sexta-feira, 21 de setembro de 2007

A ESE de sempre

Há coisas que não mudam na nossa querida escola! Venha Bolonha, venha o novo RJIES, a verdade é que começamos as aulas sempre em Outubro. Fantástico não é? Mais uns dias de férias. O que não será fantástico é a forma como a escola vai funcionando e os velhos hábitos se vão mantendo, ou seja, o que se escreve dificilmente se faz. A data apontada para o início deste ano lectivo foi o dia 24 de Setembro, isto tendo em conta as alterações curriculares impostas pela adequação ao processo de Bolonha mas ao que parece a tradição superou a inovação. Veremos ao longo do ano se outras tradições se impõem às tão anunciadas inovações bolonhesas.

Entretanto quem não parece ter sido avisado pelo nosso CD de todas estas mudanças parece ter sido a AE, no que nos quer parecer uma clara falta de respeito ( a juntar a tantas outras ) para com o órgão de representação dos alunos, já que tem vindo a preparar a recepção aos novos alunos tendo em conta a data inicialmente apontada. Ao que parece os telefones que tanto telefonam para pedir colaboração em semanas da Europa e para intimidar não funcionam para avisar destas alterações e sendo esse o caso, parece que o presidente do CD também se esqueceu do caminho para a AE, afinal não custa nada um pouco de convívio extra curricular com os que lhe pagam o ordenado.

Deixamos aqui o programa das festas da Recepção ao Caloiro 2007:

25 de Setembro
The Doups
Party on Feet
DJ Spock e DJ Abel


26 de Setembro
Tuna Sadina
Irmãos Cabanas
DJ Ariem aka Meira


27 de Setembro
Jantar do Caloiro (local a designar)
Warm-Up: Bubba
Design

As praxes essas começam já 2ª Feira (dia 24) e estendem-se até ao final da semana. Resta saber quem está disposto a praxar e a ser praxado durante as férias.

E já que falámos que a ESE não muda (isto se não incluirmos os plasmas novos e as reestruturações do pessoal docente e não docente), gostaríamos que vocês nos dissessem o que gostariam que mudasse para este novo ano lectivo…a comida do bar? Os computadores? Os professores? Os alunos? O que realmente gostavam que mudasse na ESE neste ano lectivo?


20 comentários:

Anónimo disse...

As mentalidades... isso sim deviam mudar!

Eu estou desposta a abdicar de mais uma semana de ferias para ir praxar... mas duvido muito que aquela escola esteja cheia de gente... espero enganar-me!

Continuem a picar que bem faz falta.

Beijocas Fiba

Anónimo disse...

Fica o seu desejo e o nosso, que as mentalidades mudem, que as pessoas se mostrem mais abertas á discussão dos assuntos, que não tenham medo de dizer o que está mal e também o que está bem (quando assim tem que ser) e que participem no quotidiano da escola e estejam disponíveis para lutar pelo que acreditam, não se limitando a aceitar o que é imposto. Não é crime criticar nem questionar, desde que seja feito com fundamento e com a preocupação de melhorar o que julgamos errado. Responder e debater ainda custa menos e evita males entendidos.

Quanto ás praxes, devia haver a hipótese de todos os que quisessem participar o pudessem fazer, mas com esta calendarização duvido que pessoas fora do distrito de Setúbal tenham a possibilidade de se deslocar num período extra aulas para participarem. É uma situação anormal e que só poderá ser avaliada após esta semana que vai passar. Não abona nada a favor do tão falado espírito académico que se procura desenvolver para os lados da ESE. Esperemos que como em outras ocasiões a comunidade eseana saiba dar a volta e que perante tamanha falta de respeito por parte das instâncias superiores a AE faça valer a sua força.

ps: continuaremos a picar, a informar, a discutir e a debater todos os assuntos da ESE. Para quem antecipava e exultava com o cessar de actividade da nossa parte, lamentamos informar, mas estaremos cá por mais algum tempo...novidades e muitas surpresas para breve!

Anónimo disse...

Como podem perceber, este será (se tudo correr bem) o meu último ano na ESE... e é com imensa tristeza que verifco que o mesmo já está a começar à boa maneira eseana...

Começando pelo que penso que deveria mudar na ESE, subscrevo as palavras dos que já aqui escreveram antes de mim...

Relativamente às praxes...penso que serão um verdadeiro desastre...basta termos em conta a "tradição" académica da nossa escola...
Mesmo quando as praxes se iniciam no dia em que, supostamente, também as aulas deveriam começar, é visível a participação de caloiros, veteranos, doutoures e afins...
Falamos de um número muito reduzido de estudantes que participa com mínimo entusiasmo nesta que se pretende uma semana de festa e convívio...

Gostaria apenas que alguém me explicasse de que forma ficaram os caloiros (sim aqueles para quem a praxe é feita) a saber que se mantinham o início das praxes para dia 24 de Setembro, pois no site da ESE apenas consta o dia 8 de Outubro e eu, ou sou mto distraída, ou não encontro nenhum site onde exista outra informação.

Não se esqueça que se para nós é confuso o início ou não das praxes na próxima semana, para quem chega à bela ESE pela primeira vez com toda certeza não será mais fácil...

Saudações académicas a todos...

Anónimo disse...

Ah que saudades da ESE! (frase proferida em tom irónico)

As praxes são sempre um ritual de integração para os novos alunos da ESE, sobretudo para aqueles que vêm de fora da zona de Setúbal e Lisboa, que tenho sérias dúvidas que possam estar presentes já que não vão estar a pagar uma renda ou transportes propositadamente para o efeito.

De há uns anos para cá tem sido notória uma certa inflexibilidade discórdia da parte do CD em relação ás praxes e não me espanta que esta tenha sido mais uma manobra para o fim que eles pretendem. Temo que segunda só lá estejam veteranos e meia dúzia de caloiros, pode-se sempre aproveitar os batons para escrever umas frases de protesto na porta do CD ou nas paredes da ESE.

E já agora se as aulas só começam dia 8, como se fará a "aula fantasma"?

Os que marcarem presença esta semana espero que se divirtam e aproveitem ao máximo, já que a semana seguinte é de férias. Saudações

Anónimo disse...

É com enorme saudade que voltei à ESE para ver akilo k deixa saudade a uma recem-ex-eseana....e kal n é o meu espanto kd caloiros nem vê-los....escola vazia!

Meus amigos assim nunca mais vao conseguir cm k as praxes da ESE começem a ter alguma tradiçao... é cm enorme tristeza testemunhar o pior ano de sempre no k respeita a organizaçao da AE cm o CD....

E se querem a minha opiniao...festejem a mesma mas exijam uma nova semana de praxes para a primeira semana de aulas...afinal alguem errou! E kal é a impressao k a ESE deixa a estes novos alunos?? A pior de sempre....

Tendo terminado o curso neste ultimo ano lectivo, compreendo perfeitamente o desalento destes finalistas k vêm assim marcado o ano k deviria ser o melhor de todos os anos! Eu posso dizer k levo muito boas recordaçoes desses momentos e entristece-m k estes finalistas nao o tenham...

Mas afinal n sei do k ainda nos admiramos....

Cumprimentos Eseanos e aos finalistas e tds alunos...CURTAM NA MESMA! Vcs fazem as vossas proprias recordaçoes*

Anónimo disse...

gostava que mudasse na ESE as coisas mesquinhas ...
gostava que mudasse na ESE as intrigas ...
gostava que mudasse na ESE aquele plastico insuportavel que invade todas as partes do nosso infimo corpo ...
gostava que simplesmente aquela escola fosse uma escola sincera e ampla em todos os sentidos ...
gostava que os caloiros se sentissem bem por os veteranos conversarem com eles na boa e sem superioridade ...
gostava que a escola não fosse apenas uma feira de vaidades de toda a gente mas sim um local de aprendizegem não só para os alunos mas para os professores tambem com as aprendizagens de cada um ...
gostava ...
é tão bom sonhar ...
saudações academicas e açoreanas ...
que as boas vibrações continuem convosco ;)

Anónimo disse...

ALGUMAS SUGESTÕES PARA A RENTREE:
- quem sabe explicar porque motivo o CD alterou contratos de trabalho de docentes sem os avisar, impedindo que pudessem receber o ordenado de Setembro?
- quem sabe que as aulas é mais que certo não começam dia 8 de Outubro? Porquê? Procurem saber...
- quem sabe quem é a nova dupla no conselho científico?
- quem sabe porque motivo o estefanilha lda congelou a actividade em Julho? A censura compensa?
- quem sabe responde.
Um bom ano lectivo!

Anónimo disse...

Apesar do adiamento do inicio das aulas, que apanhou todos de surpresa e consequentemente a A.E. que tinha vindo a preparar a Recepção ao Caloiro 2007, penso que as praxes tiveram alguma participação, embora muitas pessoas não tenham ido por ainda estarema aproveitar as ferias "forçadas", penso que a semana de recepção correu bem no seu geral, tendo a festa de recepção tido mais frequência no 2º dia do que no 1º, penso que as pessoas que foram se divertiram e isso é que é preciso,e mesmo com duas das escolas do IPS a nem "meio gás", a adesão á festa foi notória de todas as escolas, e ainda bem,o baptismo foi outro momento inesquecivel (como sempre), o jantar do caloiro esgotou o restaurante e a adesão á festa depois do jantar superou as espectativas, e por isso agradeço em nome da A.E. que tanto se esforçou por vos dar uma recepção á medida. Eu posso parecer suspeito, mas acho que foi das melhores semanas que já tive pelos lados de Setubal, apesar do cansaço e noites mal dormidas, (umas das quais no carro a vigiar o recinto), sinto que valeu a pena, ao ver e ouvir comentários positivos acerca da semana passada.

Mais uma vez obrigado a todos os que participaram e tornaram esta Semana possivel, espero que se tenham divertido tanto como a nós nós nos deu gosto de a organizar!

Saudações Académicas, kiko(membro da A.E.)

Anónimo disse...

Quanto ao que penso que deveria mudar na escola, acho que seria um pouco de tudo, mas principalmente alguns professores e urgentemente o material informático.
Em vez de comprarem plasmas deveriam investir em novos computadores (que esses sim são necessários) e em restaurar algumas partes da escola, como aqueles vidros do atrio, que só dá mau aspecto.

Abreijos,kiko

Anónimo disse...

O que eu mudava era o menu dos jantares da ESE. Acho que os empregados do Quintal ainda devem estar a lavar os pratos tal a quantidade de gordura que aqueles bifinhos com cogumelos tinham! LOLOL e os vegetarianos/as não têm direito a uma refeição decente?

Anónimo disse...

Para além de uma clara falta de respeito da parte do cd para com a AE que saiu claramente a perder nesta situação (ou não me digam que um recinto das festas que nem a meio estava e pouca aderência dos caloiros ás praxes, é motivo para um imenso contentamento?) e é de valorizar o trabalho e esforço que tiveram perante as inúmeras adversidades, proporcionando o melhor que puderam aos que aí foram, é de referir o desrespeito (mais uma vez do CD) para com os alunos que tiveram de alugar casa no mês de Setembro dado que o inicio das aulas estava marcado para esse mês e avisados á ultima da hora não podiam fazer nada. É um ritual deste CD fazer as coisas em cima do joelho, esperemos para ver como será este ano. Agora pergunto, quem se responsabiliza por estas situações que implicam enormes esforços financeiros da parte dos alunos? NINGUÉM! é a resposta a que nos têm habituado aqueles que supostamente dirigem o nosso ensino! E vamos ficar mais um ano de braços cruzados? A resposta terão de ser vocês a dar, a AE, eu, tu e todos vocês que se vão sentindo desrespeitados quando supostamente pagamos um serviço.

E ainda estamos para saber o valor das propinas para este ano. Preparem-se

Tiago Matos Costa disse...

bem, esta é a minha primeira "picada" aqui no blog, e como não tenho um conhecimento muito profundo sobre alguns dos assuntos aqui discutidos, quero apenas dizer:
"O que eu mudava na ESE"
Para começar, as cadeiras da varanda, sim porque já todos devem ter sentido que pecam pelo conforto. Sim, penso que se devia mudar, fazer um "up-to-date-zinho" a todo o material informático. Quem sabe, se se procurar bem, de certeza que se encontra uma loja em que ofereçam plasmas dependendo do numero de pc's adquiridos, do tipo sistema de pontos mas em plasmas, isto é que era um bom dois em um! Ate se podia pôr uns nos wc's! Catita não?
E assim numa de mais mudanças, talvez alguns professores, porque não? Sim porque eu tive o (des)prazer de ser aluno de uns certos que precisavam mesmo de uma mudança. Ok ok, eu não digo os nomes... Bem assim de momento não me lembro de mais nada, não porque não exista claro, eu é que não me lembro mesmo, mas vou pensar.

I'm out!

Anónimo disse...

meus caros: "sejam bem-vindos à fundação Luís Souta..."

(frase de inicio do ano lectivo)

Anónimo disse...

Soube que lá para os lados dos audiovisuais se fez ou se vai fazer uma proposta ao CD para a aquisição de mais 10 ou 14 PC's, ao que se diz deverão ser melhores dos 3 que se encontram na sala de Audiovisuais,até este sector ja se mostra (como não seria de esperar) insatifeito com o estado do material informático é esperar para ver se é desta que o CD investe em material para uso dos alunos da escola, que bem falta faz, uma vez que é necessário visto só existirem de momento 3 computadores capazes de satisfazer as exigências dos alunos e dos seus trabalhos que terão de efectuar durante o ano lectivo, a nivel de trabalho em diversos programas informáticos que só estes suportam.

Esperar para ver meus amigos, esperar para ver...

Anónimo disse...

Mais um ano com horários nos placards, na internet nem ve-los. É frustrante um gajo ter de se deslocar 200km (só ida) pa ver um horário...
De 2004 a 2007 nem uma melhoria, triste ESE

Anónimo disse...

Caro Kiko como membro da AE, pode-nos também dizer o que tem feito o orgão de representação dos estudantes para que esta situação mude? Relógios de sol e plasmas não servem para calar as hostes rebeldes cada vez mais numerosas. Já que soube isso e agradecemos que o tenha comunicado, por certo saberá também que as propinas se preparam para aumentar...

E não considera que o pessoal tem esperado demais para ver?

E que os males começassem e acabassem na colocação de horários nos placards. Será só a ponta do iceberg num ano que promete muita agitação. Se não se pusessem os horários nos placards como seria ocupado aquele espaço reservado todo o ano para esse fim? Com a foto do nosso xefe qual mona lisa ou "big brother" observando todos os nossos movimentos?

Não percam os próximos episódios que nós também não...

Anónimo disse...

Enquanto orgão de representação dos alunos, sabemos tanto como os restantes alunos, porque infelizmente não nos dizem nada sobre o material comprado para a escola que serve para tudo menos para uso dos alunos, esperemos é que a situação melhore e que venha o tal ansiado material informático, e esperemos também que os plasmas tenham sido ofercidos por algum patrocinio que o CD possa ter arranjado, sera menos mau...axo.

Sou da tua opinião que o pessoal tem esperado demais para ver, esperemos é ke essa espera este ano não seja em vão, e quanto aos horarios, fiquei tão indignado como os restantes, estava a ver que os horários sairiam apenas na 1ª semana de aulas, ou nem isso,

abraço,kiko

Anónimo disse...

não lhe dizem nada? estranho... eu a julgar que o trabalho de uma associação de estudantes era, entre outras coisas, o de buscar informação. afinal a ae apenas tem que esperar que as coisas lhe sejam informadas. que confortavel!

Anónimo disse...

algo a mudar na ese? há muito trabalho a fazer nesse campo, mas vou apenas deixar uma citação:
"para ensinar há uma formalidade a cumprir- saber" Eça de Queirós. parece que este senhor já no século XIX, fazia deduções que pelos lados da ese, em pleno século XXI, ainda não se fizeram...

Anónimo disse...

O que eu queria mm era q me deixassem de comer por parvo!

dasse!