ainda não assistiu a discursos maçadores, por parte dos professores da ESE e logo em 3 anos de curso, considere-se um sortudo.Alias merece cerca de 400 pontos Galp/ESE , assim já tem direito a pelo menos uns quantos cd's da nossa Sadina.
Contudo eu já assisti, e a muitos, discursos de 30 minutos que enrolam e enrolam e parecem nunca mais ter fim, mas isso aconteceu-me a mim...
Com o cartoon, não parece que seja a sua intenção generalizar, mas sim apontar a alguns profs que se calhar até sabem quem são.

Pico,Logo Existo

Anónimo disse...

Ao meu grupo de Projecto por exemplo cortaram-me a palavra por nesse momento começar a contar o primeiro segundo após o limite.. Ora pa eskecer foi bebedeira nessa noite na Semana Académica e a culpa é dos docentes da ESE.