terça-feira, 23 de setembro de 2008

De Volta



E aí está o ano lectivo 2008/2009! E apostamos que tinham saudades...


Passou o verão, acabaram as férias e com elas a nossa paragem nas lides bloguisticas.
Aproveitámos este tempo, em que toda a vida académica se encontra em "banho maria" para repensarmos a nossa estratégia e os nossos objectivos: presentes e futuros.
Pedimos desculpa aos nossos fiéis leitores, que mesmo durante este tempo não deixaram de nos visitar, esperançados por verem um novo post. E cá está ele!!!
São as visitas de estudantes e a participação dos mesmos que fazem este blog. Como já dissemos várias vezes, não se trata de uma luta nossa, mas uma luta que devia ser de todos, e sendo assim, damos as boas vindas a todos, até aos que pensaram durante este tempo que provavelmente tínhamos acabado.
Damos as boas vindas (e agradecemos, desde já, o facto de estarem a ler este texto) aos que fizeram muito para que este blog acabasse, ao que parece sem grandes efeitos práticos, e aos que connosco têm construído um lugar "invisível" onde todos se reúnem com objectivos comuns.

Ora então, no reino da Estefanilha começa novamente a movimentação dos tão falados mosquitos que ganharam o nome da terra.
Para começar, um novo Conselho Directivo. Esta nova equipa que compõe o CD desde Julho, é constituída pelos Professores Fernando Miguel de Matos Vasconcelos Almeida, Angela Maria Gomes Teles de Matos Cremon de Lemos e Miguel Ângelo de Almeida Esteves de Figueiredo, Presidente e Vice-Presidentes respectivamente.
Esperamos por cá que venha a ser um compromisso para com os estudantes, parte mais importante na comunidade escolar, e que em conjunto, CD, Associação de Estudantes e professores, trabalhem de modo a melhorar, crescer, dinamizar (tão ao jeito do anterior CD) e construir, sempre com os estudantes na ideia. Estamos cientes das dificuldades que se adivinham ao longo de mais um ano lectivo, mas confiantes de que os erros do passado não se repetirão e que a postura perante (e com) os alunos será bem diferente da que assistimos na anterior gerência.

No que diz respeito à nossa actividade, nada mudará. Como referimos inúmeras vezes, a nossa luta nunca foi contra pessoa X ou Y, mas sim contra as decisões que julgamos ser erradas ou inoportunas.
Mas cortemos com o passado.
Não falemos de preocupações, uma vez que a primeira semana é de praxes, adaptação e festa!
Relembramos que a ideia de praxe é exactamente essa: a interacção, a adaptação e a integração dos novos alunos
Aproveitem estes dias, os exmºs veteranos e veteranas para conhecerem e porem à prova os novos alunos que chegam, e os caloiros para se divertirem e para se conhecerem uns aos outros. E claro está, que nunca é demais alertar para os eventuais abusos, pois acima de tudo está o respeito entre pessoas que somos, quer sejamos veteranos (as) ou caloiros (as).
Que este ano se oiça cantar mais pelos cursos e se oiçam menos agressões verbais entre uns e outros, que têm alturas e lugares próprios. Que os despiques entre cursos sejam construtivos, e que se compreenda que com a ausência de tronco comum, cada vez os cursos se fecharão mais em casulos próprios, quais comunidades autónomas que vivem independentes umas das outras,
Aproveitem, caloiros, estes 3 anos para participar. E não esperem para vos conhecerem: Dêem-se a conhecer!
Bolonha trouxe esta adversidade às Universidades e Politécnicos: quanto menos se passa na escola menos se pensa nas suas condições, no seu presente e no seu futuro. Sendo assim, pede-se aos alunos que entram agora que mais rapidamente compreendam o seu papel activo e que participem: seja nos órgãos de representação dos alunos, seja na Tuna, na AE ou em qualquer actividade que conte com a vossa colaboração.

Nas próximas semanas contem com algumas novidades por estes lados, nós esperamos pelas vossas. Estejam à vontade para comentar, criticar, opinar, sugerir ou simplesmente visitar.

Cumprimentos a toda a Comunidade Eseana
O Estefanilho

Sem comentários: