quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Estudantes de Lisboa e Coimbra manifestam-se na Assembleia da República

"Da Universidade de Coimbra chegaram à Assembleia da República (AR) oito mil postais, assinados pelos estudantes, a reclamar a melhoria do sistema de Acção Social escolar. A Universidade de Lisboa e a Nova juntaram 150 estudantes para se manifestarem contra as escassas verbas destinadas ao Ensino Superior.

Enquanto Mariano Gago e os deputados da Comissão de Educação e Ciência debatiam o Orçamento de Estado para 2009 no Senado, na escadaria da AR, 150 estudantes da capital exigiam "ruidosamente" o aumento das verbas para o Ensino Superior.

André Solha, representante da Associação de Estudantes da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, sublinha que "não se compreende como é que o ministro, reconhecendo e congratulando-se com o aumento do número de alunos no Ensino Superior, não é capaz de reconhecer que o caminho para a qualidade de ensino não é cortar no pessoal docente, nos funcionários e nas verbas para as instituições".

Em solidariedade com os estudantes de Letras, Direito, Medicina e Psicologia da Universidade de Lisboa, compareceram também à porta do Parlamento algumas dezenas de alunos da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Nova de Lisboa.

"A concentração serve também para reivindicar a revisão do regulamento de acesso às bolsas de Acção Social e protestar contra o previsível aumento da propina máxima, já que com a asfixia das instituições não restará outra opção a universidades e politécnicos", remata André Solha.

André Oliveira, presidente da Direcção-geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC), assistiu ao início da intervenção do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. "Não me parece que saiam alterações significativas do debate na especialidade, apesar de concordar com algumas ideias da Oposição", declarou ao Canal UP.

Antes de ouvir a intervenção de Mariano Gago no Senado, o líder associativo entregou oito mil postais, assinados no espaço de um mês pelos estudantes da Universidade de Coimbra, na Comissão de Educação e Ciência. A acção reivindica "mais e melhor Acção Social escolar", não só ao nível de verbas para bolsas, mas também no que diz respeito aos apoios indirectos, como a alimentação e residência", sublinhou André Oliveira."


In CANAL UP

Sem comentários: