terça-feira, 30 de setembro de 2008

Back to School

Começou a semana passada mais um ano lectivo na nossa querida escola. Muitas caras novas, grande parte delas pintadas, novidades qb e alguns velhos hábitos que persistem em manter-se. Já aqui referimos que o CD tem nova gerência, mas quem se dirigir à sala da Direcção, será concerteza recebido com um sorriso e de forma bem mais amistosa do que era antes. O mesmo não podemos garantir em relação ao serviço que acolheu a ex-primeira dama. Também notado por todos nós, a ausência da habitual agenda que tanto jeito dava. Justificação? Os cofres da escola parecem estar vazios. A anterior gerência não deixou muito, ou melhor, esbanjou muito, sobretudo em propaganda (o hall de entrada prova isso) e agora há que apertar os cordões à bolsa. E não se pense que as mudanças ficam por aqui. Novo banco, novos cartões de aluno! Um assunto que retomaremos noutro post. Mas a principal mudança para o novo ano será…a nova imagem do IPS e respectivas Unidades Orgânicas. Palavras para quê, está tudo na foto.

O que parece não mudar, são os habituais ajuntamentos lá pelos corredores da ESE. Conversa atrás de conversa, o clima de conspiração parece ter-se tornado tradição e os que diziam que o seu trabalho estava a ser minado, parecem querer agora minar o trabalho dos outros.


Deixamos para o fim o assunto das praxes. Parece que de ano para ano tem havido uma relação inversa entre o número de alunos que entra e os que marcam presença nas praxes, ou seja, mais alunos menos “vermes”. Explicação? Cada qual terá uma, é favor deixarem nos comentários. Também as actividades desenvolvidas durante as praxes (da responsabilidade de cada curso) parecem também ser cada vez mais repetitivas e menos cativantes, salvo raras excepções, mais parece que alguns veteranos estão à procura de "coleccionar" afilhados. Pior que tudo isto, é o continuo desrespeito pelo Código de Praxe e Traje a que se assistiu durante as praxes. A malta discute, sugere e vota, mas depois ninguém cumpre. Querem tradição académica ou rebaldaria académica? Ambas são aceitáveis e praticáveis. Acrescente-se agora o aprovado Tribunal de Praxe (clicar para consultar), o qual esperamos ver cumprido e respeitado. a fraca adesão do pessoal (sobretudo caloiros) à festa organizada pela Associação de Estudantes para receber os caloiros. A AE publicita de forma intensa os seus eventos e a malta não aparece…que estão à espera? Que vos vão buscar a casa? Sabemos que os tempos são de contenção e com alguma vontade até se arranjam formas económicas de marcar presença nestes eventos, que tanto trabalho dão a quem organiza. O jantar, esse, foi um sucesso e exceptuando alguns incidentes e faltas de respeito, esperemos que este tipo de eventos continue a contribuir para a dinamização do espírito académico eseano.

Não podíamos acabar sem publicitar a recente criação do Blog da AE que “tem como objectivo dinamizar o contacto entre a Associação e a comunidade da ESE”. Basta clicarem AQUI para acederem a toda a informação relativa ao funcionamento e actividades da AEESES.

6 comentários:

Anónimo disse...

Saudações ao Estefanilho e à malta da ESE. Neste novo ano espero que aquele quintal que é a ESE comece a ter pessoas com um bocadinho mais de abertura em relação a espíritos e ideias diversas num clima de ensino superior civilizado mas como sei que essa ideia é somente um mito deixo aqui o meu comment de sonho já que a estupidez e a mesquinhice continuam a reinar naquele triste antro bem como no nosso pobrezinho pais em que todos somos uns coitadinhos e gostamos de meter tudo abaixo ao invés de construir algo ...
Somos um triste pais de tradições estúpidas e já gil vicente há 400 anos personificava essa estupidez mesquinha que apenas mina a confiança e o bem estar entre as pessoas ...
É devido a essa diarreia mental colectiva que não saimos da cepa torta e continuamos sem união e sem
realmente respeito pelas pessoas ...
Muitos são conformados e dizem que isto está tudo bem porem outros demonstram a sua indignação e espero que essa chama nunca se apague
SAUDAÇÕES AOS CALOIROS
sejam bem vindos
e aproveitem os melhores anos da vossa vida
SAUDAÇÕES AOS VETERANOS
e pensem que a praxe não é para vocês libertarem frustrações estupidas do vosso ser mas somente
para receber condignamente as pessoas que chegam que são isso mesmo pessoas ...
tristes aqueles reais vermes que nunca se vêem em nenhum evento académico e vão para as praxes fazer diversões tiradas da garagem estupida de onde nunca deviam ter saido ...
e como isto já vai longo apenas digo mais isto ...
criem sonhem chorem riam e vivam acima de tudo ...

p.s. - e sejam felizes sem f++++ a felicidade dos outros ...
afinal somos maiores de idade ...
ou não?

Anónimo disse...

A AE está a fazer um óptimo trabalho; as praxes são uma autêntica caça ao "afilhado", onde normalmente os que participaram menos na sua época de praxados e passam despercebidos durante todo o ano são os que gritam mais; o jantar teve uma grande adesão aliada a muitas faltas de respeito; mas mais importante que a nova imagem do IPS, que por sinal é ridícula, é a nova tabela de emolumentos que nos vai fazer largar os cordões à bolsa. As certidões de conclusão de curso vão desde os 85E aos 140E, uma simples anulação de inscrição são 15e por UC, uma realização de pré-requisitos por 55E, ou um pedido de diploma entre os 80E e os 100E.
Nós vamo-nos queixando e eles vão fazendo, e assim continuará...

M.B

Anónimo disse...

realmente concordo com o M.B
é uma vergonha esta exploração que a ESE está a fazer aos alunos em praticamente todos os serviços ...
é que uma conta ali e outra acolá e pagamos um balúrdio sem darmos conta ... até não haver dinheiro para sobreviver ...
é triste um ensino superior cada vez mais para alguns e não para todos ...
e sobretudo é triste não haver uma união real dos estudantes contra os abusos a que estão sujeitos já que a maioria pura e simplesmente não se está para chatear ... e falta realmente uma plataforma que una os estudantes de uma maneira forte já que por vezes um empurrão da associação pode mobilizar os estudantes a lutar pelos seus direitos ...
mas pelos vistos a agenda da AE não
contempla estas questões ...
saudações académicas

Anónimo disse...

Pois é meus amigos, eles não conseguiram aumentar as propinas, logo vão ter de ir buscar o dinheiro de outra forma. Ao que consta até se falou em aumentar o valor das matriculas. Qualquer dia até para respirar se paga, aqui para os lados da Estefanilha...

Era importante os alunos discutirem estes e outros pontos relativos aos seus direitos e interesses, sob o risco de estarmos a ser constantemente "pisados"!

Pensem nisso
Cumprimentos Académicos

Anónimo disse...

A passividade...
Ando um bocado farto disso, deixar andar como se nada fosse, gastar por ser do papá e nem sequer ficarmos intrigados para pelo menos entender o porquê de se pagar…
Épa irrita-me! E irrita-me haver uma irritante falsa passividade. Porque reclamar, meus amigos, todos reclamam…é fácil! É só abrir a boca, dizer muitos disparates seguidos num tom irritado e esbracejar para o amigo acenar a cabeça…e o resto? A união? O movimento organizado? O acreditar num movimento académico? Nah! Não temos disso na ESE.
Aqui todos somos queixinhas e individualistas. Uns autênticos umbiguistas! É a verdade, vamos encarar o que somos.
A malta só reclama das opções, de carácter opcionalmente obrigatório, a que estão sujeitos em Bolonha, queixa-se dos horários sem hora de almoço, da falta de competência dos professores, dos coordenadores e do curso! Reclamam das notas e das avaliações inconscientes dos professores e depois irão reclamar da sua nota que só foi lançada 2 meses após o 1º semestre terminar, e posteriormente vão ainda reclamar das notas dos exames que fizeram e que, quase 1 mês depois, ainda não estão corrigidos…Bah! Reclamar…reclamar…reclamar. Filas à porta da secretaria, filas à porta do CD. Reclamar…reclamar…reclamar.
E sozinhos berramos com um típico rebanho de ovelhas descontentes com o pastor, até que nos enxotam e nos mandam ir pastar. E realmente vamos.
Como dizem na minha terra, Dasssss!!!
Ovelhas umbiguistas é o que somos, defendo esta minha teoria com unhas e dentes, porque vejam…aqui na ESE temos de tudo… as ovelhas com unhas de gel, as ovelhas freak, as ovelhas pretas, até temos as ovelhas que trajam de chinelos ou ténis da reebok (há porque me dói os pés dizem elas) … irrita-me pá! Porque no final somos um grandessíssimo e variado rebanho de ovelhas que de tão diferentes que somos acabamos por ter várias similaridades. Todos somos roubados! E todos berramos sozinhos! E nenhum de nós já acredita no espírito académico que envolve a tradição e a união! Em casa, no trabalho, na escola ou no café, onde quer que berremos, Berramos sozinhos e mais não somos, devido a isso, que uma ovelha Eseana! Uma ovelha triste e desacreditada.
A metáfora acaba por ser tão acertada que de 3 em 3 meses lá vem o capataz, em contornos de Escola Superior de Educação, tirar mais um pouco do nosso pelo, que tanto custa (para alguns) a ganhar.
Ok, eu sou facilmente irritável, mas irrita-me estas talas que nos querem por nos olhos e a neblina que envolve todos os assuntos relativos à ESE.
E agora para o cúmulo dos cúmulos, 300 euros no acto da matricula para os alunos de 1º ano.
Dasssss novamente! Mas k raio? Olá boa tarde, bem-vindo á ESE são 300 euros??? Quem aguenta? Num país em crise, onde todos os preços se inflacionam a olhos vistos e a época de alegria só se dá com a chegada do cavalo de Tróia em forma de Euro ou Mundial, chegamos ao Ensino Superior e dão-nos a boa noticia de que temos pagar 300 euros, antes sequer de assinar o nosso nome. Abriu a época de caça. É a caça ao dinheiro, a caça aos afilhados, a caça à praxe... Jesus! Que Escola! Desculpem mas vai ter de ser, Dasssss! 300 Euros no acto da matricula? Já não interessa serem deslocados, terem de alugar quarto, pagar gasóleo ou portagens até isso acontecer? Já não interessa nada. Acabas o curso o certificado é 140 euros para quem não tem bolsa. Lá vai, Dasssss! Aqui se pratica a caça grossa e nós berramos sozinhos… não há coração nem carteira que aguente, e as ovelhas vao berrando, sozinhas...
Mas esta exploração vem de onde? Desculpem o cliché mas a culpa é do Estado.
Numa escola onde o orçamento, só, para as renumerações anuais de professores passa os 3 milhões de euros, e quando o orçamento anual recebido pelo Estado vai para os 2 milhões e poucos picos... então temos problemas, muitos problemas.
Vamos ver se entendemos, alguém tem de caçar porque aqui na ESE todos comem (e não é pouco) e, feitas as contas, uma anualidade de propina paga por um não bolseiro, nem sequer chega para pagar um mês de ordenado de um nosso Sr. Dr. Professor, mais problemas… porque aqui as ovelhitas berram…berram…berram, mas ficam sem o pelo todo.
Desculpem o longo discurso, mas esta merda irrita-me!

J.A

Anónimo disse...

Boas caro J.A

Partilho contigo essa irritação, e como eu acredito que muitos mais. Não posso no entanto partilhar completamente a tua opinião em relação aos culpados por esta situação. Tenho para comigo a velha expressão de que a culpa não morre solteira, e se o Estado tem a sua quota parte de culpa, também o IPS, a ESE, os orgãos de gestão e até NÓS, alunos, temos alguma responsabilidade no actual estado das coisas. Deixámo-nos adormecer ou então fomos levados a adormecer, com promessas e com problemas bem mais urgentes para resolver no nosso dia a dia, passámos a ser peças de uma engrenagem cujo fim traz sempre consigo o símbolo do €uro. Os problemas não se resolvem exclusivamente por via do aumento das propinas, é querer enganar a malta e estar a adiar um cenário previsível a cada ano que passa. Uma das realidades é que existe muito pouca investigação e projectos a serem desenvolvidos e são esses que captam as verdadeiras receitas e investimentos que permitirão o bem estar dos cofres das escolas e o desenvolvimento das mesmas no futuro.

Todo este problema dava pano para mangas e concerteza que seria uma boa ideia promover um debate na ESE, para os alunos poderem informar-se e esclarecer as suas dúvidas quanto ao seu presente e futuro. Quem sabe não é um primeiro passo para a dita UNIÃO! Estou contigo, há que acordar o pessoal. Parece-me que o mais importante a reter é que não devem ser sempre os alunos a pagar as dificuldades da Instituição.

Saudações Académicas

ps: pobres das ovelhas, são as que "sofrem" sempre, até ás mãos do PNR ;)